Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zhang, Ruonan
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/85397
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_72895be2ad93c72f8c8488372ac00e66
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/85397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uoutro – interculturalidade e coexistência culturalUOUTRO INTERCULTURALITY AND CULTURAL COEXISTENCEInterculturalidadeEducação InterculturalIntervenção SocioeducativaInterculturalIntercultural educationSocio-Educational InterventionRelatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação“A educação intercultural pretende promover o reconhecimento e a valorização dadiversidade como oportunidade e como fonte de aprendizagem para todos, no respeito pelamulticulturalidade das sociedades atuais, bem como desenvolver a capacidade decomunicar e incentivar a interação social, criadora de identidades e de sentido de pertençacomum à humanidade (“Educação para a Cidadania”, 20181).É importante que se apele à reflexão sobre elementos culturais que podem ser motivoou alvo de discriminação, intolerância ou desrespeito em contextos formais e não formaisda educação. Partindo deste ponto de vista, surge a necessidade de criar um projetoelaborado no âmbito do Estágio Curricular do Mestrado em Ciências da Educação daFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, com ointuito de alertar e sensibilizar para algumas preocupações interculturais junto dapopulação estudantil do ensino superior. Realizado com a colaboração do Gabinete deApoio ao Estudante da referida faculdade, surgiu o projeto designado Programa ICC:Interculturalidade e Coexistência Cultural – Chaves para a Educação Intercultural. Esteprojeto engloba duas partes distintas, mas que se complementam. Por um lado, deu origemà planificação, desenvolvimento e avaliação de um curso de mandarim, com o intuito dealertar e sensibilizar os jovens universitários para a Cultura Chinesa; por outro acoexistência cultural que procura compreender, junto dos estudantes universitários, quaisos conhecimentos, comportamentos e atitudes que apresentam em relação à coexistênciaintercultural e comportamentos em diferentes culturas.Este Estágio, através da participação nas variadas atividades, permitiu conhecer umcontexto profissional, no qual foi possível aprender e desenvolver competências,contribuindo para a construção de um conhecimento profissional que articula a teoria coma pratica.“Intercultural education wants to promote recognition and the valorization of diversityas an opportunity and as a source of learning for all of us, in the respect formulticulturalism of today’s societies as well as developing the capacity to communicateand encourage the social interaction, creator of identities and sense of common belongingfor humanity itself” (Direction – General of Education), it´s important that we appeal andreflect about cultural elements that maybe the reason for discrimination, intolerance ordisrespect in formal and informal contexts of education. Starting from this point of viewthis is where the necessity of creating a project comes up and when the development of thesame one in the ambit of Curricular Internship in the Masters of Science and Education atthe University of Psychology and Science of Education at the University of Coimbra, inorder to alert and sensitize for some concerns related to different cultures among thestudents of college education.This project was created with the collaboration of the student support office at thecollege of Phycology and Science of Education at the University of Coimbra, and this ishow the project emerged designated as the ICC: Interculturality and cultural coexistence –the keys for the intercultural education among today´s societies and is divided in two partsthat complement themselves.On another hand it also gave origin to a planification, development and evaluation of amandarin course with the goal to alert and sensitize the young undergraduates to theChinese culture; on another on the other side the cultural coexistence that seeks tounderstand together with the young undergraduates which knowledges, behaviours andattitudes that introduce in relation to the cultural coexistence and behaviours on differentcultures.This intership through the participation of several activities allowed me to get to know theprofessional side in which I have learned and developed new competences contributing oncreating a professional knowledge that articulates with theory and technique.2018-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/85397http://hdl.handle.net/10316/85397TID:202195554porZhang, Ruonaninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-03-15T14:24:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/85397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:06:43.270922Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
UOUTRO INTERCULTURALITY AND CULTURAL COEXISTENCE
title Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
spellingShingle Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
Zhang, Ruonan
Interculturalidade
Educação Intercultural
Intervenção Socioeducativa
Intercultural
Intercultural education
Socio-Educational Intervention
title_short Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
title_full Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
title_fullStr Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
title_full_unstemmed Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
title_sort Uoutro – interculturalidade e coexistência cultural
author Zhang, Ruonan
author_facet Zhang, Ruonan
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zhang, Ruonan
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade
Educação Intercultural
Intervenção Socioeducativa
Intercultural
Intercultural education
Socio-Educational Intervention
topic Interculturalidade
Educação Intercultural
Intervenção Socioeducativa
Intercultural
Intercultural education
Socio-Educational Intervention
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ciências da Educação apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/85397
http://hdl.handle.net/10316/85397
TID:202195554
url http://hdl.handle.net/10316/85397
identifier_str_mv TID:202195554
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133959627472896