Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/16180
Resumo: O presente relatório de estágio retrata o percurso realizado ao longo de um ano de prática educativa supervisionada desenvolvida os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação profissional de um docente assenta numa perspetiva de formação contínua ao longo da vida, construindo-se numa comunidade colaborativa, aprendente e inovadora. Deste modo, perspetiva-se que o caráter reflexivo e crítico sejam a base da formação profissional, compilando saberes pedagógicos, metodológicos, didáticos, culturais, científicos e de investigação adquiridos durante prática pedagógica. A fim de construir uma identidade profissional de perfil duplo, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, o processo de reflexão e investigação, advenientes da metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu modo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a interpretação e posterior ação, numa articulação entre o saber teórico e o saber emergente da prática. Nesta linha de ideias, as interações pedagógicas basearam-se na partilha sistemática entre todos os agentes educativos, a fim de construir práticas diferentes e inovadoras, adequadas às características de cada criança, bem como edificar o profissionalismo da mestranda no percurso formativo.
id RCAP_6f3285d6aaec4204d077a65e469600eb
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16180
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioPrática pedagógicaDocenteInvestigaçãoReflexãoFormaçãoPedagogical practiceTeacherInvestigationIntrospectionFormationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio retrata o percurso realizado ao longo de um ano de prática educativa supervisionada desenvolvida os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação profissional de um docente assenta numa perspetiva de formação contínua ao longo da vida, construindo-se numa comunidade colaborativa, aprendente e inovadora. Deste modo, perspetiva-se que o caráter reflexivo e crítico sejam a base da formação profissional, compilando saberes pedagógicos, metodológicos, didáticos, culturais, científicos e de investigação adquiridos durante prática pedagógica. A fim de construir uma identidade profissional de perfil duplo, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, o processo de reflexão e investigação, advenientes da metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu modo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a interpretação e posterior ação, numa articulação entre o saber teórico e o saber emergente da prática. Nesta linha de ideias, as interações pedagógicas basearam-se na partilha sistemática entre todos os agentes educativos, a fim de construir práticas diferentes e inovadoras, adequadas às características de cada criança, bem como edificar o profissionalismo da mestranda no percurso formativo.The following internship report presents a year’s worth of supervisioned educational practice in regards to Pre School and Elementary School. The professional formation of a teacher fits into a never-ending learning perspective throughout life, built in a colaborative, learning and innovative community. This way you can prospect an introspective and critical character as the teacher’s foundation, compiling pedagogical, methodological, didactic, cultural, scientific and investigational knowledge acquired during this pedagogical practice.Aiming to construct a double profile professional identity, in the Pre School and Elementary school, the introspective and investigational processes advening from MIA, characterized by its dynamic and cyclical way of observation, planification, action, introspection and evaluation in two diferent contexts allowed the interpretation and posterior action in a parallel perspective between theoretical and practical knowledge. In this train of thought, the pedagogical interactions were based on the systematic share between all educational agents, in light of constructing different and innovative practices, adequate to each child’s characteristics, as well as refining the master student’s professionalism throughout the whole formation.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSousa, Ana Mafalda Gonçalves de2020-08-07T09:52:05Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16180TID:202637000porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:02:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de
Prática pedagógica
Docente
Investigação
Reflexão
Formação
Pedagogical practice
Teacher
Investigation
Introspection
Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de
author_facet Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Ana Mafalda Gonçalves de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Docente
Investigação
Reflexão
Formação
Pedagogical practice
Teacher
Investigation
Introspection
Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática pedagógica
Docente
Investigação
Reflexão
Formação
Pedagogical practice
Teacher
Investigation
Introspection
Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio retrata o percurso realizado ao longo de um ano de prática educativa supervisionada desenvolvida os contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. A formação profissional de um docente assenta numa perspetiva de formação contínua ao longo da vida, construindo-se numa comunidade colaborativa, aprendente e inovadora. Deste modo, perspetiva-se que o caráter reflexivo e crítico sejam a base da formação profissional, compilando saberes pedagógicos, metodológicos, didáticos, culturais, científicos e de investigação adquiridos durante prática pedagógica. A fim de construir uma identidade profissional de perfil duplo, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo de Ensino Básico, o processo de reflexão e investigação, advenientes da metodologia de investigação-ação, caracterizada pelo seu modo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a interpretação e posterior ação, numa articulação entre o saber teórico e o saber emergente da prática. Nesta linha de ideias, as interações pedagógicas basearam-se na partilha sistemática entre todos os agentes educativos, a fim de construir práticas diferentes e inovadoras, adequadas às características de cada criança, bem como edificar o profissionalismo da mestranda no percurso formativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-07T09:52:05Z
2020
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/16180
TID:202637000
url http://hdl.handle.net/10400.22/16180
identifier_str_mv TID:202637000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302350541619200