Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância: um contributo para a supervisão pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1120 |
Resumo: | A avaliação é um tema que tem vindo a merecer a atenção de todos. Ser bom professor, implica sem dúvida, ser capaz de avaliar e saber utilizar diferentes e adequados instrumentos de avaliação. Este estudo procura analisar que itens/dimensões e instrumentos de avaliação, são utilizados na Educação Pré-escolar e ver até que ponto eles contemplam as normativas do Ministério da Educação. Constatamos que um número reduzido de Educadoras de Infância conhece e utiliza alguns instrumentos de avaliação. No geral, as actividades e as aprendizagens são as dimensões mais contempladas na avaliação pelas Educadoras de Infância. As fichas/grelhas de observação e os registos gráficos são os intrumentos de avaliação mais utizados. Muitas das dimensões/itens sugeridos pelo Ministério da Educação, estão ausentes nas práticas avaliativas das Educadoras. |
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Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância: um contributo para a supervisão pedagógicaJardim de infanciaEducação pré-escolarAvaliaçãoA avaliação é um tema que tem vindo a merecer a atenção de todos. Ser bom professor, implica sem dúvida, ser capaz de avaliar e saber utilizar diferentes e adequados instrumentos de avaliação. Este estudo procura analisar que itens/dimensões e instrumentos de avaliação, são utilizados na Educação Pré-escolar e ver até que ponto eles contemplam as normativas do Ministério da Educação. Constatamos que um número reduzido de Educadoras de Infância conhece e utiliza alguns instrumentos de avaliação. No geral, as actividades e as aprendizagens são as dimensões mais contempladas na avaliação pelas Educadoras de Infância. As fichas/grelhas de observação e os registos gráficos são os intrumentos de avaliação mais utizados. Muitas das dimensões/itens sugeridos pelo Ministério da Educação, estão ausentes nas práticas avaliativas das Educadoras.The assessment is a topic that has deserved the attention of everyone. Being a good teacher undoubtedly implies being able to assess and to use different and appropriate evaluation tools. This study seeks to analyze what items /dimensions and evaluation tools are used in Pre-school and if they contemplate the guidelines of the Ministry of Education. We found that a small number of Kindergarden teachers know and use evaluation tools. In general, activities and learning are the dimensions in the evaluation that are more often contemplate in the evaluation used by Kindergarden teachers. The observation check list/grids and graphic records are the evaluation tools more often used. Many of the dimensions / items suggested by the Ministry of Education were missing from the evaluation practices Kindergarden teachers analyzed.2011-08-01T14:20:08Z2013-05-20T14:05:14Z2011-07-01T00:00:00Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1120porOliveira, Maria das Doresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:37Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1120Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:38.489663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A avaliação é um tema que tem vindo a merecer a atenção de todos. Ser bom professor, implica sem dúvida, ser capaz de avaliar e saber utilizar diferentes e adequados instrumentos de avaliação. Este estudo procura analisar que itens/dimensões e instrumentos de avaliação, são utilizados na Educação Pré-escolar e ver até que ponto eles contemplam as normativas do Ministério da Educação. Constatamos que um número reduzido de Educadoras de Infância conhece e utiliza alguns instrumentos de avaliação. No geral, as actividades e as aprendizagens são as dimensões mais contempladas na avaliação pelas Educadoras de Infância. As fichas/grelhas de observação e os registos gráficos são os intrumentos de avaliação mais utizados. Muitas das dimensões/itens sugeridos pelo Ministério da Educação, estão ausentes nas práticas avaliativas das Educadoras. |
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