Relatório de Estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15409 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem. |
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Relatório de EstágioCriançaPrática EducativaSocioconstrutivismoMetodologia de Investigação-açãoMetodologia de Trabalho de ProjetoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem.The following report aims to reflect the initial teacher’s education of the author of this document in the contexts of Pre-school and Primary School Education. This course reflects the development as a professional of education, which conjectures in the reflective, investigative and inquiring posture, through the mobilization of scientific, pedagogical and didactic knowledge, as well as their contributions to the pedagogical practice. The Research-Action Methodology contributed to the development of the reflexive, investigative and inquiring posture, given that it was committed to its transforming vision of action, bringing an approximation to the dynamic and cyclical process of observation, planning, action, reflection and evaluation. This reflective posture resulted from the cooperative pedagogical interactions, essential in this process of professional development, thus allowing to identify and develop meaningful pedagogical practices appropriate to the educational contexts. In this way, the Work-Project Methodology contributed to the development of contextualized and meaningful activities, in which children and students learned from each other, developing attitudes of cooperation and respect for each other. Thus, all the action was inspired by a socioconstructivist paradigm and the child's image as a capable and active being, author of his own knowledge, with competence to have a voice in his teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro2020-01-29T12:08:58Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15409TID:202570452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:49ZPortal AgregadorONG |
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O presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem. |
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