Adivinhas e desenvolvimento da inferência na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mano, Ana Rita Fernandes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/26870
Resumo: O presente estudo pretendia desenvolver a competência inferencial em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar mediante o recurso a adivinhas. Com a realização deste projeto, pretendíamos obter resposta para a seguinte questão de investigação: Que efeito terá a exploração de adivinhas no desenvolvimento da capacidade inferencial em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar? O nosso objetivo de investigação era: desenvolver competências em inferência em crianças a frequentar a Educação Pré-Escolar, tirando proveito do lado lúdico da adivinha e do uso que faz do pensamento inferencial. Assim, concebemos e implementamos uma intervenção didática, incluindo cinco sessões, que incidiu sobre a realização de inferências pragmáticas (de objeto, agente, lugar e tempo) a partir de adivinhas apresentadas às crianças e de adivinhas que elas próprias produziram. Recorrendo a uma metodologia de investigação de índole qualitativa, baseada no estudo de caso, recolhemos dados relativos ao desempenho das crianças em atividades envolvendo a exploração de adivinhas e a sua criação. A análise de conteúdo dos dados recolhidos revelou que estas crianças tinham efetivamente desenvolvido a sua competência inferencial, um elemento-chave da compreensão oral e escrita. No entanto, apresentavam algumas dificuldades nas situações que envolviam inferências de agente e tempo
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