Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Ana Rita Rêgo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14612
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto.
id RCAP_710c1b29fa8737a7f7af1888054d291e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática vocal nas aulas de Educação MusicalEducação musicalPrática de Ensino SupervisionadaPrática VocalMusic EducationSupervised Teaching PracticeVocal PracticeDomínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da EducaçãoEste relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto.This report was developed in the scope of the Master's Degree on Teaching Basic Musical Education in Educational School of the Porto's Polytechnic Institute. The first chapter exposes the characterization of the contexts where the supervised teaching practice took place: schools, classes and educational communities. The second chapter encompasses a reflection and rational of the options made throughout the educational practices, which is based on the experience gained during the classes observed and taught. The third chapter is devoted to the research project on theme: “The vocal practice of teachers in Music Education classes”. This seeks to a better understand of the teacher’s opinions about the singing activities they perform with the students. At last, a questionnaire was used to understand the beliefs of music teachers on Generic and Vocational Education. After analyzing and interpreting the data obtained, this research study allowed us to conclude that singing practice is widely approached in Music Education classes. It was also possible to collect information about this practice, what type of repertoire they use, what are their main resources, the most important objectives and the attitudes of students in relation to singing activity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoBoal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMiranda, Ana Rita Rêgo2019-09-16T13:32:05Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14612TID:202284530porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:14Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:26.525107Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
Prática vocal nas aulas de Educação Musical
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Miranda, Ana Rita Rêgo
Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Prática Vocal
Music Education
Supervised Teaching Practice
Vocal Practice
Domínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Miranda, Ana Rita Rêgo
author_facet Miranda, Ana Rita Rêgo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Boal-Palheiros, Graça
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Ana Rita Rêgo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Prática Vocal
Music Education
Supervised Teaching Practice
Vocal Practice
Domínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educação
topic Educação musical
Prática de Ensino Supervisionada
Prática Vocal
Music Education
Supervised Teaching Practice
Vocal Practice
Domínio/Área Científica: Ciências Sociais:Ciências da Educação
description Este relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. O primeiro capítulo expõe a caracterização dos contextos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, as escolas, as turmas e as comunidades educativas. O segundo capítulo engloba uma reflexão e fundamentação das opções realizadas ao longo das práticas educativas, que tem como base a experiência adquirida durante as aulas observadas e lecionadas. O terceiro capítulo é dedicado ao projeto de investigação sobre o tema: “A prática vocal dos professores nas aulas de Educação Musical”. Com isto procurase conhecer melhor as opiniões dos professores sobre as atividades de canto que realizam com os alunos. Para tal, foi utilizado um questionário direcionado a professores de música do ensino genérico e vocacional. Após a análise e a interpretação dos dados obtidos, este trabalho de investigação permitiu-nos concluir que a prática do canto é bastante abordada nas aulas de Educação Musical. Foi também possível recolher informações sobre esta prática, que tipo de reportório utilizam, quais os principais recursos, os objetivos mais importantes e as atitudes dos alunos face à atividade de canto.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-16T13:32:05Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14612
TID:202284530
url http://hdl.handle.net/10400.22/14612
identifier_str_mv TID:202284530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131436613107712