Estudo sobre avaliação em contexto de jardim de infância: um contributo para a supervisão pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Maria das Dores
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1120
Resumo: A avaliação é um tema que tem vindo a merecer a atenção de todos. Ser bom professor, implica sem dúvida, ser capaz de avaliar e saber utilizar diferentes e adequados instrumentos de avaliação. Este estudo procura analisar que itens/dimensões e instrumentos de avaliação, são utilizados na Educação Pré-escolar e ver até que ponto eles contemplam as normativas do Ministério da Educação. Constatamos que um número reduzido de Educadoras de Infância conhece e utiliza alguns instrumentos de avaliação. No geral, as actividades e as aprendizagens são as dimensões mais contempladas na avaliação pelas Educadoras de Infância. As fichas/grelhas de observação e os registos gráficos são os intrumentos de avaliação mais utizados. Muitas das dimensões/itens sugeridos pelo Ministério da Educação, estão ausentes nas práticas avaliativas das Educadoras.
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