Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27183 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_72043aa3e9947c8f95cb5487395f665b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27183 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da CriatividadeMunicípiosDescentralizaçãoProjecto educativoAdministração educacionalRelatórios de estágio de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de estágio descreve e documenta as actividades desenvolvidas num estágio curricular realizado no Gabinete de Educação da Câmara Municipal de Óbidos, no âmbito do Mestrado em Educação e Formação, na especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação. São desenvolvidas três componentes: a caracterização do contexto organizacional no qual o estágio se concretizou; o estudo de pequena escala; e as actividades realizadas durante o período do estágio. O relatório aborda a intervenção autárquica no município de Óbidos. Trata-se de um município no qual o investimento realizado na educação vem sendo apresentado pela autarquia como uma estratégia de desenvolvimento de todo o território e da comunidade local. Este investimento tem sido efectuado na requalificação e construção de complexos escolares, bem como na formação dos recursos humanos da autarquia ao nível de pessoal não docente. Esta aposta na educação escolar é desenvolvida em torno dos conceitos de inovação e criatividade, através das diversas iniciativas que são realizadas ao longo do ano lectivo. No presente relatório é documentado o projecto de investigação de pequena escala desenvolvido no contexto de estágio. O estudo pretendeu conhecer e analisar as percepções de diversos actores locais sobre o projecto educativo escolar de Óbidos e sobre o projecto Fábrica da Criatividade. O estudo apresenta a visão de diversos actores que realçam o esforço conjunto da autarquia e do agrupamento de escolas no sentido de melhorar a educação escolar no concelho. A Fábrica da Criatividade é um projecto que agrega diversas iniciativas, como é o exemplo dos Ateliês Criativos, espaço no qual as actividades de estágio ocorreram, e que são analisadas neste relatório. Estas actividades, por serem desenvolvidas com o Gabinete de Educação da autarquia, são centradas nesta iniciativa, especificamente no caso do Ateliê Criativo do Complexo Escolar dos Arcos.The present report describes and documents the activities developed in a practicum carried out at the Education Office of the Óbidos Municipality, undertaken as part of the Master course in Education and Training, specialisation in Organisation and Management of Education and Training. Three components are developed in this report: the characterisation of the organisational context in which the practicum took place; the small-scale case study; and the activities performed throughout the internship. The report addresses the city hall's intervention in the Óbidos municipality. It is a municipality in which an investment in education has been presented by the city hall as a development strategy for all the territory and the local community. This investment has been taking place in the requalification and construction of school complexes, as well as in the training of the city hall's human resources, namely the non-teaching staff. This commitment to the school education is developed around the concepts of inovation and creativity, through the most diverse activities that take place throughout the school year. In this report it is documented the small scale investigation project developed in the context of the internship. The study intended to know and analyse the perception of several local agents regarding Óbidos' educational project and the Fábrica da Criatividade (Creativity Factory) project. The study presents the vision of several agents who emphasise the combined efforts laid out by the city hall and the school group with a view to improve the municipality's school education. Fábrica da Criatividade (Creativity Factory) is a project that combined several iniciatives, as the example of the Creative Workshops, the space in which the activities of the internship took place. Such initiatives are analysed in the present report. Due to the fact that they were developed in combination with the city hall's Education Office, these activities are centered on this initiative, specifically in the case of the Creative Workshop of the Arcos School Complex.Carvalho, Luís Miguel, 1960-Repositório da Universidade de LisboaCarmo, Catarina Vitória do, 1993-2017-03-10T17:13:24Z20162016-10-132016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27183TID:201912546porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:17:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27183Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:39.323951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
title |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
spellingShingle |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade Carmo, Catarina Vitória do, 1993- Municípios Descentralização Projecto educativo Administração educacional Relatórios de estágio de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
title_full |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
title_fullStr |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
title_full_unstemmed |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
title_sort |
Intervenção autárquica e educação escolar em Óbidos : projecto Fábrica da Criatividade |
author |
Carmo, Catarina Vitória do, 1993- |
author_facet |
Carmo, Catarina Vitória do, 1993- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Luís Miguel, 1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carmo, Catarina Vitória do, 1993- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Municípios Descentralização Projecto educativo Administração educacional Relatórios de estágio de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Municípios Descentralização Projecto educativo Administração educacional Relatórios de estágio de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de especialização em Organização e Gestão da Educação e Formação), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-13 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-10T17:13:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27183 TID:201912546 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27183 |
identifier_str_mv |
TID:201912546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134356430651392 |