Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16180 |
Resumo: | O presente relatório de estágio retrata o percurso realizado ao longo de um ano de prática educativa supervisionada desenvolvida os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação profissional de um docente assenta numa perspetiva de formação contínua ao longo da vida, construindo-se numa comunidade colaborativa, aprendente e inovadora. Deste modo, perspetiva-se que o caráter reflexivo e crítico sejam a base da formação profissional, compilando saberes pedagógicos, metodológicos, didáticos, culturais, científicos e de investigação adquiridos durante prática pedagógica. A fim de construir uma identidade profissional de perfil duplo, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, o processo de reflexão e investigação, advenientes da metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu modo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a interpretação e posterior ação, numa articulação entre o saber teórico e o saber emergente da prática. Nesta linha de ideias, as interações pedagógicas basearam-se na partilha sistemática entre todos os agentes educativos, a fim de construir práticas diferentes e inovadoras, adequadas às características de cada criança, bem como edificar o profissionalismo da mestranda no percurso formativo. |
id |
RCAP_6f3285d6aaec4204d077a65e469600eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16180 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relatório de EstágioPrática pedagógicaDocenteInvestigaçãoReflexãoFormaçãoPedagogical practiceTeacherInvestigationIntrospectionFormationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio retrata o percurso realizado ao longo de um ano de prática educativa supervisionada desenvolvida os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação profissional de um docente assenta numa perspetiva de formação contínua ao longo da vida, construindo-se numa comunidade colaborativa, aprendente e inovadora. Deste modo, perspetiva-se que o caráter reflexivo e crítico sejam a base da formação profissional, compilando saberes pedagógicos, metodológicos, didáticos, culturais, científicos e de investigação adquiridos durante prática pedagógica. A fim de construir uma identidade profissional de perfil duplo, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, o processo de reflexão e investigação, advenientes da metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu modo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a interpretação e posterior ação, numa articulação entre o saber teórico e o saber emergente da prática. Nesta linha de ideias, as interações pedagógicas basearam-se na partilha sistemática entre todos os agentes educativos, a fim de construir práticas diferentes e inovadoras, adequadas às características de cada criança, bem como edificar o profissionalismo da mestranda no percurso formativo.The following internship report presents a year’s worth of supervisioned educational practice in regards to Pre School and Elementary School. The professional formation of a teacher fits into a never-ending learning perspective throughout life, built in a colaborative, learning and innovative community. This way you can prospect an introspective and critical character as the teacher’s foundation, compiling pedagogical, methodological, didactic, cultural, scientific and investigational knowledge acquired during this pedagogical practice.Aiming to construct a double profile professional identity, in the Pre School and Elementary school, the introspective and investigational processes advening from MIA, characterized by its dynamic and cyclical way of observation, planification, action, introspection and evaluation in two diferent contexts allowed the interpretation and posterior action in a parallel perspective between theoretical and practical knowledge. In this train of thought, the pedagogical interactions were based on the systematic share between all educational agents, in light of constructing different and innovative practices, adequate to each child’s characteristics, as well as refining the master student’s professionalism throughout the whole formation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Ana Mafalda Gonçalves de2020-08-07T09:52:05Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16180TID:202637000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:49ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio |
title |
Relatório de Estágio |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de Prática pedagógica Docente Investigação Reflexão Formação Pedagogical practice Teacher Investigation Introspection Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio |
title_full |
Relatório de Estágio |
title_fullStr |
Relatório de Estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio |
title_sort |
Relatório de Estágio |
author |
Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de |
author_facet |
Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Marta, Maria Margarida Campos Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Docente Investigação Reflexão Formação Pedagogical practice Teacher Investigation Introspection Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática pedagógica Docente Investigação Reflexão Formação Pedagogical practice Teacher Investigation Introspection Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio retrata o percurso realizado ao longo de um ano de prática educativa supervisionada desenvolvida os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação profissional de um docente assenta numa perspetiva de formação contínua ao longo da vida, construindo-se numa comunidade colaborativa, aprendente e inovadora. Deste modo, perspetiva-se que o caráter reflexivo e crítico sejam a base da formação profissional, compilando saberes pedagógicos, metodológicos, didáticos, culturais, científicos e de investigação adquiridos durante prática pedagógica. A fim de construir uma identidade profissional de perfil duplo, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, o processo de reflexão e investigação, advenientes da metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu modo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a interpretação e posterior ação, numa articulação entre o saber teórico e o saber emergente da prática. Nesta linha de ideias, as interações pedagógicas basearam-se na partilha sistemática entre todos os agentes educativos, a fim de construir práticas diferentes e inovadoras, adequadas às características de cada criança, bem como edificar o profissionalismo da mestranda no percurso formativo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-07T09:52:05Z 2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16180 TID:202637000 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16180 |
identifier_str_mv |
TID:202637000 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777302350541619200 |