Envolvimento parental na escola e indicadores de risco : contributos para a intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4916
Resumo: Muito se tem falado da profissão docente e muito se têm discutido as práticas pelos docentes implementadas. Com intuito de perceber mais sobre esta questão o principal objetivo deste traba-lho visa apresentar uma visão relativamente à profissionalidade docente, fazendo uma análise às práticas pedagógicas dos professores do 1.º CEB. Neste sentido, desenvolveu-se uma base teórica sobre questões relacionadas com a profissão docente, a profissionalidade, o profissionismo, o profissionalismo e compe-tências profissionais, com o objetivo de esclarecer alguns aspetos relacionados com a profissão docente. Esta é uma profissão que abrange muitas conceções, teorias e ideias, tentámos uniformiza-las, trabalhando aquelas que nos parecem mais específicas e capazes de responder à questão problema. Os pontos apresentados levar-nos-ão a perceber como se dá a formação de profes-sores, bem como a forma como estes trabalham em função de uma formação continua e capaz. Segundo Garcia (1999), o termo desenvolvimento profissional para além de ter uma conotação de evolução e continuidade, “pressupõe uma abordagem na formação de professores que valorize o seu caráter contextual, organizacional e orientado para a mu-dança” (p. 137). Na sua prática os profissionais devem de se apoiar em conhecimentos especializados e formalizados. Para um melhor entendimento sobre todos estes pontos foi desenvolvida uma pes-quisa, baseada num questionário, que contou com a colaboração de docentes e que nos permitiu obter respostas para as questões inicialmente levantadas. Constatamos com a pesquisa desenvolvida a importância que cada vez mais se dá à formação contínua, numa perspetiva de melhoramento no desenvolvimento profissional docente, bem como a importância de conhecimentos de práticas pedagógicas capazes de promover aprendizagens efetivas por parte dos alunos. Ainda no decorrer deste trabalho daremos conta daquela que foi a nossa experiên-cia prática, isto é, dos estágios realizados, bem como das práticas implementadas.
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Esta é uma profissão que abrange muitas conceções, teorias e ideias, tentámos uniformiza-las, trabalhando aquelas que nos parecem mais específicas e capazes de responder à questão problema. Os pontos apresentados levar-nos-ão a perceber como se dá a formação de profes-sores, bem como a forma como estes trabalham em função de uma formação continua e capaz. Segundo Garcia (1999), o termo desenvolvimento profissional para além de ter uma conotação de evolução e continuidade, “pressupõe uma abordagem na formação de professores que valorize o seu caráter contextual, organizacional e orientado para a mu-dança” (p. 137). Na sua prática os profissionais devem de se apoiar em conhecimentos especializados e formalizados. Para um melhor entendimento sobre todos estes pontos foi desenvolvida uma pes-quisa, baseada num questionário, que contou com a colaboração de docentes e que nos permitiu obter respostas para as questões inicialmente levantadas. Constatamos com a pesquisa desenvolvida a importância que cada vez mais se dá à formação contínua, numa perspetiva de melhoramento no desenvolvimento profissional docente, bem como a importância de conhecimentos de práticas pedagógicas capazes de promover aprendizagens efetivas por parte dos alunos. Ainda no decorrer deste trabalho daremos conta daquela que foi a nossa experiên-cia prática, isto é, dos estágios realizados, bem como das práticas implementadas.Much has been said about the teaching profession and much has been discussed about the practices implemented by the teachers. In order to understand more about this issue the main objective of this work is to present a vision regarding teacher professionalism, making an analysis of the pedagogical practices of the teachers of the 1st degree of Basic Education. In this sense, a theoretical basis was developed on questions related to the teaching profession, professionalism, professionism and professional competences, in order to cla-rify some aspects related to the teaching profession. This is a profession that encompasses many conceptions, theories and ideas, We try to standardize them, working those that seem more specific and capable of answering the problem question. The points presented lead us to perceive how the teacher training takes place as well as these should work in function of a continuous and capable formation. According to Garcia (1999, p.137), the term professional development in addition to having a connotation of evolution and continuity, "presupposes an approach in teacher training that values its contextual, organizational and change-oriented character". In their practice professionals must rely on specialized and formalized knowledge. For a better understanding of all this, a research was developed, based on a ques-tionnaire, which had the collaboration of teachers and which allowed us to obtain answers to the questions initially raised. We find with the research developed the importance that is increasingly given to continuous training, in a perspective of improvement in the professional development of teachers, as well as the importance of knowledge of pedagogical practices capable of promoting effective learning on the part of the students. More so in the course of this work we will give an account of our practical expe-rience, that is, of the internships performed, as well as of the implemented practices.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuRamalho, HenriqueLacerda, CarlaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuPereira, Ana Catarina da Silva2018-05-07T09:47:51Z2018-01-302018-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4916TID:201911230porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:44Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4916Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:26.168864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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