Mudar de Perspetiva: A Dimensão Transnacional do Cinema Português Contemporâneo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.212 |
Resumo: | O cinema português desenvolveu, década após década, uma tradição associada com uma série de constantes temáticas e estéticas que aparecem, como sinais de identidade, nas filmografias de vários de seus principais cineastas, como seriam, por exemplo, Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, Fernando Lopes, João César Monteiro, António Reis e Margarida Cordeiro, Pedro Costa ou Teresa Villaverde. A crítica cinematográfica costuma estudar as relações e semelhanças entre os filmes destes e doutros cineastas portugueses para assinalar os elementos que distinguem o cinema português doutros cinemas nacionais. Esta abordagem, no entanto, é incompleta no contexto da globalização e da pós-modernidade, quando o presente e o futuro dos cinemas nacionais depende da sua maior ou menor conexão com as grandes redes estéticas e económicas globais: assim, quanto maior for a conexão, maior será a distribuição desses filmes e, portanto, mais possibilidades terá um país e uma cultura de ocupar um lugar relevante na geopolítica do cinema. A partir desta lógica, o objetivo deste artigo é inverter a abordagem tradicional dos estudos sobre cinemas nacionais para explorar os vínculos transnacionais dos filmes e dos cineastas portugueses, a fim de compreender a sua posição dentro do sistema-mundo do audiovisual contemporâneo. |
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Mudar de Perspetiva: A Dimensão Transnacional do Cinema Português ContemporâneoChanging Perspective. The Transnational Dimension of Contemporary Portuguese CinemaPortuguese Cinema, National Cinema, Transnational Cinema, Cinephilia, CosmopolitanismCinema Português, Cinema Nacional, Cinema Transnacional, Cinefilia, CosmopolitismoO cinema português desenvolveu, década após década, uma tradição associada com uma série de constantes temáticas e estéticas que aparecem, como sinais de identidade, nas filmografias de vários de seus principais cineastas, como seriam, por exemplo, Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, Fernando Lopes, João César Monteiro, António Reis e Margarida Cordeiro, Pedro Costa ou Teresa Villaverde. A crítica cinematográfica costuma estudar as relações e semelhanças entre os filmes destes e doutros cineastas portugueses para assinalar os elementos que distinguem o cinema português doutros cinemas nacionais. Esta abordagem, no entanto, é incompleta no contexto da globalização e da pós-modernidade, quando o presente e o futuro dos cinemas nacionais depende da sua maior ou menor conexão com as grandes redes estéticas e económicas globais: assim, quanto maior for a conexão, maior será a distribuição desses filmes e, portanto, mais possibilidades terá um país e uma cultura de ocupar um lugar relevante na geopolítica do cinema. A partir desta lógica, o objetivo deste artigo é inverter a abordagem tradicional dos estudos sobre cinemas nacionais para explorar os vínculos transnacionais dos filmes e dos cineastas portugueses, a fim de compreender a sua posição dentro do sistema-mundo do audiovisual contemporâneo.Portuguese film tradition has been marked by a series of thematic and aesthetic features that appear, as signs of identity, in the films of its main filmmakers, such as Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, Fernando Lopes, João César Monteiro, António Reis and Margarida Cordeiro, Pedro Costa and Teresa Villaverde. Film critics usually study the relations and similarities in the work of these and other filmmakers in order to point out the elements that distinguish Portuguese cinema from other national cinemas. This approach, however, is incomplete in the context of globalization and post-modernity, because nowadays the present and future of national cinemas rely on their greater or lesser connection with the main global aesthetic and economic networks: thus, the greater the connection, the greater the distribution of films, which consequently helps a country and a culture to achieve a significant place in the contemporary geopolitics of cinema. Following this logic, the aim of this paper is to reverse the traditional approach of studies on national cinemas to rather explore the transnational linkages of Portuguese films and filmmakers.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2016-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.212https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.212Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 3 No 1 (2016): What is Portuguese cinema?; 101-120Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 3 n. 1 (2016): O que é o cinema português?; 101-1202183-1750reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/212http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/212/pdfVillarmea Álvarez, Iváninfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-26T02:03:00Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:12.613216Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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