Motivação, adaptação académica e hábitos de estudo em estudantes universitários: comparação entre tunantes e não tunantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Olinda Marisa Lacerda Figueiredo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7406
Resumo: A motivação que os estudantes apresentam para a realização das tarefas curriculares é um fator essencial para que possam levar as mesmas a cabo de modo a obter o sucesso académico que tanto desejam. Também a adaptação ao contexto académico poderá influenciar este sucesso, pelo que se torna essencial que o aluno se sinta adaptado ao meio em que se encontra. Neste meio, existe uma grande oferta de atividades extracurriculares que o aluno poderá experimentar. Entre elas encontra-se a que mais tradição apresenta dentro do mundo universitário. Referimo-nos à tuna académica, que acompanha a população universitária ao longo de gerações e que nunca foi objeto de estudo científico. A presente investigação tem como objetivo averiguar a influência da participação consistente de uma tuna académica sobre a motivação para o estudo e a adaptação ao contexto universitário. A amostra é constituída por 414 estudantes universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 58 anos, encontrando-se dividida em 194 tunantes e 220 não tunantes. Para a recolha de dados recorreu-se ao Motivated Strategies of Learning Questionnaire e ao Questionário de Vivências Académicas. Os resultados apontam para uma influência apenas ao nível da motivação extrínseca e do valor da tarefa no que respeita à motivação. Em relação à adaptação ao contexto académico apenas se verificaram diferenças significativas na dimensão interpessoal. Através destes resultados, o presente estudo demonstrou a existência de muito poucas diferenças entre os grupos em análise, pelo que se crê que a frequência de uma tuna universitária não trará qualquer prejuízo no que refere às variáveis estudadas, podendo ainda trazer benefícios no que diz respeito à adaptação ao meio académico.
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