O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13035 |
Resumo: | Versão final - contém as críticas e sugestões dos elementos do júri |
id |
RCAP_7091d577a1ab74caf9b035060db94767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13035 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus UruaçuPrática pedagógicaTICEducação significativaEnsino e aprendizagem com TICPedagogical practiceTeaching and learning with ICTICTSignificant educationGestãoVersão final - contém as críticas e sugestões dos elementos do júriAs TIC estão em constante mudança e invadiram praticamente todas as áreas da vida em sociedade. Elas modificam o modo de vida e convivência das pessoas, podendo criar diversas situações para o aprendizado, o trabalho, em todas as áreas do conhecimento, bem como ainda, despertar mudanças na realidade a partir daquilo que se espera e/ou acredita delas. Tendo em vista essa realidade, as escolas não podem ficar alheias a esse ambiente de transformações constantes. A integração das TIC na prática pedagógica contribui para um ensino significativo e consequente visando a construção do conhecimento por meio de estratégias que transcendem a competência tecnológica, mas que enfatizam a competência docente de incentivar o uso do pensamento crítico na Sociedade do Conhecimento. Diante deste contexto, os objetivos que nortearam essa pesquisa foram investigar: O modo como os docentes do IFG – Campus de Uruaçu usam (ou não) as TIC para fins pedagógicos; se existem constrangimentos ao uso das TIC pelos mesmos docentes; as circunstâncias em que decorreu a oferta de formação em TIC aos docentes, promovida pelos órgãos de gestão do IFG-CU; os resultados dessa formação em TIC, dirigida aos docentes do IFG, nas suas práticas letivas; o interesse dos alunos do IFG-CU quanto ao uso das TIC no ensino-aprendizagem e por fim, a percepção dos alunos quanto ao contributo das TIC para o seu futuro profissional. O contexto da pesquisa foi no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu e envolveu 195 alunos e 50 professores.TIC are constantly changing and have invaded virtually every area of society. They change the way of life and coexistence of people and can create different situations for learning, work in all areas of knowledge, and also changes in reality awakening from what is expected and / or believe them. Thus, schools can not be alien to this constant transformation environment, the integration of ICT in teaching practice contributes to a significant and consequent learning for the construction of knowledge through strategies that transcend technological skills, but which emphasize teacher competence to encourage the use of critical thinking in the Knowledge Society. In this context, the goals which guided this research were: to research the way in which IFG - Uruaçu Campus teachers use (or not) ICT for pedagogical purposes; if there were constraints to the use of ICT by those teachers; the circumstances in which the provision of ICT training for teachers was promoted by the management Board of IFG-CU; the results of ICT training, addressed to IFG teachers, in their teaching practices; the interest of IFG-CU students in the use of ICT in teaching-learning and, finally, the students' perception of the contribution of ICT to their professional future. The context of the research was in the Federal Institute of Goiás - Campus Uruacu and has involved 195 students and 50 teachers.Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Kátia Pereira2019-03-19T10:02:54Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13035TID:202195910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:16.891599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
title |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
spellingShingle |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu Fonseca, Kátia Pereira Prática pedagógica TIC Educação significativa Ensino e aprendizagem com TIC Pedagogical practice Teaching and learning with ICT ICT Significant education Gestão |
title_short |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
title_full |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
title_fullStr |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
title_full_unstemmed |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
title_sort |
O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu |
author |
Fonseca, Kátia Pereira |
author_facet |
Fonseca, Kátia Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Kátia Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica TIC Educação significativa Ensino e aprendizagem com TIC Pedagogical practice Teaching and learning with ICT ICT Significant education Gestão |
topic |
Prática pedagógica TIC Educação significativa Ensino e aprendizagem com TIC Pedagogical practice Teaching and learning with ICT ICT Significant education Gestão |
description |
Versão final - contém as críticas e sugestões dos elementos do júri |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-06 2018-12-06T00:00:00Z 2019-03-19T10:02:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/13035 TID:202195910 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/13035 |
identifier_str_mv |
TID:202195910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817553780983463936 |