Augusto Roquemont, 1804-1852. Os retratos de poder e o poder do retrato.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35706 |
Resumo: | O nosso trabalho de pesquisa e tese de doutoramento tem como objecto o estudo da vida e obra de Augusto Roquemont (1804-1852), pintor estrangeiro que, pela sua larga vivência no nosso país e posterior morte, é considerado um verdadeiro nativo português. Retratista de grande qualidade, ao nível de alguns dos melhores pintores europeus daquela época, mas particularmente dentro do panorama nacional, as suas obras revelam, além das suas qualidades artísticas, a existência de uma aprendizagem académica. A sua clientela portuguesa estende-se, de Norte a Sul do país, sendo, maioritariamente pertencente a estratos sociais ligados à Nobreza, Alta Burguesia e uma “elite” intelectual onde figuram alguns artistas e escritores. Nestas representações, evidencia um cuidadoso pormenor e definição de texturas, luz e volumes que nos deixam maravilhados. |
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