Memória de trabalho : questões em torno da sua caracterização e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Aristides Isidoro
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Almeida, Leandro S., Albuquerque, Pedro Barbas, Guisande, M. Adelina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/11753
Resumo: Este artigo apresenta os modelos teóricos que melhor explicam a memória de trabalho, em particular o modelo dos multiplos-componentes de Baddeley e Hitch (1974). A par da descrição dos processos cognitivos que melhor podem definir a memória de trabalho, procura-se descrever o seu desenvolvimento. Os dados sugerem que, face as críticas emergentes, aparecem alterações pontuais ao modelo inicial com a inclusão do buffer episódico e com a adopção do Sistema Supervisor da Atenção de Shallice (7988). E ainda possível constatar que, contrariamente ao que vem sendo proposto por alguns autores, memoria de trabalho não é a mesma coisa que factor g, justificando-se também tarefas próprias para a sua avaliação. Finalmente, conhecendo-se a importância dos componentes tecnológico e visuo-espacial na aprendizagem da leitura e cálculo, deve a escola organizar actividades específicas para o seu treino deliberado e pensar o currículo considerando o desenvolvimento das crianças nestas componentes da memória de trabalho.
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spelling Memória de trabalho : questões em torno da sua caracterização e desenvolvimentoMemória de trabalhoMemória a curto-prazoFactor GDesenvolvimento cognitivoWorking memoryShort-term memoryG FactorCognitive developmentEste artigo apresenta os modelos teóricos que melhor explicam a memória de trabalho, em particular o modelo dos multiplos-componentes de Baddeley e Hitch (1974). A par da descrição dos processos cognitivos que melhor podem definir a memória de trabalho, procura-se descrever o seu desenvolvimento. Os dados sugerem que, face as críticas emergentes, aparecem alterações pontuais ao modelo inicial com a inclusão do buffer episódico e com a adopção do Sistema Supervisor da Atenção de Shallice (7988). E ainda possível constatar que, contrariamente ao que vem sendo proposto por alguns autores, memoria de trabalho não é a mesma coisa que factor g, justificando-se também tarefas próprias para a sua avaliação. Finalmente, conhecendo-se a importância dos componentes tecnológico e visuo-espacial na aprendizagem da leitura e cálculo, deve a escola organizar actividades específicas para o seu treino deliberado e pensar o currículo considerando o desenvolvimento das crianças nestas componentes da memória de trabalho.This article presents the theoretical models that better explain the working memory, especially the multiple components model presented by Baddeley and Hitch (7974). Together with the description of the processes Involved in this cognitive function, we describe its development. Research data suggests that, in face of the emergent critics, some punctual modifications are introduced in the Initial model, for example the inclusion of the episodic buffer and the adoption of the Shallice Supervisory Attentional System (1988). Also it is possible to state that, unlike what it comes being defended by several authors, the working -memory is not the same construct as g factor, and it is important to have specific tasks for their assessment. Finally, as phonological loop and visuo-spatial sketchpad assume an important role on reading and calculation acquisitions, school must organizes specific activities for intentional training and to think the curriculum considering the child development in these components of working memory.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) - SFRH/BD/27537/2006Universidade do Minho. Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi)Universidade do MinhoFerreira, Aristides IsidoroAlmeida, Leandro S.Albuquerque, Pedro BarbasGuisande, M. Adelina20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/11753por"Psicologia : teoria, investigação e prática." ISSN 0873-4976. 12:1 (2007) 13-23.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11753Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:41:15.500800Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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