Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15409
Resumo: O presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem.
id RCAP_744f76c1ae89e10a70c95793ee2bf4ab
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Relatório de EstágioCriançaPrática EducativaSocioconstrutivismoMetodologia de Investigação-açãoMetodologia de Trabalho de ProjetoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem.The following report aims to reflect the initial teacher’s education of the author of this document in the contexts of Pre-school and Primary School Education. This course reflects the development as a professional of education, which conjectures in the reflective, investigative and inquiring posture, through the mobilization of scientific, pedagogical and didactic knowledge, as well as their contributions to the pedagogical practice. The Research-Action Methodology contributed to the development of the reflexive, investigative and inquiring posture, given that it was committed to its transforming vision of action, bringing an approximation to the dynamic and cyclical process of observation, planning, action, reflection and evaluation. This reflective posture resulted from the cooperative pedagogical interactions, essential in this process of professional development, thus allowing to identify and develop meaningful pedagogical practices appropriate to the educational contexts. In this way, the Work-Project Methodology contributed to the development of contextualized and meaningful activities, in which children and students learned from each other, developing attitudes of cooperation and respect for each other. Thus, all the action was inspired by a socioconstructivist paradigm and the child's image as a capable and active being, author of his own knowledge, with competence to have a voice in his teaching and learning process.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro2020-01-29T12:08:58Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15409TID:202570452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:49ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro
Criança
Prática Educativa
Socioconstrutivismo
Metodologia de Investigação-ação
Metodologia de Trabalho de Projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro
author_facet Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Patrícia Alexandra Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Prática Educativa
Socioconstrutivismo
Metodologia de Investigação-ação
Metodologia de Trabalho de Projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Criança
Prática Educativa
Socioconstrutivismo
Metodologia de Investigação-ação
Metodologia de Trabalho de Projeto
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio tem como objetivo principal espelhar o percurso de formação inicial docente da autora do documento, nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este percurso reflete o desenvolvimento enquanto profissional de educação, que se conjetura na postura reflexiva, investigativa e indagadora, através da mobilização de saberes científicos, pedagógicos e didáticos, assim como os seus contributos para a prática pedagógica. A metodologia de investigação-ação contribuiu para o desenvolvimento da postura reflexiva, investigativa e indagadora, dado que se assumiu um compromisso com a sua visão transformadora da ação, realizando-se uma aproximação ao processo dinâmico e cíclico de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação. Esta postura reflexiva resultou das interações pedagógicas, de caráter cooperativo, imprescindíveis neste processo de desenvolvimento profissional, permitindo assim identificar e desenvolver práticas pedagógicas significativas e adequadas aos contextos educativos. Neste sentido, a Metodologia de Trabalho de Projeto contribuiu para o desenvolvimento de atividades contextualizadas e significativas, em que as crianças e alunos aprenderam umas com as outras, desenvolvendo atitudes de cooperação e respeito pelo outro. Assim, toda a ação se inspirou num paradigma socioconstrutivista e na imagem da criança como um ser capaz e ativo, autora do seu próprio conhecimento, com competência para ter voz no seu processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-29T12:08:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15409
TID:202570452
url http://hdl.handle.net/10400.22/15409
identifier_str_mv TID:202570452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777302345950953472