Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Claudia Rangel da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matos, F?tima Ney (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371
Resumo: As a??es sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos ?ltimos anos, n?o s? considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela est? inserida, mas tamb?m contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclus?o por terem defici?ncia visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a din?mica da implementa??o de medidas socialmente respons?veis por parte das organiza??es, por outro lado, avaliar as motiva??oes das organiza??es no que respeita ?s pr?ticas de responsabilidade social, conforme a contribui??o de RH1, ?ser um conceito que engloba iniciativas e pr?ticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos b?sicos, transparentes, ?ticos e voltados em benef?cio de seu p?blico internos e externos, incluindo a preserva??o do meio ambiente, redu??o de desigualdade e respeito ? diversidade?. E acrescenta RH5 ? Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necess?rio contribuir para um futuro melhor, ent?o quando a empresa aposta na responsabilidade social ela est? contribuindo n?o somente para um futuro melhor, mas tamb?m para o crescimento e seguran?a de todos. Trazendo assim credibilidade e confian?a em todas as suas a??es, produtos e servi?os?. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organiza??o estudada a ado??o de pol?ticas socialmente respons?veis est? diretamente relacionada com o seu modelo de gest?o, que ? baseada em sua vis?o, miss?o e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, ? ao adotar a??es de responsabilidade social a empresa deve refor?ar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus neg?cios?. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organiza??es cuja gest?o ? baseada em valores est?o mais comprometidas com uma gest?o socialmente respons?vel. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, ?being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity?. And adds RH5, ?Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services?. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, ?when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business?. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management.
id RCAP_710c050e6db6299b51c4ad3be652299b
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1371
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados MundialResponsabilidade social - Social responsibilityPessoa com defici?ncia - People with disabilitiesPcD - PwDPol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policyAs a??es sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos ?ltimos anos, n?o s? considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela est? inserida, mas tamb?m contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclus?o por terem defici?ncia visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a din?mica da implementa??o de medidas socialmente respons?veis por parte das organiza??es, por outro lado, avaliar as motiva??oes das organiza??es no que respeita ?s pr?ticas de responsabilidade social, conforme a contribui??o de RH1, ?ser um conceito que engloba iniciativas e pr?ticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos b?sicos, transparentes, ?ticos e voltados em benef?cio de seu p?blico internos e externos, incluindo a preserva??o do meio ambiente, redu??o de desigualdade e respeito ? diversidade?. E acrescenta RH5 ? Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necess?rio contribuir para um futuro melhor, ent?o quando a empresa aposta na responsabilidade social ela est? contribuindo n?o somente para um futuro melhor, mas tamb?m para o crescimento e seguran?a de todos. Trazendo assim credibilidade e confian?a em todas as suas a??es, produtos e servi?os?. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organiza??o estudada a ado??o de pol?ticas socialmente respons?veis est? diretamente relacionada com o seu modelo de gest?o, que ? baseada em sua vis?o, miss?o e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, ? ao adotar a??es de responsabilidade social a empresa deve refor?ar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus neg?cios?. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organiza??es cuja gest?o ? baseada em valores est?o mais comprometidas com uma gest?o socialmente respons?vel. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, ?being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity?. And adds RH5, ?Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services?. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, ?when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business?. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management.ISMT2022-01-21T14:56:54Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371TID:202885801porCunha, Claudia Rangel da SilvaMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:56ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
title Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
spellingShingle Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
Cunha, Claudia Rangel da Silva
Responsabilidade social - Social responsibility
Pessoa com defici?ncia - People with disabilities
PcD - PwD
Pol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policy
title_short Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
title_full Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
title_fullStr Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
title_full_unstemmed Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
title_sort Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
author Cunha, Claudia Rangel da Silva
author_facet Cunha, Claudia Rangel da Silva
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author_role author
author2 Matos, F?tima Ney (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Claudia Rangel da Silva
Matos, F?tima Ney (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social - Social responsibility
Pessoa com defici?ncia - People with disabilities
PcD - PwD
Pol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policy
topic Responsabilidade social - Social responsibility
Pessoa com defici?ncia - People with disabilities
PcD - PwD
Pol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policy
description As a??es sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos ?ltimos anos, n?o s? considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela est? inserida, mas tamb?m contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclus?o por terem defici?ncia visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a din?mica da implementa??o de medidas socialmente respons?veis por parte das organiza??es, por outro lado, avaliar as motiva??oes das organiza??es no que respeita ?s pr?ticas de responsabilidade social, conforme a contribui??o de RH1, ?ser um conceito que engloba iniciativas e pr?ticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos b?sicos, transparentes, ?ticos e voltados em benef?cio de seu p?blico internos e externos, incluindo a preserva??o do meio ambiente, redu??o de desigualdade e respeito ? diversidade?. E acrescenta RH5 ? Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necess?rio contribuir para um futuro melhor, ent?o quando a empresa aposta na responsabilidade social ela est? contribuindo n?o somente para um futuro melhor, mas tamb?m para o crescimento e seguran?a de todos. Trazendo assim credibilidade e confian?a em todas as suas a??es, produtos e servi?os?. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organiza??o estudada a ado??o de pol?ticas socialmente respons?veis est? diretamente relacionada com o seu modelo de gest?o, que ? baseada em sua vis?o, miss?o e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, ? ao adotar a??es de responsabilidade social a empresa deve refor?ar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus neg?cios?. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organiza??es cuja gest?o ? baseada em valores est?o mais comprometidas com uma gest?o socialmente respons?vel. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, ?being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity?. And adds RH5, ?Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services?. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, ?when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business?. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021
2022-01-21T14:56:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371
TID:202885801
url http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371
identifier_str_mv TID:202885801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303611339964416