Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Duarte Tavares Xavier de Pinho e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/25952
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma formulação de esmalte sintético anticorrosivo, com base em resinas alquídicas. Para tal, foi analisado um produto de mercado já existente, e usado como referência para as formulações a testar. De maneira a garantir que as formulações respeitassem a legislação e a regulamentação ambiental, o sistema de secantes utilizado foi otimizado. Foram ainda estudados conjuntos de combinações de diferentes componentes de uma tinta, tais como ligantes, pigmentos e inibidores de corrosão, para obter esmaltes com propriedades gerais, como por exemplo o brilho, a secagem e a dureza, e propriedades anticorrosivas, com desempenho ao nível da referência. Após cada conjunto de combinações foram efetuados testes de rotina para avaliar quais as melhores formulações, de acordo com as propriedades finais dos produtos. Para comparar as formulações com melhor desempenho com o produto de mercado, foram efetuados testes mais exaustivos de forma a compreender o efeito de cada uma das combinações dos componentes. As características selecionadas para comparações de desempenho foram: resistência ao choque, resistência ao embutimento, resistência química, envelhecimento no escuro (amarelecimento), resistência ao nevoeiro salino e o envelhecimento artificial acelerado. De uma maneira geral, o esmalte formulado com a combinação dos dois ligantes, sem pigmento anticorrosivo e com o sistema otimizado de secagem apresentou melhores resultados ao nível do brilho, razão de contraste e propriedades mecânicas, quando comparados com o produto de mercado. De referir que os resultados dos tempos de secagem do esmalte formulado foram satisfatórios, contudo, o produto de mercado apresentou os melhores resultados. A introdução do pigmento anticorrosivo fosfosilicato de estrôncio e cálcio originou um revestimento com resistência à corrosão superior, assim como o pigmento anticorrosivo ortofosfato de zinco, comparativamente com a referência.
id RCAP_7325d8aa8601a298203131ef580c1b6e
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/25952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivasesmalte sintéticoligantesecagempigmento anticorrosivoaditivo anticorrosivoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia QuímicaO presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma formulação de esmalte sintético anticorrosivo, com base em resinas alquídicas. Para tal, foi analisado um produto de mercado já existente, e usado como referência para as formulações a testar. De maneira a garantir que as formulações respeitassem a legislação e a regulamentação ambiental, o sistema de secantes utilizado foi otimizado. Foram ainda estudados conjuntos de combinações de diferentes componentes de uma tinta, tais como ligantes, pigmentos e inibidores de corrosão, para obter esmaltes com propriedades gerais, como por exemplo o brilho, a secagem e a dureza, e propriedades anticorrosivas, com desempenho ao nível da referência. Após cada conjunto de combinações foram efetuados testes de rotina para avaliar quais as melhores formulações, de acordo com as propriedades finais dos produtos. Para comparar as formulações com melhor desempenho com o produto de mercado, foram efetuados testes mais exaustivos de forma a compreender o efeito de cada uma das combinações dos componentes. As características selecionadas para comparações de desempenho foram: resistência ao choque, resistência ao embutimento, resistência química, envelhecimento no escuro (amarelecimento), resistência ao nevoeiro salino e o envelhecimento artificial acelerado. De uma maneira geral, o esmalte formulado com a combinação dos dois ligantes, sem pigmento anticorrosivo e com o sistema otimizado de secagem apresentou melhores resultados ao nível do brilho, razão de contraste e propriedades mecânicas, quando comparados com o produto de mercado. De referir que os resultados dos tempos de secagem do esmalte formulado foram satisfatórios, contudo, o produto de mercado apresentou os melhores resultados. A introdução do pigmento anticorrosivo fosfosilicato de estrôncio e cálcio originou um revestimento com resistência à corrosão superior, assim como o pigmento anticorrosivo ortofosfato de zinco, comparativamente com a referência.Ralheta, CatarinaEusébio, MárioRUNSilva, Duarte Tavares Xavier de Pinho e2020-09-25T00:30:21Z2017-092017-112017-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/25952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-10T15:41:09ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
title Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
spellingShingle Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
Silva, Duarte Tavares Xavier de Pinho e
esmalte sintético
ligante
secagem
pigmento anticorrosivo
aditivo anticorrosivo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
title_short Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
title_full Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
title_fullStr Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
title_full_unstemmed Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
title_sort Desenvolvimento de formulação de esmalte sintético com propriedades anticorrosivas
author Silva, Duarte Tavares Xavier de Pinho e
author_facet Silva, Duarte Tavares Xavier de Pinho e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ralheta, Catarina
Eusébio, Mário
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Duarte Tavares Xavier de Pinho e
dc.subject.por.fl_str_mv esmalte sintético
ligante
secagem
pigmento anticorrosivo
aditivo anticorrosivo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
topic esmalte sintético
ligante
secagem
pigmento anticorrosivo
aditivo anticorrosivo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Química
description O presente trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de uma formulação de esmalte sintético anticorrosivo, com base em resinas alquídicas. Para tal, foi analisado um produto de mercado já existente, e usado como referência para as formulações a testar. De maneira a garantir que as formulações respeitassem a legislação e a regulamentação ambiental, o sistema de secantes utilizado foi otimizado. Foram ainda estudados conjuntos de combinações de diferentes componentes de uma tinta, tais como ligantes, pigmentos e inibidores de corrosão, para obter esmaltes com propriedades gerais, como por exemplo o brilho, a secagem e a dureza, e propriedades anticorrosivas, com desempenho ao nível da referência. Após cada conjunto de combinações foram efetuados testes de rotina para avaliar quais as melhores formulações, de acordo com as propriedades finais dos produtos. Para comparar as formulações com melhor desempenho com o produto de mercado, foram efetuados testes mais exaustivos de forma a compreender o efeito de cada uma das combinações dos componentes. As características selecionadas para comparações de desempenho foram: resistência ao choque, resistência ao embutimento, resistência química, envelhecimento no escuro (amarelecimento), resistência ao nevoeiro salino e o envelhecimento artificial acelerado. De uma maneira geral, o esmalte formulado com a combinação dos dois ligantes, sem pigmento anticorrosivo e com o sistema otimizado de secagem apresentou melhores resultados ao nível do brilho, razão de contraste e propriedades mecânicas, quando comparados com o produto de mercado. De referir que os resultados dos tempos de secagem do esmalte formulado foram satisfatórios, contudo, o produto de mercado apresentou os melhores resultados. A introdução do pigmento anticorrosivo fosfosilicato de estrôncio e cálcio originou um revestimento com resistência à corrosão superior, assim como o pigmento anticorrosivo ortofosfato de zinco, comparativamente com a referência.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09
2017-11
2017-09-01T00:00:00Z
2020-09-25T00:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/25952
url http://hdl.handle.net/10362/25952
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302952343502848