Análise das barreiras à inovação em pequenas e médias empresas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/16489
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)
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spelling Análise das barreiras à inovação em pequenas e médias empresas em PortugalBarreiras à inovaçãoPMESSustentabilidade económicaInovaçãoInnovation barriersSMEsEconomic sustainabilityInnovation658.0330.341.1Dissertação de mestrado em Engenharia Industrial (área de especialização em Avaliação e Gestão de Projetos e da Inovação)O tecido empresarial português é composto essencialmente por empresas de reduzida dimensão, nomeadamente pequenas e médias empresas. Esta realidade comum a outros países europeus torna relevante o estudo dos seus comportamentos e atitudes inovadoras em prol da competitividade e sustentabilidade. Mais possante se torna esta última convicção em épocas de crise económica global. O presente estudo propõe-se indagar sobre a temática das barreiras à inovação nas seguintes particularidades: quais as barreiras enfrentadas pelas empresas nacionais; qual a sua facilidade em identificá-las e ultrapassá-las; qual a importância de cada barreira sentida e ainda, como se situam estas face às observadas em outros países. O percurso empreendido consiste primariamente na revisão bibliográfica em temáticas como inovação, barreiras à inovação, PMEs, estratégia e competitividade. O suporte teórico daí advindo conduz à edificação da linha de trabalho que se consubstancia em dois surveys, na realização de estudos de caso e alfim na símile dos resultados com os de outros países em estudos outrora substantificados. Após o primeiro questionário identificam-se as principais barreiras à inovação nas empresas inquiridas, qual a sua origem e a sua aptidão em as suplantar. Posteriormente, com base nas barreiras arrogadas, faz-se uma triagem à importância que as mesmas assumem e revela-se o momento da sua ocorrência. Emana subsequentemente a criação de dois novos modelos de classificação e segmentação das barreiras. O modelo BARINOV que evidencia a pecetibilidade da existência de barreiras e da sua origem e do qual brota o conceito de barreira desvio, proeminente pata a atuação das empresas. O modelo BARIFASE que corporiza o processo de inovação como trifásico e evidência a ocorrência das barreiras à inovação durante essas fases. Nos estudos de caso conduzidos corrobora-se as conclusões anteriores e confirma-se a persistência da errónea visão da inovação como invenção, a estrutura de gestão das empresas respondentes, a sua atitude pouco inovadora de per si e o fraco estímulo encetado à inovação junto dos seus recursos humanos. Finda-se com a evidência de que as barreiras reveladas em Portugal são comuns às dos restantes países onde se desenvolveram estudos semelhantes, provindo uma nova barreira: a conjuntura económica atual.The Portuguese business frame is mainly compounded of small-sized companies, namely small and medium enterprises. This reality is common to other European countries and makes it relevant to study their behavior and attitudes towards competitiveness and sustainability. The present study proposes to inquire about the issue of barriers to innovation in the following circumstances: what are the barriers faced by domestic companies, how do they deal with and overcome them, and finally what is the importance of each barrier. The research identifies the main barriers in the companies surveyed which reveal as extreme importance the current economic climate. Subsequently emanates the creation of two new models of classification and segmentation of barriers on the behalf of their intelligibility and the timing on the innovation process: BARINOV and BARIFASE. The case studies corroborate the earlier findings and confirm the persistence of the erroneous view of innovation as invention. Shows the management structure of the Portuguese business CEOS and their attitude as non innovative, and also the weak stimulus promoted over innovation on its human resources. Ends with the evidence that the barriers revealed in Portugal are similar to those of other countries where similar studies occurred.Vieira, Filipa DionísioUniversidade do MinhoCordeiro, Ana20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/16489porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:07:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/16489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:59:00.571494Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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