Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/42453 |
Resumo: | O contexto político e social transformase de forma contínua e, em muitas vezes, acelerada. Esse fato, advindo da globalização, exige novos modelos de gestão por parte das instituições de ensino, assumindo o desafio de identificar métodos e programas que sejam capazes de gerar bons resultados quanto ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, portanto, para o processo de formação do educando. O professor/tutor/facilitador tem papel importante no processo de aprendizagem, desde que possibilite ao aluno oportunidades para a reconstrução do conhecimento socialmente produzido. A avaliação ocupa espaço essencial no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo educacional, uma vez que possibilita aos envolvidos informações a respeito da realidade e favorecimento das tomadas de decisão, no sentido de uma efetiva superação de dificuldades, com consequente garantia da aprendizagem. Tratase de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e transversal, com o objetivo geral de investigar os processos avaliativos adotados pelas escolas de formação técnica de jovens e adultos, comparando tais processos no ensino com metodologia tradicional e metodologia ativa. O cenário do estudo ocorreu em uma escola de formação técnica, com metodologia de ensino híbrida, considerandose metodologia ativa e tradicional no processo de formação. Os dados foram coletados através de um instrumento semiestruturado e autoaplicável, de modo que foram obtidos as informações necessárias sobre os processos avaliativos e o conhecimento a respeito de avaliação formativa, bem como metodologias ativas. A amostra foi composta por 18 professores recémadmitidos na escola a qual se realizou a pesquisa, contratados para realizarem atividades para a formação técnica. Concluiuse que a avaliação formativa ainda é muito confundida com o ato de atribuir notas por parte dos docentes e a prática de feedback para melhora da aprendizagem do aluno ainda é subutilizada. |
id |
RCAP_6edca0697c3eb0f1162b42e4d9f142ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42453 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competênciasEducaçãoAprendizagemMetodologiaEnsinoEducationLearningMethodologyTeachingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO contexto político e social transformase de forma contínua e, em muitas vezes, acelerada. Esse fato, advindo da globalização, exige novos modelos de gestão por parte das instituições de ensino, assumindo o desafio de identificar métodos e programas que sejam capazes de gerar bons resultados quanto ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, portanto, para o processo de formação do educando. O professor/tutor/facilitador tem papel importante no processo de aprendizagem, desde que possibilite ao aluno oportunidades para a reconstrução do conhecimento socialmente produzido. A avaliação ocupa espaço essencial no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo educacional, uma vez que possibilita aos envolvidos informações a respeito da realidade e favorecimento das tomadas de decisão, no sentido de uma efetiva superação de dificuldades, com consequente garantia da aprendizagem. Tratase de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e transversal, com o objetivo geral de investigar os processos avaliativos adotados pelas escolas de formação técnica de jovens e adultos, comparando tais processos no ensino com metodologia tradicional e metodologia ativa. O cenário do estudo ocorreu em uma escola de formação técnica, com metodologia de ensino híbrida, considerandose metodologia ativa e tradicional no processo de formação. Os dados foram coletados através de um instrumento semiestruturado e autoaplicável, de modo que foram obtidos as informações necessárias sobre os processos avaliativos e o conhecimento a respeito de avaliação formativa, bem como metodologias ativas. A amostra foi composta por 18 professores recémadmitidos na escola a qual se realizou a pesquisa, contratados para realizarem atividades para a formação técnica. Concluiuse que a avaliação formativa ainda é muito confundida com o ato de atribuir notas por parte dos docentes e a prática de feedback para melhora da aprendizagem do aluno ainda é subutilizada.The political and social context changes continuously and, in many cases, accelerated. This fact, arising from globalization, requires new management models on the part of educational institutions, taking on the challenge of identifying methods and programs that are capable of generating good results in the teaching and learning process, thus contributing to the process of formation of the student. The teacher / tutor / facilitator has an important role in the learning process, as long as it provides the student with opportunities for the reconstruction of socially produced knowledge. The assessment occupies an essential space in the set of pedagogical practices applied to the educational process, since it allows those involved with information about reality and favoring decisionmaking, in the sense of effectively overcoming difficulties, with consequent guarantee of learning. It is a quantitative and qualitative research, of a descriptive and transversal character, with the general objective of investigating the evaluative processes adopted by the technical training schools of young people and adults, comparing these processes in teaching with traditional methodology and active methodology. The study scenario took place in two technical training schools in the field of nursing, one using the traditional teaching method, and the other, teaching using an active methodology. The data were collected through a structured instrument and made available on Google Forms, which allowed the interviewer to conduct data collection through the interview, so that the necessary information about the evaluation processes was obtained. The sample consisted of 18 people, who were coordinators, teachers / facilitators and students. It was concluded that formative assessment is still very confused with the act of assigning grades by teachers and the practice of feedback to improve student learning is still underutilized.Estêvão, Carlos Alberto VilarVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSantos, Lorena Campos2024-01-21T01:30:46Z2023-07-2120232023-07-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/42453TID:203353170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-23T01:43:21Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/42453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:30:54.822658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
title |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
spellingShingle |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências Santos, Lorena Campos Educação Aprendizagem Metodologia Ensino Education Learning Methodology Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
title_full |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
title_fullStr |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
title_full_unstemmed |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
title_sort |
Avaliação formativa como ferramenta para a construção das habilidades e competências |
author |
Santos, Lorena Campos |
author_facet |
Santos, Lorena Campos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Estêvão, Carlos Alberto Vilar Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lorena Campos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Aprendizagem Metodologia Ensino Education Learning Methodology Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação Aprendizagem Metodologia Ensino Education Learning Methodology Teaching Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O contexto político e social transformase de forma contínua e, em muitas vezes, acelerada. Esse fato, advindo da globalização, exige novos modelos de gestão por parte das instituições de ensino, assumindo o desafio de identificar métodos e programas que sejam capazes de gerar bons resultados quanto ao processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, portanto, para o processo de formação do educando. O professor/tutor/facilitador tem papel importante no processo de aprendizagem, desde que possibilite ao aluno oportunidades para a reconstrução do conhecimento socialmente produzido. A avaliação ocupa espaço essencial no conjunto das práticas pedagógicas aplicadas ao processo educacional, uma vez que possibilita aos envolvidos informações a respeito da realidade e favorecimento das tomadas de decisão, no sentido de uma efetiva superação de dificuldades, com consequente garantia da aprendizagem. Tratase de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de caráter descritivo e transversal, com o objetivo geral de investigar os processos avaliativos adotados pelas escolas de formação técnica de jovens e adultos, comparando tais processos no ensino com metodologia tradicional e metodologia ativa. O cenário do estudo ocorreu em uma escola de formação técnica, com metodologia de ensino híbrida, considerandose metodologia ativa e tradicional no processo de formação. Os dados foram coletados através de um instrumento semiestruturado e autoaplicável, de modo que foram obtidos as informações necessárias sobre os processos avaliativos e o conhecimento a respeito de avaliação formativa, bem como metodologias ativas. A amostra foi composta por 18 professores recémadmitidos na escola a qual se realizou a pesquisa, contratados para realizarem atividades para a formação técnica. Concluiuse que a avaliação formativa ainda é muito confundida com o ato de atribuir notas por parte dos docentes e a prática de feedback para melhora da aprendizagem do aluno ainda é subutilizada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-21 2023 2023-07-21T00:00:00Z 2024-01-21T01:30:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/42453 TID:203353170 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/42453 |
identifier_str_mv |
TID:203353170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133577574612992 |