Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lorena Campos
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/42453
Resumo: O contexto político e social transforma­se de forma contínua e, em muitas vezes, acelerada. Esse fato, advindo da globalização, exige novos modelos de gestão por parte das instituições de ensino, assumindo o desafio de identificar métodos e programas que sejam capazes de gerar bons resultados quanto ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, portanto, para o processo de formação do educando. O professor/tutor/facilitador tem papel importante no processo de aprendizagem, desde que possibilite ao aluno oportunidades para a reconstrução do conhecimento socialmente produzido. A avaliação ocupa espaço essencial no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo educacional, uma vez que possibilita aos envolvidos informações a respeito da realidade e favorecimento das tomadas de decisão, no sentido de uma efetiva superação de dificuldades, com consequente garantia da aprendizagem. Trata­se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e transversal, com o objetivo geral de investigar os processos avaliativos adotados pelas escolas de formação técnica de jovens e adultos, comparando tais processos no ensino com metodologia tradicional e metodologia ativa. O cenário do estudo ocorreu em uma escola de formação técnica, com metodologia de ensino híbrida, considerando­se metodologia ativa e tradicional no processo de formação. Os dados foram coletados através de um instrumento semiestruturado e autoaplicável, de modo que foram obtidos as informações necessárias sobre os processos avaliativos e o conhecimento a respeito de avaliação formativa, bem como metodologias ativas. A amostra foi composta por 18 professores recém­admitidos na escola a qual se realizou a pesquisa, contratados para realizarem atividades para a formação técnica. Concluiu­se que a avaliação formativa ainda é muito confundida com o ato de atribuir notas por parte dos docentes e a prática de feedback para melhora da aprendizagem do aluno ainda é subutilizada.
id RCAP_6edca0697c3eb0f1162b42e4d9f142ae
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42453
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competênciasEducaçãoAprendizagemMetodologiaEnsinoEducationLearningMethodologyTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO contexto político e social transforma­se de forma contínua e, em muitas vezes, acelerada. Esse fato, advindo da globalização, exige novos modelos de gestão por parte das instituições de ensino, assumindo o desafio de identificar métodos e programas que sejam capazes de gerar bons resultados quanto ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, portanto, para o processo de formação do educando. O professor/tutor/facilitador tem papel importante no processo de aprendizagem, desde que possibilite ao aluno oportunidades para a reconstrução do conhecimento socialmente produzido. A avaliação ocupa espaço essencial no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo educacional, uma vez que possibilita aos envolvidos informações a respeito da realidade e favorecimento das tomadas de decisão, no sentido de uma efetiva superação de dificuldades, com consequente garantia da aprendizagem. Trata­se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e transversal, com o objetivo geral de investigar os processos avaliativos adotados pelas escolas de formação técnica de jovens e adultos, comparando tais processos no ensino com metodologia tradicional e metodologia ativa. O cenário do estudo ocorreu em uma escola de formação técnica, com metodologia de ensino híbrida, considerando­se metodologia ativa e tradicional no processo de formação. Os dados foram coletados através de um instrumento semiestruturado e autoaplicável, de modo que foram obtidos as informações necessárias sobre os processos avaliativos e o conhecimento a respeito de avaliação formativa, bem como metodologias ativas. A amostra foi composta por 18 professores recém­admitidos na escola a qual se realizou a pesquisa, contratados para realizarem atividades para a formação técnica. Concluiu­se que a avaliação formativa ainda é muito confundida com o ato de atribuir notas por parte dos docentes e a prática de feedback para melhora da aprendizagem do aluno ainda é subutilizada.The political and social context changes continuously and, in many cases, accelerated. This fact, arising from globalization, requires new management models on the part of educational institutions, taking on the challenge of identifying methods and programs that are capable of generating good results in the teaching and learning process, thus contributing to the process of formation of the student. The teacher / tutor / facilitator has an important role in the learning process, as long as it provides the student with opportunities for the reconstruction of socially produced knowledge. The assessment occupies an essential space in the set of pedagogical practices applied to the educational process, since it allows those involved with information about reality and favoring decision­making, in the sense of effectively overcoming difficulties, with consequent guarantee of learning. It is a quantitative and qualitative research, of a descriptive and transversal character, with the general objective of investigating the evaluative processes adopted by the technical training schools of young people and adults, comparing these processes in teaching with traditional methodology and active methodology. The study scenario took place in two technical training schools in the field of nursing, one using the traditional teaching method, and the other, teaching using an active methodology. The data were collected through a structured instrument and made available on Google Forms, which allowed the interviewer to conduct data collection through the interview, so that the necessary information about the evaluation processes was obtained. The sample consisted of 18 people, who were coordinators, teachers / facilitators and students. It was concluded that formative assessment is still very confused with the act of assigning grades by teachers and the practice of feedback to improve student learning is still underutilized.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Lorena Campos2024-01-21T01:30:46Z2023-07-2120232023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42453TID:203353170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:43:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:54.822658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
title Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
spellingShingle Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
Santos, Lorena Campos
Educação
Aprendizagem
Metodologia
Ensino
Education
Learning
Methodology
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
title_full Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
title_fullStr Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
title_full_unstemmed Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
title_sort Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
author Santos, Lorena Campos
author_facet Santos, Lorena Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Estêvão, Carlos Alberto Vilar
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lorena Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Aprendizagem
Metodologia
Ensino
Education
Learning
Methodology
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Aprendizagem
Metodologia
Ensino
Education
Learning
Methodology
Teaching
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O contexto político e social transforma­se de forma contínua e, em muitas vezes, acelerada. Esse fato, advindo da globalização, exige novos modelos de gestão por parte das instituições de ensino, assumindo o desafio de identificar métodos e programas que sejam capazes de gerar bons resultados quanto ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, portanto, para o processo de formação do educando. O professor/tutor/facilitador tem papel importante no processo de aprendizagem, desde que possibilite ao aluno oportunidades para a reconstrução do conhecimento socialmente produzido. A avaliação ocupa espaço essencial no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo educacional, uma vez que possibilita aos envolvidos informações a respeito da realidade e favorecimento das tomadas de decisão, no sentido de uma efetiva superação de dificuldades, com consequente garantia da aprendizagem. Trata­se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e transversal, com o objetivo geral de investigar os processos avaliativos adotados pelas escolas de formação técnica de jovens e adultos, comparando tais processos no ensino com metodologia tradicional e metodologia ativa. O cenário do estudo ocorreu em uma escola de formação técnica, com metodologia de ensino híbrida, considerando­se metodologia ativa e tradicional no processo de formação. Os dados foram coletados através de um instrumento semiestruturado e autoaplicável, de modo que foram obtidos as informações necessárias sobre os processos avaliativos e o conhecimento a respeito de avaliação formativa, bem como metodologias ativas. A amostra foi composta por 18 professores recém­admitidos na escola a qual se realizou a pesquisa, contratados para realizarem atividades para a formação técnica. Concluiu­se que a avaliação formativa ainda é muito confundida com o ato de atribuir notas por parte dos docentes e a prática de feedback para melhora da aprendizagem do aluno ainda é subutilizada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2023
2023-07-21T00:00:00Z
2024-01-21T01:30:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/42453
TID:203353170
url http://hdl.handle.net/10400.14/42453
identifier_str_mv TID:203353170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133577574612992