Estudo do tratamento dos efluentes no processo de tratamento de superfície e cataforese

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sara Campos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29424
Resumo: A indústria automóvel contribui significativamente para a economia portuguesa. O Centro de Produção de Mangualde do Groupe PSA (Peugeot/Citroen) é dos mais antigos a funcionar em Portugal e um dos maiores exportadores nacionais. Alguns dos modelos das duas marcas são produzidos de raiz em Mangualde e, por isso, esta unidade industrial divide-se nos seguintes sectores de fabricação: ferragem, pintura, montagem, qualidade e logística. Muitos dos compostos químicos utilizados durante o fabrico de um automóvel, além de contribuírem para um produto final de maior qualidade, devem ter um impacto mínimo a nível ambiental. Por esta razão, sempre que se introduz um novo composto químico, deve ser determinado o seu impacto no produto final, mas também o impacto a nível ambiental. O presente trabalho foi realizado no sector da pintura do Centro de Produção de Mangualde e o seu objetivo foi testar a aplicação de um novo desengordurante (BM 5411) ao nível do seu desempenho no processo de tratamento de superfície e cataforese e ao nível do impacto ambiental. Os dados obtidos permitiram comparar o desengordurante 5411 com o produto em uso na empresa (desengordurante BM 5176). As diferenças entre os desengordurantes 5411 e 5176 verificam-se ao nível da composição da base mineral visto que a nova base mineral não possui ácido bórico já que a nova legislação não permitirá o uso deste composto futuramente. Numa primeira fase recolheram-se dados da Estação de Tratamentos de Águas e Resíduos Industriais (ETARI) da empresa durante a utilização do desengordurante BM 5411. Estes dados incluíram pH, CQO, caudal tratado e coagulante. Quando se comparou com o desengordurante BM 5176 verificou-se que não existiram diferenças significativas entre os períodos em que se utilizaram os dois desengordurantes. De seguida, determinou-se a taxa de ataque dos desengordurantes 5411 e 5176 durante o processo de tratamento da chapa galvânica e da chapa de alumínio. Neste caso, verificou-se que a nova base mineral do desengordurante 5411 é menos eficaz na limpeza da chapa. Finalmente estudou-se o efeito da utilização de uma nova base mineral no pH e na alcalinidade livre nas tinas de desengorduramento. Estes dois fatores permitem avaliar, diariamente, a possibilidade da utilização dos banhos ou da necessidade de descarte para a ETARI e substituição por uma nova mistura de desengorduramento. Verificou-se que o pH e de alcalinidade livre nos banhos com o desengordurante 5411 atingiram valores mais elevados no fim do seu tempo de ciclo. Isto significa que a utilização do desengordurante 5411, obriga a uma renovação de banhos ao fim de intervalos de tempo mais curtos o desengordurante 5176.
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O presente trabalho foi realizado no sector da pintura do Centro de Produção de Mangualde e o seu objetivo foi testar a aplicação de um novo desengordurante (BM 5411) ao nível do seu desempenho no processo de tratamento de superfície e cataforese e ao nível do impacto ambiental. Os dados obtidos permitiram comparar o desengordurante 5411 com o produto em uso na empresa (desengordurante BM 5176). As diferenças entre os desengordurantes 5411 e 5176 verificam-se ao nível da composição da base mineral visto que a nova base mineral não possui ácido bórico já que a nova legislação não permitirá o uso deste composto futuramente. Numa primeira fase recolheram-se dados da Estação de Tratamentos de Águas e Resíduos Industriais (ETARI) da empresa durante a utilização do desengordurante BM 5411. Estes dados incluíram pH, CQO, caudal tratado e coagulante. 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Isto significa que a utilização do desengordurante 5411, obriga a uma renovação de banhos ao fim de intervalos de tempo mais curtos o desengordurante 5176.The automotive industry contributes significantly to the Portuguese economy. The Mangualde Production Center of Groupe PSA (Peugeot / Citroen) is one of the oldest operating in Portugal and one of the largest national exporters. Some of the models of the two brands are produced in Mangualde and, therefore, this industrial unit is divided into the following manufacturing sectors: hardware, painting, assembly, quality and logistics. Many of the chemical compounds used during the manufacture of a car, in addition to contributing to a higher quality final product, should have a minimal impact on the environment. For this reason, whenever a new chemical is introduced, its impact on the final product must be determined, but also the impact on the environment. The present work was carried out in the paint sector of the Mangualde Production Center and its objective was to test the application of a new degreaser (BM 5411) to the level of its performance in the surface treatment and cataphoresis process and the environmental impact level. The data obtained allowed to compare the degreaser 5411 with the product in use in the company (degreasing agent BM 5176). The differences between the 5411 and 5176 degreasers were verified at the level of the mineral base, since the new one has no boric acid because the new legislation will not allow the use of this compound in the future. In the first phase, data were collected from the Company's Wastewater Treatment Plant (ETARI) during the use of the BM 5411 degreaser. These data included pH, COD, treated flow and coagulant. When compared to the BM 5176 degreaser it was found that there were no significant differences between the periods in which the two degreasers were used. Next, the rate of etching of the degreasers 5411 and 5176 was determined during the treatment process of the galvanic plate and the aluminum plate. In this case, it has been found that the new mineral base of the degreaser 5411 is less effective in cleaning the sheet. Finally, the effect of the use of a new mineral base on pH and free alkalinity in the degreasing vats was studied. These two factors make it possible to evaluate daily the possibility of the use of the baths or the need for disposal for the ETARI and replacement with a new degreasing mixture. It was found that the pH and free alkalinity in the baths with the degreaser 5411 reached higher values at the end of their cycle time. This means that the use of the degreaser 5411 requires a renewal of baths after shorter intervals of the degreaser 5176.2019-072019-07-01T00:00:00Z2021-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29424porFerreira, Sara Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:56:55Zoai:ria.ua.pt:10773/29424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:46.199774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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