Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/103 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação Especial |
id |
RCAP_6e4c1d66e69f9377605e27bf2efb831c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/103 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiênciaMultideficiênciaOrganização da resposta educativaActividades de vida realAprendizagens significativasDificuldadesPreocupações e prioridades dos professores de Educação EspecialDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação EspecialActualmente tem-se verificado um crescente reconhecimento de que os maiores desafios que se colocam aos professores de Educação Especial, na educação de alunos com Multideficiência, se prendem com a programação de uma intervenção educativa centrada em actividades de vida real. A realização deste estudo pretendeu compreender que dificuldades e concepções têm estes profissionais relativamente à organização da resposta educativa para estes alunos. Para a realização deste estudo, devido às suas características, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa. Assim, foi utilizada a técnica da entrevista semidirigida a cinco professores de Educação Especial a desenvolver a sua actividade lectiva em Unidades Especializadas à Educação de Alunos com Multideficiência. O processo de interpretação dos dados obtidos foi realizado mediante a análise de conteúdo dessas mesmas entrevistas. Da interpretação dos resultados ressalta que os intervenientes centram as suas dificuldades, preocupações e prioridades essencialmente nas características destes alunos e na organização da gestão curricular. Estes resultados indicam que estes profissionais parecem ter conhecimentos teóricos na intervenção em actividades de vida real, contudo sentem dificuldades em os pôr em prática no sentido de proporcionar aprendizagens significativas a esta população.Amaral, IsabelRCIPLNunes, Isabel Maria Sanches2011-09-14T09:15:13Z2010-122010-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:36:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:10:29.724549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
title |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
spellingShingle |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência Nunes, Isabel Maria Sanches Multideficiência Organização da resposta educativa Actividades de vida real Aprendizagens significativas Dificuldades Preocupações e prioridades dos professores de Educação Especial |
title_short |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
title_full |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
title_fullStr |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
title_full_unstemmed |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
title_sort |
Planeamento educativo e programação de actividades para alunos com multideficiência |
author |
Nunes, Isabel Maria Sanches |
author_facet |
Nunes, Isabel Maria Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaral, Isabel RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Isabel Maria Sanches |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multideficiência Organização da resposta educativa Actividades de vida real Aprendizagens significativas Dificuldades Preocupações e prioridades dos professores de Educação Especial |
topic |
Multideficiência Organização da resposta educativa Actividades de vida real Aprendizagens significativas Dificuldades Preocupações e prioridades dos professores de Educação Especial |
description |
Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ciências da Educação - Especialidade Educação Especial |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2010-12-01T00:00:00Z 2011-09-14T09:15:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/103 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133354844487680 |