Employee value proposition para os profissionais da tecnologia da informação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19959 |
Resumo: | O mercado de trabalho muda diariamente, entre outras razoes devido à mudança tecnológica, e com ela a necessidade crescente de profissionais de Tecnologias de Informação. Os estudos já desenvolvidos com este grupo específico e a experiência dos profissionais de Recursos Humanos mostra dificuldades e desafios acrescidos na atração e retenção. Pretende-se identificar o Employee Value Proposition (EVP) como estratégia para a contratação e retenção destes profissionais. Neste estudo, além dessa caracterização, procurou-se verificar diferenças entre profissionais com características demográficas diferentes. Responderam 211 profissionais de países ao inquérito online realizado. O EVP identificado inclui: salário, trabalhar com tecnologias novas (em geral), vários tipos de flexibilidade, em particular trabalhar fora do escritório, progressão de carreira, formação e menos horas extras. Este estudo acrecenta porque se encontraram diferenças quanto ao género e não relativamente à idade, o que é inovador face à literatura. No futuro, seria interessante verificar os resultados obtidos em novos estudos, assim como aprofundar o que estes profissionais valorizam da cultura, assim como se há diferenças culturais entre as empresas de diferentes paises. |
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Employee value proposition para os profissionais da tecnologia da informaçãoTIEVPOrganizaçõesDimensõesProfissionaisCaracterísticasOrganizationsCharacteristicsDimensionsProfessionalsGestãoO mercado de trabalho muda diariamente, entre outras razoes devido à mudança tecnológica, e com ela a necessidade crescente de profissionais de Tecnologias de Informação. Os estudos já desenvolvidos com este grupo específico e a experiência dos profissionais de Recursos Humanos mostra dificuldades e desafios acrescidos na atração e retenção. Pretende-se identificar o Employee Value Proposition (EVP) como estratégia para a contratação e retenção destes profissionais. Neste estudo, além dessa caracterização, procurou-se verificar diferenças entre profissionais com características demográficas diferentes. Responderam 211 profissionais de países ao inquérito online realizado. O EVP identificado inclui: salário, trabalhar com tecnologias novas (em geral), vários tipos de flexibilidade, em particular trabalhar fora do escritório, progressão de carreira, formação e menos horas extras. Este estudo acrecenta porque se encontraram diferenças quanto ao género e não relativamente à idade, o que é inovador face à literatura. No futuro, seria interessante verificar os resultados obtidos em novos estudos, assim como aprofundar o que estes profissionais valorizam da cultura, assim como se há diferenças culturais entre as empresas de diferentes paises.The labor market changes daily, among other reasons due to technological change, and with it the growing need for IT professionals. The studies already developed with this specific group and the experience of Human Resources professionals show increased difficulties and challenges in attraction and retention. We intend to identify the Employee Value Proposition (EVP) as a strategy for hiring and retaining these professionals. In this study, besides this characterization, we tried to verify differences between professionals with different demographic characteristics. A total of 211 country professionals responded to the online survey conducted. The identified EVP includes: salary, working with new technologies (in general), various kinds of flexibility, in particular working outside the office, career progression, training, and less overtime. This study adds because differences were found with respect to gender and not age, which is innovative in relation to the literature. In the future, it would be interesting to verify the results obtained in new studies, as well as to deepen what these professionals value from the culture, as well as if there are cultural differences between companies from different countries.Rodrigues, Ana Cláudia MoreiraMeirinhos, Viviana AndradeRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCosta, Mayra Lucchesi D’Ângelo2022-02-14T09:14:20Z2020-11-232020-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19959TID:202939430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:01.640113Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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