Educação em sexualidade : um contributo para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sebastião, Carla Alexandra Ferreira
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1373
Resumo: O presente estudo teve como finalidade a concepção, implementação e avaliação de um programa de formação, baseado no desenvolvimento de competências para a Educação em Sexualidade no meio escolar, que permitisse aos alunos de cursos de formação inicial de professores experiênciarem percursos de auto e hetero-formação, visando a transformação do conhecimento científico em conhecimento científico-didáctico. Trata-se de um estudo exploratório que se enquadra numa abordagem de natureza qualitativa e que foi desenvolvida em três fases, nas quais estiveram envolvidos 23 futuros professores de uma Instituição Pública de Formação de Professores. Foram objectivos da investigação: I Vase Conhecer a formação pessoal e escolar em sexualidade de alunos que frequentam cursos de formação inicial de professores; 2Vase Contribuir para a formação baseada no desenvolvimento de competências para a Educação em Sexualidade no meio escolar, de alunos que frequentam cursos de formação inicial de professores; 3Vase Reflectir sobre o impacto de um programa de formação, baseado no desenvolvimento de competências para a Educação em Sexualidade no meio escolar, no que respeita a activação de estratégias de auto e hetero-formação. A recolha de dados foi realizada, fundamentalmente, através de questionários e de entrevistas. Para tratar os dados recolhidos recorreu-se a análise de conteúdo e a construção de gráficos e tabelas. As conclusões do estudo evidenciam: falta de formação científica e didáctica dos futuros professores, no âmbito da Sexualidade e da Reprodução Humana; alguns comportamentos de risco assumidos pelos futuros professores, designadamente no que respeita a vulnerabilidade a Infecções ou Doenças Sexualmente Transmissíveis e a ocorrência de uma possível gravidez não desejada; um impacto positivo do Programa de Formação nos sujeitos envolvidos no estudo; uma concordância dos resultados obtidos neste estudo com os de outros investigadores e envolvendo idênticas populações (Teixeira (2000) e Nodim (2001 )). Pelos resultados obtidos e pela relevância que a Sexualidade e a Reprodução Humana têm actualmente na nossa Sociedade, apela-se a que as Instituições de Formação de Professores, as valorizem e incluam nos seus currículos. ABSTRACT: The study undertaken has as its main objective the development, implementation and evaluation of a teacher training programme in Classroom Sexual Education. This programme affords student teachers the opportunity to acquire the necessary knowledge and skills to effectively teach in this area. The study is qualitative in nature and was developed in three phases. The sample consisted of 23 student teachers from a teacher training public institution. The research objectives are as follows: Phase one To ascertain the level of sexual education knowledge the student teachers possess; Phase Two To pass on to student teachers the necessary knowledge and skills to effectively teach in this area. Phase Three To reflect upon the effectiveness of the teacher training sexual education programme and how it may aid the development of self and hetero-learning strategies. The data was gathered primarily through questionnaires and interviews and the results presented by means of graphs and charts. The study concluded the following: An overall lack of scientificldidactic knowledge in Sex Education and Human Reproduction; The admittance of a lack of safe sex practices amongst the student teachers thus making them vulnerable to sexually transmitted diseases (STD's) and unplanned pregnancies; The teacher training classroom sexual education programme had a positive effect on the student teachers involved in the study; The results of this study compared favourably with two other similar studies conducted by Teixeira 2000 and Nodim 2001. Due to the irnportance of Sexual Education and Human Reproduction in today's society this study highly recommends that Classroom Sexual Education be incorporated into teacher training curricula.
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