Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadete, Odete da Conceição Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Célia Regina Gomes, Lopes, João Arménio Lamego
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670
http://hdl.handle.net/10437/12492
Resumo: A indisciplina nas escolas e os comportamentos desafiadores dos alunos constituem uma das principais preocupações dos professores, administradores e pais. Esta investigação visa comparar as percepções de indisciplina em salas de aula do ensino primário e secundário em estabelecimentos de ensino públicos e privados de Angola e Portugal. Participaram no estudo 1600 professores: 800 professores angolanos (493 homens e 307 mulheres) e 800 professores portugueses (181 homens e 619 mulheres). Os professores angolanos reportaram como ocorrendo com maior frequência comportamentos como intervir fora de vez, agressão verbal e desrespeito ao professor, enquanto os professores portugueses indicaram o comportamento de desatenção como sendo o mais frequente. As percepções de indisciplina diferem também em função do tipo de escola, do género e experiência profissional dos professores. Considerando que Angola saiu recentemente de décadas de guerra e enfrenta problemas cujo impacto na disciplina nas salas de aula não é suficientemente conhecido, pretende-se que este estudo seja inovador em Angola e que possa assumir uma dimensão transcultural, nomeadamente através da comparação de algumas variáveis e tipos de indisciplina com países como Portugal.
id RCAP_71f6b9b41ae9b51ef74f39b7011c6da6
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12492
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transculturalINDISCIPLINA ESCOLARPROFESSORESPSICOLOGIAPSYCHOLOGYSCHOOL INDISCIPLINETEACHERSA indisciplina nas escolas e os comportamentos desafiadores dos alunos constituem uma das principais preocupações dos professores, administradores e pais. Esta investigação visa comparar as percepções de indisciplina em salas de aula do ensino primário e secundário em estabelecimentos de ensino públicos e privados de Angola e Portugal. Participaram no estudo 1600 professores: 800 professores angolanos (493 homens e 307 mulheres) e 800 professores portugueses (181 homens e 619 mulheres). Os professores angolanos reportaram como ocorrendo com maior frequência comportamentos como intervir fora de vez, agressão verbal e desrespeito ao professor, enquanto os professores portugueses indicaram o comportamento de desatenção como sendo o mais frequente. As percepções de indisciplina diferem também em função do tipo de escola, do género e experiência profissional dos professores. Considerando que Angola saiu recentemente de décadas de guerra e enfrenta problemas cujo impacto na disciplina nas salas de aula não é suficientemente conhecido, pretende-se que este estudo seja inovador em Angola e que possa assumir uma dimensão transcultural, nomeadamente através da comparação de algumas variáveis e tipos de indisciplina com países como Portugal.Servicio de Publicaciones de la Universidade da Coruña2022-01-24T10:00:29Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670http://hdl.handle.net/10437/12492porCadete, Odete da Conceição FerreiraOliveira, Célia Regina GomesLopes, João Arménio Lamegoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:05:07Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12492Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:56.945230Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
title Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
spellingShingle Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
Cadete, Odete da Conceição Ferreira
INDISCIPLINA ESCOLAR
PROFESSORES
PSICOLOGIA
PSYCHOLOGY
SCHOOL INDISCIPLINE
TEACHERS
title_short Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
title_full Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
title_fullStr Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
title_full_unstemmed Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
title_sort Determinantes individuais e organizacionais na percepção de indisciplina em sala de aula. Um estudo transcultural
author Cadete, Odete da Conceição Ferreira
author_facet Cadete, Odete da Conceição Ferreira
Oliveira, Célia Regina Gomes
Lopes, João Arménio Lamego
author_role author
author2 Oliveira, Célia Regina Gomes
Lopes, João Arménio Lamego
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadete, Odete da Conceição Ferreira
Oliveira, Célia Regina Gomes
Lopes, João Arménio Lamego
dc.subject.por.fl_str_mv INDISCIPLINA ESCOLAR
PROFESSORES
PSICOLOGIA
PSYCHOLOGY
SCHOOL INDISCIPLINE
TEACHERS
topic INDISCIPLINA ESCOLAR
PROFESSORES
PSICOLOGIA
PSYCHOLOGY
SCHOOL INDISCIPLINE
TEACHERS
description A indisciplina nas escolas e os comportamentos desafiadores dos alunos constituem uma das principais preocupações dos professores, administradores e pais. Esta investigação visa comparar as percepções de indisciplina em salas de aula do ensino primário e secundário em estabelecimentos de ensino públicos e privados de Angola e Portugal. Participaram no estudo 1600 professores: 800 professores angolanos (493 homens e 307 mulheres) e 800 professores portugueses (181 homens e 619 mulheres). Os professores angolanos reportaram como ocorrendo com maior frequência comportamentos como intervir fora de vez, agressão verbal e desrespeito ao professor, enquanto os professores portugueses indicaram o comportamento de desatenção como sendo o mais frequente. As percepções de indisciplina diferem também em função do tipo de escola, do género e experiência profissional dos professores. Considerando que Angola saiu recentemente de décadas de guerra e enfrenta problemas cujo impacto na disciplina nas salas de aula não é suficientemente conhecido, pretende-se que este estudo seja inovador em Angola e que possa assumir uma dimensão transcultural, nomeadamente através da comparação de algumas variáveis e tipos de indisciplina com países como Portugal.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2020
2022-01-24T10:00:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670
http://hdl.handle.net/10437/12492
url https://doi.org/10.17979/reipe.2020.7.1.5670
http://hdl.handle.net/10437/12492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Servicio de Publicaciones de la Universidade da Coruña
publisher.none.fl_str_mv Servicio de Publicaciones de la Universidade da Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131226351599616