Processos de adaptação parental face a diferentes diagnósticos de deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Inês Isabel Cebola
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/25540
Resumo: Nesta dissertação pretendemos analisar a validade de conteúdo da Escala Parental de Adaptação à Deficiência (EPAD) e as relações e correlações entre a Escala de Impacto na Família (EIF) e a EPAD. Pretendemos também testar diferenças na adaptação dos pais tendo em consideração diferentes diagnósticos de deficiência e diversos graus de autonomia. A amostra é constituída por 45 pais de sujeitos com diferentes diagnósticos. Os resultados mostraram que a EPAD demonstra ter validade de conteúdo e a existência de relações entre as escalas, subescalas, fatores e dimensões. Mostraram diferenças na dimensão Futuro, Depressão, Resiliência e Apoio Social, quando considerados os diagnósticos paralisia cerebral, deficiência intelectual, autismo e outro. Quando considerados os grupos de pais/mães com filhos/as com e sem autismo, verificaram-se diferenças no fator Suporte e na dimensão Apoio Social. Tendo em consideração os níveis de autonomia dos filhos/as, verificaram-se diferenças na EIF, dimensão Culpa e Resiliência; Processes of parental adaptation to different diagnoses of disability Abstract: In this dissertation we intend to analyze the content validity of the Parental Adaptation Scale for Disability (EPAD) and the relationships and correlations between the Family Impact Scale (EIF) and the EPAD. We also intend to test differences in the adaptation of the parents taking into account different diagnoses of disability and different degrees of autonomy. The sample consisted of 45 parents of subjects with different diagnoses. The results showed that the EPAD demonstrates content validity and the existence of relationships between scales, subscales, factors and dimensions. Showed differences in Future, Depression, Resilience and Social Suport dimensions, when considering the diagnoses of cerebral palsy, intelectual disability, autismo and other. When considering the groups of parents with children whit and without autism, there were differences in Suport factor and Social Suport dimension. Taking into to account the levels of autonomy of the children, there were differences in EIF, Guilt and Resilience dimensions.
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