Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/4764
Resumo: O presente trabalho teve como objectivo principal determinar a possibilidade de desenvolver competências de compreensão na leitura e de produção escrita em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir do estudo da estrutura da narrativa. Concretizou-se através de uma experiência de investigação-acção desenvolvida com alunos do 2º Ano de Escolaridade, numa escola da cidade de Aveiro. Foi adoptado um modelo de estrutura da narrativa construído com base na consulta de literatura especializada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos, foi possível concluir que os alunos revelavam uma maior consciência da estrutura da narrativa, se mostravam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em actividades de compreensão na leitura e produção escrita centradas em textos narrativos e desenvolveram competências em lecto-escrita. Obviamente, constatou-se que os alunos revelavam mais facilidade no tratamento de certas categorias e subcategorias da estrutura da narrativa – identificação de personagens principais e secundárias, no âmbito da Situação inicial, Problema e Resultado – e mais dificuldades noutros – nomeadamente, caracterização das personagens e localização espácio-temporal, no âmbito da Situação inicial, e Peripécias. As dificuldades detectadas resultavam, quer de característicos do estádio de desenvolvimento cognitivo em que os sujeitos de 7/8 anos de idade se encontram habitualmente, quer de lacunas das práticas pedagógicas a que se recorre habitualmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do ensino da Língua Portuguesa. Concluiu-se, ainda que, dadas as potencialidades reveladas pelo trabalho com textos narrativos, já que estes são um dos primeiros tipos de texto com que a criança contacta, é importante, no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizar actividades didácticas neles centradas, previamente planeadas e devidamente fundamentadas, que, de forma sistematizada, os explorem, visando a consciencialização da estrutura da narrativa, por parte do aluno, e o recurso a esses conhecimentos em compreensão na leitura e produção escrita e, assim, contribuindo para o desenvolvimento de competências em lecto-escrita.
id RCAP_6e8bcaf9ee4e302718d9c34af0546c3b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/4764
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º cicloEducação em línguasCompreensão da leituraExpressão escritaDesenvolvimento de competênciasEnsino básico 1º cicloO presente trabalho teve como objectivo principal determinar a possibilidade de desenvolver competências de compreensão na leitura e de produção escrita em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir do estudo da estrutura da narrativa. Concretizou-se através de uma experiência de investigação-acção desenvolvida com alunos do 2º Ano de Escolaridade, numa escola da cidade de Aveiro. Foi adoptado um modelo de estrutura da narrativa construído com base na consulta de literatura especializada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos, foi possível concluir que os alunos revelavam uma maior consciência da estrutura da narrativa, se mostravam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em actividades de compreensão na leitura e produção escrita centradas em textos narrativos e desenvolveram competências em lecto-escrita. Obviamente, constatou-se que os alunos revelavam mais facilidade no tratamento de certas categorias e subcategorias da estrutura da narrativa – identificação de personagens principais e secundárias, no âmbito da Situação inicial, Problema e Resultado – e mais dificuldades noutros – nomeadamente, caracterização das personagens e localização espácio-temporal, no âmbito da Situação inicial, e Peripécias. As dificuldades detectadas resultavam, quer de característicos do estádio de desenvolvimento cognitivo em que os sujeitos de 7/8 anos de idade se encontram habitualmente, quer de lacunas das práticas pedagógicas a que se recorre habitualmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do ensino da Língua Portuguesa. Concluiu-se, ainda que, dadas as potencialidades reveladas pelo trabalho com textos narrativos, já que estes são um dos primeiros tipos de texto com que a criança contacta, é importante, no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizar actividades didácticas neles centradas, previamente planeadas e devidamente fundamentadas, que, de forma sistematizada, os explorem, visando a consciencialização da estrutura da narrativa, por parte do aluno, e o recurso a esses conhecimentos em compreensão na leitura e produção escrita e, assim, contribuindo para o desenvolvimento de competências em lecto-escrita.This project had as its main objective to determine the possibility of developing reading comprehension and written expression in Primary School pupils through the study of the narrative structure. It involved an experience of action-investigation developed with second year pupils (7-8 year old children), in a Primary School in the city of Aveiro. The adopted model of narrative structure was built on knowledge derived from research dealing