O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Kátia Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13035
Resumo: Versão final - contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
id RCAP_7091d577a1ab74caf9b035060db94767
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/13035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus UruaçuPrática pedagógicaTICEducação significativaEnsino e aprendizagem com TICPedagogical practiceTeaching and learning with ICTICTSignificant educationGestãoVersão final - contém as críticas e sugestões dos elementos do júriAs TIC estão em constante mudança e invadiram praticamente todas as áreas da vida em sociedade. Elas modificam o modo de vida e convivência das pessoas, podendo criar diversas situações para o aprendizado, o trabalho, em todas as áreas do conhecimento, bem como ainda, despertar mudanças na realidade a partir daquilo que se espera e/ou acredita delas. Tendo em vista essa realidade, as escolas não podem ficar alheias a esse ambiente de transformações constantes. A integração das TIC na prática pedagógica contribui para um ensino significativo e consequente visando a construção do conhecimento por meio de estratégias que transcendem a competência tecnológica, mas que enfatizam a competência docente de incentivar o uso do pensamento crítico na Sociedade do Conhecimento. Diante deste contexto, os objetivos que nortearam essa pesquisa foram investigar: O modo como os docentes do IFG – Campus de Uruaçu usam (ou não) as TIC para fins pedagógicos; se existem constrangimentos ao uso das TIC pelos mesmos docentes; as circunstâncias em que decorreu a oferta de formação em TIC aos docentes, promovida pelos órgãos de gestão do IFG-CU; os resultados dessa formação em TIC, dirigida aos docentes do IFG, nas suas práticas letivas; o interesse dos alunos do IFG-CU quanto ao uso das TIC no ensino-aprendizagem e por fim, a percepção dos alunos quanto ao contributo das TIC para o seu futuro profissional. O contexto da pesquisa foi no Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu e envolveu 195 alunos e 50 professores.TIC are constantly changing and have invaded virtually every area of society. They change the way of life and coexistence of people and can create different situations for learning, work in all areas of knowledge, and also changes in reality awakening from what is expected and / or believe them. Thus, schools can not be alien to this constant transformation environment, the integration of ICT in teaching practice contributes to a significant and consequent learning for the construction of knowledge through strategies that transcend technological skills, but which emphasize teacher competence to encourage the use of critical thinking in the Knowledge Society. In this context, the goals which guided this research were: to research the way in which IFG - Uruaçu Campus teachers use (or not) ICT for pedagogical purposes; if there were constraints to the use of ICT by those teachers; the circumstances in which the provision of ICT training for teachers was promoted by the management Board of IFG-CU; the results of ICT training, addressed to IFG teachers, in their teaching practices; the interest of IFG-CU students in the use of ICT in teaching-learning and, finally, the students' perception of the contribution of ICT to their professional future. The context of the research was in the Federal Institute of Goiás - Campus Uruacu and has involved 195 students and 50 teachers.Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira RodriguesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFonseca, Kátia Pereira2019-03-19T10:02:54Z2018-12-062018-12-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13035TID:202195910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:16.891599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
title O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
spellingShingle O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
Fonseca, Kátia Pereira
Prática pedagógica
TIC
Educação significativa
Ensino e aprendizagem com TIC
Pedagogical practice
Teaching and learning with ICT
ICT
Significant education
Gestão
title_short O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
title_full O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
title_fullStr O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
title_full_unstemmed O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
title_sort O uso das TIC para fins pedagógicos pelos docentes do Instituto Federal de Goiás - o caso Campus Uruaçu
author Fonseca, Kátia Pereira
author_facet Fonseca, Kátia Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Zita Maria Alves Romero de Oliveira Rodrigues
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Kátia Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
TIC
Educação significativa
Ensino e aprendizagem com TIC
Pedagogical practice
Teaching and learning with ICT
ICT
Significant education
Gestão
topic Prática pedagógica
TIC
Educação significativa
Ensino e aprendizagem com TIC
Pedagogical practice
Teaching and learning with ICT
ICT
Significant education
Gestão
description Versão final - contém as críticas e sugestões dos elementos do júri
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-06
2018-12-06T00:00:00Z
2019-03-19T10:02:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/13035
TID:202195910
url http://hdl.handle.net/10400.22/13035
identifier_str_mv TID:202195910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817553780983463936