Post-Processing para videojogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Sandro Daniel Gomes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12016
Resumo: Os videojogos são uma média bem estabelecida presentemente, e a indústria em torno destes é também das mais lucrativas mundialmente. Parte deste sucesso provém da evolução visual dos mesmos e da persecução de um dia ser possível criar jogos cujo realismo visual (e não só) seja indistinguível, atravessando assim a linha entre o real e o virtual, mas por enquanto, esse objetivo ainda é distante; a distância atualmente já é bem pequena, e há exemplos em que se nada for dito e o contexto não existir, um indivíduo pode até ser enganado em acreditar que um jogo não o seja. Esta evolução vem de imensos avanços tecnológicos, assim como a criação de várias ferramentas e programas, uma destas ferramentas é o post-Processing, utilizado também noutros média como a fotografia, som e cinema. Esta dissertação e o projeto que a acompanha visam principalmente conseguir entender como utilizar post-Processing durante o desenvolvimento de um jogo ou outro produto, na Unreal Engine, nomeadamente na versão 4.26, mas também a analisarem-se as potencialidades do post-Processing no desenvolvimento de jogos, o que se pode atingir com a ferramenta, os obstáculos que podem dificultar a sua aprendizagem, as bases fundamentais para conseguir dominar o post-Processing e uma análise da sua importância. O projeto serve essencialmente como uma tela onde se podem realizar experimentações com a ferramenta, percebendo assim como a teoria funciona, mas também ganhando o conhecimento prático, com o intuito de criar um demo jogável cuja fidelidade visual seja o cúmulo de toda a aprendizagem do mestrado de Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais, complementado pela aprendizagem do post-Processing. Em suma, procede-se à análise do quão importante é atualmente o post-Processing durante a fase de desenvolvimento de um videojogo, importância esta associada aos resultados obtidos com o uso do mesmo para fins narrativos e mecânicos para além dos visuais ou estéticos.
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