A transição do 1º para o 2º ciclo do ensino básico: um estudo num agrupamento de escolas do Alentejo, envolvendo alunos, pais e professores
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14171 |
Resumo: | É consensual entre muitos autores que as transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida emocional e social dos alunos, pais e professores, constituindo mesmo pontos delicados nos currículos escolares. O objectivo central deste estudo consistiu, assim, em conhecer como era perspectivada e vivida num Agrupamento de Escolas do Alentejo a fase de transição (e adaptação) do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, julgou-se importante investigar de que forma a Escola e os seus actores – alunos, pais/encarregados de educação e professores – perspectivavam, preparavam e vivenciavam essas fases e que expectativas e preocupações lhes estavam subjacentes. Para obter evidência empírica sobre os aspectos supracitados, optou-se pelo método do inquérito por questionário, pelo facto de o mesmo permitir que todos os potenciais participantes pudessem efectivamente ser envolvidos na investigação. Os questionários foram aplicados em duas fases diferentes: Junho 2009 (pré-transição), aos alunos de 4º ano e aos respectivos pais/encarregados de educação e professores; e Dezembro 2009 (póstransição), aos alunos, pais/encarregados de educação e professores de 5º ano, tentando-se, o mais possível, abranger os mesmos participantes. Considerando a natureza e o objecto do estudo, apontou-se para uma metodologia globalmente híbrida, mas de forte preocupação qualitativa e interpretativa, tendo o estudo de caso funcionado como grande estratégia de suporte à componente empírica da investigação. Dos resultados obtidos foi possível inferir que no Agrupamento alvo do estudo a transição parecia ser preparada de forma sustentada, que nem sempre as percepções e preocupações de pais e professores correspondiam às dos alunos e que estes se sentiam maioritariamente felizes e confortáveis com a transição; ABSTRACT: Transition from Primary School to lower Secondary School: Case study in a School Group in Alentejo, involving Students, Parents and Teachers There is a consensus among many authors that the transitions between school levels are meaningful moments in the emotional and social life of students, parents and teacher; they are, indeed, milestones in school curricula. Thus, the core objective of this research is to find out how the transition and adaptation stage between primary school and lower secondary school is seen and perceived in a school group in Alentejo. In this sense, it was considered important to establish how the school and its actors (students, parents and teachers) saw, prepared and experienced that stage, as well as their underlying expectations and worries. In order to get empirical evidence about the topics above, this research chose to use questionnaires, given the fact that in that way all possible actors might take an active role in the research. Questionnaires were administered in two different moments: June 2009 (before the transition, involving 4th grade students and their parents and teachers) and December 2009 (after the transition, involving 5th grade students, parents and teachers). The same participants were targeted, as much as possible. Taking into account the nature and object of this research, we aimed at a hybrid methodology, stressing quality and interpretation. The case study was the major strategy underlying the empirical research. From the results, it was established that in this school group the transition appears to be prepared in a sustained fashion; that the perceptions and worries of parents and teachers are sometimes different from those of students; and that the latter feel, for the most part, happy about and comfortable with the transition. |
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É consensual entre muitos autores que as transições entre ciclos de ensino são momentos marcantes na vida emocional e social dos alunos, pais e professores, constituindo mesmo pontos delicados nos currículos escolares. O objectivo central deste estudo consistiu, assim, em conhecer como era perspectivada e vivida num Agrupamento de Escolas do Alentejo a fase de transição (e adaptação) do 1º para o 2º Ciclo do Ensino Básico. Neste sentido, julgou-se importante investigar de que forma a Escola e os seus actores – alunos, pais/encarregados de educação e professores – perspectivavam, preparavam e vivenciavam essas fases e que expectativas e preocupações lhes estavam subjacentes. Para obter evidência empírica sobre os aspectos supracitados, optou-se pelo método do inquérito por questionário, pelo facto de o mesmo permitir que todos os potenciais participantes pudessem efectivamente ser envolvidos na investigação. Os questionários foram aplicados em duas fases diferentes: Junho 2009 (pré-transição), aos alunos de 4º ano e aos respectivos pais/encarregados de educação e professores; e Dezembro 2009 (póstransição), aos alunos, pais/encarregados de educação e professores de 5º ano, tentando-se, o mais possível, abranger os mesmos participantes. Considerando a natureza e o objecto do estudo, apontou-se para uma metodologia globalmente híbrida, mas de forte preocupação qualitativa e interpretativa, tendo o estudo de caso funcionado como grande estratégia de suporte à componente empírica da investigação. Dos resultados obtidos foi possível inferir que no Agrupamento alvo do estudo a transição parecia ser preparada de forma sustentada, que nem sempre as percepções e preocupações de pais e professores correspondiam às dos alunos e que estes se sentiam maioritariamente felizes e confortáveis com a transição; ABSTRACT: Transition from Primary School to lower Secondary School: Case study in a School Group in Alentejo, involving Students, Parents and Teachers There is a consensus among many authors that the transitions between school levels are meaningful moments in the emotional and social life of students, parents and teacher; they are, indeed, milestones in school curricula. Thus, the core objective of this research is to find out how the transition and adaptation stage between primary school and lower secondary school is seen and perceived in a school group in Alentejo. In this sense, it was considered important to establish how the school and its actors (students, parents and teachers) saw, prepared and experienced that stage, as well as their underlying expectations and worries. In order to get empirical evidence about the topics above, this research chose to use questionnaires, given the fact that in that way all possible actors might take an active role in the research. Questionnaires were administered in two different moments: June 2009 (before the transition, involving 4th grade students and their parents and teachers) and December 2009 (after the transition, involving 5th grade students, parents and teachers). The same participants were targeted, as much as possible. Taking into account the nature and object of this research, we aimed at a hybrid methodology, stressing quality and interpretation. The case study was the major strategy underlying the empirical research. From the results, it was established that in this school group the transition appears to be prepared in a sustained fashion; that the perceptions and worries of parents and teachers are sometimes different from those of students; and that the latter feel, for the most part, happy about and comfortable with the transition. |
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