with this subject. The analysis and discussion of the data allowed us to conclude that the pupils showed a bigger conscience of the narrative structure, they were capable of applying the acquired knowledge in reading comprehension and written expression activities focused in narrative texts and they developed readingwriting competences. Obviously, the pupils showed less difficulties in dealing with certain categories and subcategories of the narrative structure – identification of the major and minor characters, within the Initial situation, Problem and Result – and more difficulties in others – more specifically characters description and the setting (time and place) within the Initial Situation and Plot. The difficulties detected were the result of the characteristics of the cognitive development in 7-8 year-old children and of some gaps in the pedagogical practice used in Primary Schools while teaching Portuguese. Having in mind the possibilities revealed by the work done with narrative texts, as they are one of the first types of text the children are faced with, we concluded that it is important, in Primary School, to perform didactic activities focused on narrative texts, previously planned and well justified. Through these activities, teachers should explore narrative texts in a systematic way, in order to improve the pupils’ conscience of the narrative structure and their readingwriting competences.Universidade de Aveiro2011-12-27T15:20:57Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/4764porCarvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:05:46Zoai:ria.ua.pt:10773/4764Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:42:38.517156Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
title Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
spellingShingle Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
Carvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues
Educação em línguas
Compreensão da leitura
Expressão escrita
Desenvolvimento de competências
Ensino básico 1º ciclo
title_short Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
title_full Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
title_fullStr Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
title_full_unstemmed Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
title_sort Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
author Carvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues
author_facet Carvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em línguas
Compreensão da leitura
Expressão escrita
Desenvolvimento de competências
Ensino básico 1º ciclo
topic Educação em línguas
Compreensão da leitura
Expressão escrita
Desenvolvimento de competências
Ensino básico 1º ciclo
description O presente trabalho teve como objectivo principal determinar a possibilidade de desenvolver competências de compreensão na leitura e de produção escrita em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir do estudo da estrutura da narrativa. Concretizou-se através de uma experiência de investigação-acção desenvolvida com alunos do 2º Ano de Escolaridade, numa escola da cidade de Aveiro. Foi adoptado um modelo de estrutura da narrativa construído com base na consulta de literatura especializada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos, foi possível concluir que os alunos revelavam uma maior consciência da estrutura da narrativa, se mostravam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em actividades de compreensão na leitura e produção escrita centradas em textos narrativos e desenvolveram competências em lecto-escrita. Obviamente, constatou-se que os alunos revelavam mais facilidade no tratamento de certas categorias e subcategorias da estrutura da narrativa – identificação de personagens principais e secundárias, no âmbito da Situação inicial, Problema e Resultado – e mais dificuldades noutros – nomeadamente, caracterização das personagens e localização espácio-temporal, no âmbito da Situação inicial, e Peripécias. As dificuldades detectadas resultavam, quer de característicos do estádio de desenvolvimento cognitivo em que os sujeitos de 7/8 anos de idade se encontram habitualmente, quer de lacunas das práticas pedagógicas a que se recorre habitualmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do ensino da Língua Portuguesa. Concluiu-se, ainda que, dadas as potencialidades reveladas pelo trabalho com textos narrativos, já que estes são um dos primeiros tipos de texto com que a criança contacta, é importante, no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizar actividades didácticas neles centradas, previamente planeadas e devidamente fundamentadas, que, de forma sistematizada, os explorem, visando a consciencialização da estrutura da narrativa, por parte do aluno, e o recurso a esses conhecimentos em compreensão na leitura e produção escrita e, assim, contribuindo para o desenvolvimento de competências em lecto-escrita.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-12-27T15:20:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/4764
url http://hdl.handle.net/10773/4764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137474654502912