A Banalização do Mal e a Representação dos Discursos de Adolescentes no Combate ao Bullying
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-77702021000200172 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho é um delineamento das produções e ações do Grupo de Pesquisa Humanidades e Sociedade Contemporânea, do IFMT, com o objetivo de identificar discursos emancipados e também opressores acerca do bullying. Adotou-se a metodologia qualitativa e a coleta de dados foi realizada por meio de um questionário com perguntas objetivas e subjetivas, o qual foi aplicado de forma on-line. Para este estudo, foi feita análise das respostas de uma (01) instituição de ensino em que os alunos responderam: Você tem uma sugestão para acabar com o bullying? Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Discurso Crítica (ADC), evidenciando a que a linguagem é um componente essencial do cotidiano e se conecta dialeticamente a outros elementos sociais. Utilizou-se como aporte teórico as contribuições sobre a banalidade do mal, de Hannah Arendt, para compreender a dinâmica da perpetuação da violência como um ato de despolitização do homem. Como resultados, as respostas dos estudantes traduzem os discursos simbólicos encontrados no contexto escolar, com respostas que sugerem uma visão crítica sobre a ocorrência do bullying em seu cotidiano, mas também com respostas reprodutoras de violência e opressão das vítimas e também dos agressores. Corroborando com o senso crítico da ADC, o conceito da banalidade do mal, de Arendt, complementou a análise do discurso de ódio dos estudantes diante de situações de bullying e oportunizou reflexões no sentido de fomentar diálogos emancipatórios por meio da consciência das mazelas da sociedade. |
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