Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371 |
Resumo: | As a??es sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos ?ltimos anos, n?o s? considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela est? inserida, mas tamb?m contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclus?o por terem defici?ncia visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a din?mica da implementa??o de medidas socialmente respons?veis por parte das organiza??es, por outro lado, avaliar as motiva??oes das organiza??es no que respeita ?s pr?ticas de responsabilidade social, conforme a contribui??o de RH1, ?ser um conceito que engloba iniciativas e pr?ticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos b?sicos, transparentes, ?ticos e voltados em benef?cio de seu p?blico internos e externos, incluindo a preserva??o do meio ambiente, redu??o de desigualdade e respeito ? diversidade?. E acrescenta RH5 ? Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necess?rio contribuir para um futuro melhor, ent?o quando a empresa aposta na responsabilidade social ela est? contribuindo n?o somente para um futuro melhor, mas tamb?m para o crescimento e seguran?a de todos. Trazendo assim credibilidade e confian?a em todas as suas a??es, produtos e servi?os?. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organiza??o estudada a ado??o de pol?ticas socialmente respons?veis est? diretamente relacionada com o seu modelo de gest?o, que ? baseada em sua vis?o, miss?o e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, ? ao adotar a??es de responsabilidade social a empresa deve refor?ar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus neg?cios?. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organiza??es cuja gest?o ? baseada em valores est?o mais comprometidas com uma gest?o socialmente respons?vel. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, ?being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity?. And adds RH5, ?Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services?. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, ?when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business?. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management. |
id |
RCAP_710c050e6db6299b51c4ad3be652299b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/1371 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados MundialResponsabilidade social - Social responsibilityPessoa com defici?ncia - People with disabilitiesPcD - PwDPol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policyAs a??es sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos ?ltimos anos, n?o s? considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela est? inserida, mas tamb?m contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclus?o por terem defici?ncia visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a din?mica da implementa??o de medidas socialmente respons?veis por parte das organiza??es, por outro lado, avaliar as motiva??oes das organiza??es no que respeita ?s pr?ticas de responsabilidade social, conforme a contribui??o de RH1, ?ser um conceito que engloba iniciativas e pr?ticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos b?sicos, transparentes, ?ticos e voltados em benef?cio de seu p?blico internos e externos, incluindo a preserva??o do meio ambiente, redu??o de desigualdade e respeito ? diversidade?. E acrescenta RH5 ? Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necess?rio contribuir para um futuro melhor, ent?o quando a empresa aposta na responsabilidade social ela est? contribuindo n?o somente para um futuro melhor, mas tamb?m para o crescimento e seguran?a de todos. Trazendo assim credibilidade e confian?a em todas as suas a??es, produtos e servi?os?. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organiza??o estudada a ado??o de pol?ticas socialmente respons?veis est? diretamente relacionada com o seu modelo de gest?o, que ? baseada em sua vis?o, miss?o e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, ? ao adotar a??es de responsabilidade social a empresa deve refor?ar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus neg?cios?. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organiza??es cuja gest?o ? baseada em valores est?o mais comprometidas com uma gest?o socialmente respons?vel. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, ?being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity?. And adds RH5, ?Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services?. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, ?when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business?. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management.ISMT2022-01-21T14:56:54Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371TID:202885801porCunha, Claudia Rangel da SilvaMatos, F?tima Ney (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:56ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
title |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
spellingShingle |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial Cunha, Claudia Rangel da Silva Responsabilidade social - Social responsibility Pessoa com defici?ncia - People with disabilities PcD - PwD Pol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policy |
title_short |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
title_full |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
