A DIFERENCIAÇÃO DOS TERRITÓRIOS E A VALORIZAÇÃO CULTURAL: ABORDAGEM AO TURISMO IDIOMÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Bruno
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Sánchez, Mary
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11110/2067
Resumo: O turismo é uma atividade dinâmica e complexa do ponto de vista geográfico, sendo que cada vez mais o turismo origina novos (e diferentes) segmentos de mercado com interesses individuais distintos. Estes segmentos são caracterizados pelas motivações que os fazem viajar e, por sua vez, pela diferenciação da oferta existente. Em específico, o turismo idiomático tem-se afirmado, cada vez mais, como uma dasatividades mais comuns de lazer, e uma das que mais cresce no setor de turismo, por se tratar de um segmento onde os turistas têm maior desejo cultural e, por isso, tem recebido uma maior atenção por parte de líderesempresariais, formuladores de políticas eacadêmicos, em todo o mundo. Paralelamente, a gestão dos territórios proporciona diversas vantagens ao nível do desenvolvimento cultural de um destino turístico, estimulando as exportações e atraindo mais turismo e investimento. Tal como as empresas, também as cidades e os países podem (e devem) desenvolver as suas próprias marcas, tornando-se destinos cada vez mais diferenciadores e competitivos. Assim, o presente estudo visa melhor compreender o papel do marketing territorial comocontributo para a segmentação turística. Em específico, é proposto um modelo conceitual a testar empiricamente em contextos de turismo idiomático.Numa perspetiva interdisciplinar, o presente estudo apresenta inputsna área do marketing e do turismo. No final, serão apresentadasalgumas linhas de investigação futura
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