O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Márcio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20280
Resumo: De modo geral, a nossa sociedade nos leva a observar uma pessoa bem sucedida nos negócios como alguém que conseguiu relativo êxito na competição do mercado e “venceu na vida”, quer seja por meio de um negócio próprio “que deu certo”, quer seja por meio de um “bom” posto numa “boa” empresa. No entanto, na realidade encontramos homens e mulheres “de carne e osso”, que se emocionam ao falar sobre sua vida, que se empolgam ao lembrar suas conquistas ou lamentam as oportunidades perdidas, que tentam articular discursos coerentes sobre si mesmos, que agem com efetividade em algumas situações (e não noutras) e que nos desafiam a compreendê-los a fundo (Sá, 2011b). Neste texto se pretende resumir as etapas e os avanços de investigação que visa construir uma compreensão acerca deste personagem (cf. Sá, 2010b) e tem como objetivos: (1) fazer uma síntese-retrospectiva das etapas já desenvolvidas; (2) apresentar os avanços alcançados em suas primeiras etapas; (3) apresentar a estratégia, os critérios de seleção dos entrevistados, o instrumento e o modo como foram executadas entrevistas exploratórias. Ao final, algumas breves considerações são apresentadas.
id RCAP_702a50e9bc89e8c4c97c5da40be292fe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20280
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativaHomem de negóciosPierre BourdieuBernard LahireDe modo geral, a nossa sociedade nos leva a observar uma pessoa bem sucedida nos negócios como alguém que conseguiu relativo êxito na competição do mercado e “venceu na vida”, quer seja por meio de um negócio próprio “que deu certo”, quer seja por meio de um “bom” posto numa “boa” empresa. No entanto, na realidade encontramos homens e mulheres “de carne e osso”, que se emocionam ao falar sobre sua vida, que se empolgam ao lembrar suas conquistas ou lamentam as oportunidades perdidas, que tentam articular discursos coerentes sobre si mesmos, que agem com efetividade em algumas situações (e não noutras) e que nos desafiam a compreendê-los a fundo (Sá, 2011b). Neste texto se pretende resumir as etapas e os avanços de investigação que visa construir uma compreensão acerca deste personagem (cf. Sá, 2010b) e tem como objetivos: (1) fazer uma síntese-retrospectiva das etapas já desenvolvidas; (2) apresentar os avanços alcançados em suas primeiras etapas; (3) apresentar a estratégia, os critérios de seleção dos entrevistados, o instrumento e o modo como foram executadas entrevistas exploratórias. Ao final, algumas breves considerações são apresentadas.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)Universidade do MinhoSá, Márcio2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20280por2182-7672info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:44:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:42:33.612563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
title O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
spellingShingle O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
Sá, Márcio
Homem de negócios
Pierre Bourdieu
Bernard Lahire
title_short O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
title_full O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
title_fullStr O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
title_full_unstemmed O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
title_sort O homem de negócios contemporâneo: uma síntese da trajetória investigativa
author Sá, Márcio
author_facet Sá, Márcio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Márcio
dc.subject.por.fl_str_mv Homem de negócios
Pierre Bourdieu
Bernard Lahire
topic Homem de negócios
Pierre Bourdieu
Bernard Lahire
description De modo geral, a nossa sociedade nos leva a observar uma pessoa bem sucedida nos negócios como alguém que conseguiu relativo êxito na competição do mercado e “venceu na vida”, quer seja por meio de um negócio próprio “que deu certo”, quer seja por meio de um “bom” posto numa “boa” empresa. No entanto, na realidade encontramos homens e mulheres “de carne e osso”, que se emocionam ao falar sobre sua vida, que se empolgam ao lembrar suas conquistas ou lamentam as oportunidades perdidas, que tentam articular discursos coerentes sobre si mesmos, que agem com efetividade em algumas situações (e não noutras) e que nos desafiam a compreendê-los a fundo (Sá, 2011b). Neste texto se pretende resumir as etapas e os avanços de investigação que visa construir uma compreensão acerca deste personagem (cf. Sá, 2010b) e tem como objetivos: (1) fazer uma síntese-retrospectiva das etapas já desenvolvidas; (2) apresentar os avanços alcançados em suas primeiras etapas; (3) apresentar a estratégia, os critérios de seleção dos entrevistados, o instrumento e o modo como foram executadas entrevistas exploratórias. Ao final, algumas breves considerações são apresentadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/20280
url http://hdl.handle.net/1822/20280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-7672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132978743345152