O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Balinha, Filipa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Mamede, Ema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52506
Resumo: Este artigo descreve parte de uma investigação que procurou conhecer o sentido espacial de 20 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Procuraram-se respostas a duas questões: 1. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 2. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? Analisam-se aqui o desempenho das crianças e a sua utilização de materiais nas tarefas propostas. Os resultados sugerem que as crianças melhoraram ao nível das noções de espaço, nomeadamente, as que estão espelhadas nos seus desenhos. Constata-se, também, que as crianças conseguiram utilizar algumas noções espaciais, confirmadas na leitura de mapas e maquetas.
id RCAP_741ada26071f771cccaa1d8442cdba6f
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolarThe child’s space – exploring geometry in Pre-School EducationGeometriaEducação Pré-escolarSentido espacialGeometryPre-School EducationSpatial SenseCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo descreve parte de uma investigação que procurou conhecer o sentido espacial de 20 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Procuraram-se respostas a duas questões: 1. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 2. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? Analisam-se aqui o desempenho das crianças e a sua utilização de materiais nas tarefas propostas. Os resultados sugerem que as crianças melhoraram ao nível das noções de espaço, nomeadamente, as que estão espelhadas nos seus desenhos. Constata-se, também, que as crianças conseguiram utilizar algumas noções espaciais, confirmadas na leitura de mapas e maquetas.This article describes part of an investigation that sought to know the spatial sense of 20 children who attended preschool education. Two questions were addressed: 1. How is children’s spatial sense characterized? 2. Does children spatial sense improve with the use of specific activities? The children’s performance and their use of materials solving the tasks are analysed. The results suggest that children improved in the notions of space, namely, those that are mirrored in their drawings. It is also observed that the children were able to use some spatial notions, confirmed in the reading of maps and models.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidad de A CoruñaUniversidade do MinhoBalinha, FilipaMamede, Ema20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52506por2386-741810.17979/reipe.2017.0.01.2546http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.01.2546info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:52.621472Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
The child’s space – exploring geometry in Pre-School Education
title O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
spellingShingle O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
Balinha, Filipa
Geometria
Educação Pré-escolar
Sentido espacial
Geometry
Pre-School Education
Spatial Sense
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
title_full O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
title_fullStr O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
title_full_unstemmed O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
title_sort O espaço da criança – explorar a geometria na Educação Pré-escolar
author Balinha, Filipa
author_facet Balinha, Filipa
Mamede, Ema
author_role author
author2 Mamede, Ema
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Balinha, Filipa
Mamede, Ema
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Educação Pré-escolar
Sentido espacial
Geometry
Pre-School Education
Spatial Sense
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Geometria
Educação Pré-escolar
Sentido espacial
Geometry
Pre-School Education
Spatial Sense
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este artigo descreve parte de uma investigação que procurou conhecer o sentido espacial de 20 crianças que frequentavam a educação pré-escolar. Procuraram-se respostas a duas questões: 1. Como se caracteriza o sentido espacial das crianças? 2. O sentido espacial das crianças melhora com recurso a atividades específicas? Analisam-se aqui o desempenho das crianças e a sua utilização de materiais nas tarefas propostas. Os resultados sugerem que as crianças melhoraram ao nível das noções de espaço, nomeadamente, as que estão espelhadas nos seus desenhos. Constata-se, também, que as crianças conseguiram utilizar algumas noções espaciais, confirmadas na leitura de mapas e maquetas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52506
url http://hdl.handle.net/1822/52506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.01.2546
http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2017.0.01.2546
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de A Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133054392860672