Key performance indicators em alojamento local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pardinha, João Saraiva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/28196
Resumo: O atual ambiente empresarial que se assiste no setor do turismo e, em particular, ao nível do alojamento, é pautado pelo crescente nível de competitividade, associado, tanto à proliferação do número de novos agentes no mercado, como pelas constantes mudanças e níveis de exigência dos novos consumidores turísticos. Várias investigações enunciam o uso de informação e de key performance indicators (KPIs) nos processos de tomada de decisão ao nível organizacional como uma forma eficiente de dar resposta aos desafios colocados pelo crescente ambiente competitivo. Estas evidências são transversais a todos os negócios do subsetor do alojamento, independentemente da sua dimensão ou tipologia. Assim, as unidades de alojamento local (AL), que se caracterizam por serem maioritariamente de pequena e média dimensão, não são exceção; pelo contrário, a forte dinâmica registada por estas unidades no contexto nacional tem evidenciado necessidades de informação específicas. O presente estudo tem como objeto de investigação a avaliação do uso de informação e, especificamente, de KPIs por parte de gestores-proprietários de unidades de AL de pequena e média dimensão. A metodologia adotada para a prossecução dos objetivos de investigação contemplou, numa primeira fase, entrevistas exploratórias com peritos e, numa segunda fase, a disseminação de um questionário online a gestores-proprietários de PMEs em AL. Os resultados desta investigação consubstanciam um relevante contributo para o setor, uma vez que se debruçam sobre uma temática que ainda se encontra pouco explorada. Assim, conclui-se que os gestores de AL em Portugal valorizam o acesso a informação pertinente e a indicadores de apoio à gestão dos seus negócios, bem como, tendencialmente, recorrem a KPIs da relação com o hóspede, de atividade/ operacionais e financeiros.
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