title_fullStr |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
title_full_unstemmed |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
title_sort |
Responsabilidade Social Empresarial na Inclus?o de PcD?s: estudo de caso no Supermercados Mundial |
author |
Cunha, Claudia Rangel da Silva |
author_facet |
Cunha, Claudia Rangel da Silva Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Claudia Rangel da Silva Matos, F?tima Ney (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Responsabilidade social - Social responsibility Pessoa com defici?ncia - People with disabilities PcD - PwD Pol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policy |
topic |
Responsabilidade social - Social responsibility Pessoa com defici?ncia - People with disabilities PcD - PwD Pol?tica socialmente respons?vel - Socially responsible policy |
description |
As a??es sociais realizadas pelas empresas tornaram-se relevantes nos ?ltimos anos, n?o s? considerando-se a necessidade de assumir responsabilidade social no ambiente em que ela est? inserida, mas tamb?m contribuindo para uma sociedade mais justa. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Foram entrevistados 3 profissionais de RH, ligados ao setor de responsabilidade social da empresa e 2 profissionais participantes do projeto de inclus?o por terem defici?ncia visual. Os dados foram coletados por meio de roteiros semiestruturados e analisados atrav?s da t?cnica de an?lise de conte?do. Teve como principal desafio, por um lado, compreender a din?mica da implementa??o de medidas socialmente respons?veis por parte das organiza??es, por outro lado, avaliar as motiva??oes das organiza??es no que respeita ?s pr?ticas de responsabilidade social, conforme a contribui??o de RH1, ?ser um conceito que engloba iniciativas e pr?ticas que manifestam o comprometimento da empresa, com comportamentos b?sicos, transparentes, ?ticos e voltados em benef?cio de seu p?blico internos e externos, incluindo a preserva??o do meio ambiente, redu??o de desigualdade e respeito ? diversidade?. E acrescenta RH5 ? Crescimento, visibilidade, respeito por parte da sociedade. Atualmente o mundo vive um momento em que se faz necess?rio contribuir para um futuro melhor, ent?o quando a empresa aposta na responsabilidade social ela est? contribuindo n?o somente para um futuro melhor, mas tamb?m para o crescimento e seguran?a de todos. Trazendo assim credibilidade e confian?a em todas as suas a??es, produtos e servi?os?. Com base no estudo de caso realizado, concluiu-se que na organiza??o estudada a ado??o de pol?ticas socialmente respons?veis est? diretamente relacionada com o seu modelo de gest?o, que ? baseada em sua vis?o, miss?o e valores. Vem ao encontro com a fala de RH1, ? ao adotar a??es de responsabilidade social a empresa deve refor?ar o seu compromisso com a sociedade e com os seus valores estabelecidos, a fim de gerar mais credibilidade aos seus neg?cios?. Com o culminar deste trabalho, pode-se aferir que as organiza??es cuja gest?o ? baseada em valores est?o mais comprometidas com uma gest?o socialmente respons?vel. / The social actions carried out by companies have become relevant in recent years, not only considering the need to assume social responsibility in the environment in which they operate, but also contributing to a fairer society. A qualitative descriptive research was carried out. We interviewed 3 HR professionals, linked to the company's social responsibility sector, and 2 professionals participating in the inclusion project due to visual impairment. Through semi-structured scripts, the data were analyzed using the content analysis technique. Its main challenge, on the one hand, was to understand the dynamics of implementing socially responsible measures by organizations, on the other hand, to assess the motivations of organizations with regard to social responsibility practices, according to the contribution of RH1, ?being a concept that encompasses initiatives and practices that demonstrate the company`s, with basic, transparent, ethical behavior and aimed at the benefit of its internal and external audiences, including the preservation of the environment, reduction of inequality and respect for diversity?. And adds RH5, ?Growth, visibility, respect from society. Currently the world is experiencing a time when it is necessary to contribute to a better future, so when the company bets on social responsibility, it is contributing not only to a better future, but also to everyone`s growth and security. Thus bringing credibility and trist in all its actions, products and services?. Based on the case study carried out, it was concluded that in the studied organization the adoption of socially responsible policies is directly related to its management model, which is based on its vision, mission and values. It meets the fa of RH1, ?when adopting social responsibility actions, the company must reinforce its commitment to society and its established values, in order to generate more credibility to its business?. With the culmination of this work, it can be seen that organizations whose management is based on values are more committed to socially responsible management. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-01-21T14:56:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371 TID:202885801 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1371 |
identifier_str_mv |
TID:202885801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303611339964416 |