"As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana Jorge Durand
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16226
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_6ea59929c8c8806542d0ad4e90db8d35
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16226
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infânciaEstereótiposCor da PeleRespeito inter-racialDiversidadeStereotypesSkin colourInterracial respectDiversityRelatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente Relatório enquadra-se na Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPSII). Este documento pretende ilustrar reflexiva e fundamentadamente todo o percurso realizado ao longo de quatro meses, com um grupo de crianças de jardim de infância, com idades entre os 2 e 5 anos. Numa atividade de pintura, uma criança pediu o “lápis cor de pele”, referindo-se ao rosa-pálido. A partir desta observação, surgiu uma oportunidade de investigação. Para o efeito, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, orientada pelas diretrizes de uma investigação-ação, com os objetivos de (i) identificar e descrever estereótipos associados á corda pele presentes no grupo de crianças; (ii) compreender de que forma as crianças se representam a si e aos outros nos seus desenhos; e (iii) identificar que atividades permitem desconstruir os estereótipos das crianças associados à cor da pele. Os resultados obtidos, mostram que as crianças apresentam alguns estereótipos associados à cor da pele, como: a idealização de beleza branca e a associação da maldade a indivíduos negros. Contudo, nem sempre esses estereótipos sobressaem nas escolhas ou discursos das crianças, podendo admitir que esses preconceitos não estão sempre presentes ou encontram-se em desconstrução. Quanto à utilização do lápis cor-de-rosa pálido, os resultados mostram que uma maioria das crianças o utiliza para pintar a figura humana nos seus desenhos. Porém, nem todas o fazem, existindo crianças que nunca o utilizam. Os resultados recolhidos na fase de pré-intervenção e pós-intervenção foram similares, revelando que o trabalho da diversidade e identificação racial no jardim-de-infância é importante, mas deve ser continuado ao longo do tempo e deve existir um envolvimento de toda a comunidade educativa. Na última parte deste relatório figura o processo de construção da minha profissionalidade docente como educadora de infância. Ao longo desta minha prática profissional supervisionada, refleti sobre a construção da profissionalidade do educador considerando que o educador deve estabelecer uma relação próxima com cada criança, promovendo a sua autonomia e participação ativa no seu processo de aprendizagem. Na prática educativa o educador deve também dar prioridade a um trabalho colaborativo com as famílias e com a equipa educativa. E, por último, deve reconhecer e trabalhar a diversidade dentro do grupo de crianças.ABSTRACT This Report is part of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice II. This document intends to show reflexively the entire journey carried out over four months, with a group of kindergarten children, aged between 2 and 5 years. In a painting activity, a child asked for the “skin-coloured” pencil, referring to the pale pink pencil. From this observation, an opportunity for investigation arose. For this purpose, qualitative research was developed, guided by the guidelines of an action research, with the objectives of (i) identifying and describing stereotypes associated with skin colour present in the group of children; (ii) understanding how children represent themselves and others in their drawings; and (iii) identify which activities allow to deconstruct the stereotypes of children associated with skin colour. The results obtained, show that children present some stereotypes associated with skin colour, such as: the idealization of white beauty and the association of badness to black individuals. However, these stereotypes did not always stand out in the children's choices or speeches, and we can admit that these prejudices are not always present or are under deconstruction. As for the use of the pale pink pencil, the results showed that a majority of the children use it to paint the human figure in their drawings. However, not all do it, and there are children who never use it. The results collected in the pre-intervention and post-intervention phases were similar, revealing that working on racial diversity and identification in kindergarten is important, but it must be continued over time and there must be involvement from the whole educational community. The last part of this report presents the process of building my teaching professionalism as a kindergarten teacher. Throughout this supervised professional practice, I reflected on the construction of the professionalism of the educator considering that the educator must establish a close relationship with each child, promoting their autonomy and active participation in their learning process. In educational practice, the educator should also prioritize collaborative work with families and the educational team. And, finally, the educator must recognize and work with diversity within the group of children.Fuertes, MarinaRCIPLCarvalho, Joana Jorge Durand2023-06-07T10:09:52Z2023-04-192023-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16226TID:203307739porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16226Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:48.077993Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
title "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
spellingShingle "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
Carvalho, Joana Jorge Durand
Estereótipos
Cor da Pele
Respeito inter-racial
Diversidade
Stereotypes
Skin colour
Interracial respect
Diversity
title_short "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
title_full "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
title_fullStr "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
title_full_unstemmed "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
title_sort "As pessoas escuras são más!”: o estereótipo da cor da pele na prática educativa em jardim de infância
author Carvalho, Joana Jorge Durand
author_facet Carvalho, Joana Jorge Durand
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fuertes, Marina
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joana Jorge Durand
dc.subject.por.fl_str_mv Estereótipos
Cor da Pele
Respeito inter-racial
Diversidade
Stereotypes
Skin colour
Interracial respect
Diversity
topic Estereótipos
Cor da Pele
Respeito inter-racial
Diversidade
Stereotypes
Skin colour
Interracial respect
Diversity
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-07T10:09:52Z
2023-04-19
2023-04-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16226
TID:203307739
url http://hdl.handle.net/10400.21/16226
identifier_str_mv TID:203307739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133510507692032