O contributo da leitura na motivação das crianças do 1º ciclo para a escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Sandra Maria Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7112
Resumo: A investigação das últimas décadas tem mostrado que a aquisição da competência leitora e escritora está sobejamente relacionada com hábitos de leitura adquiridos precocemente, bem como com a aquisição do gosto e prazer pela leitura, podendo esta servir de pretexto para a escrita e para o prazer de escrever. No entanto, apesar de em Portugal começar a existir uma evidência emergente de melhoria no desempenho dos alunos em relação à leitura e à escrita, segundo a Avaliação Internacional para o Ministério da Educação (2008), salienta-se que a taxa na melhoria dos resultados dos alunos com classificações mais altas é significativamente reduzida, o que continua a condicionar o percurso académico e profissional de grande parte das crianças portuguesas. Assim, o propósito deste trabalho é investigar as condições pedagógicas e os fatores cognitivos otimizadores da aprendizagem da leitura e da escrita, atribuindo um especial enfoque à caracterização de ambientes favoráveis ao desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita, de forma a aprofundarmos conhecimentos que nos permitam desenvolver melhores práticas/métodos e contribuir para que os nossos futuros alunos dominem estas duas competências básicas fundamentais para poderem melhor aprender, trabalhar e realizar-se. Numa primeira parte, apresenta-se uma revisão geral da literatura relativa ao ensino da leitura e escrita, pondo em foco perspetivas educacionais sobre essa aprendizagem, na qual são contemplados aspetos como: o papel da família na aprendizagem da leitura e escrita; pré- -requisitos para aprender a ler e a escrever; métodos/modelos de aprendizagem da leitura; o ensino da escrita; o problema da ortografia/grafia e a produção textual. Numa segunda parte, apresenta-se um projeto de leitura/escrita desenvolvido aquando da nossa prática pedagógica no 1.º Ciclo com o objetivo de se verificar até que ponto a fomentação da leitura influenciou a motivação das crianças para a escrita, onde concluímos que o constante estímulo da leitura por prazer motiva e influencia o desempenho na escrita. Numa fase posterior, apresenta-se uma descrição de todo o processo realizado no âmbito do estágio pedagógico no 2.º Ciclo. Pelo que observámos ao longo da nossa prática pedagógica, concluímos que vale a pena investir e cultivar o prazer da leitura para formar o desenvolvimento das competências de interpretação e comunicação oral e escrita.
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Assim, o propósito deste trabalho é investigar as condições pedagógicas e os fatores cognitivos otimizadores da aprendizagem da leitura e da escrita, atribuindo um especial enfoque à caracterização de ambientes favoráveis ao desenvolvimento do gosto pela leitura e pela escrita, de forma a aprofundarmos conhecimentos que nos permitam desenvolver melhores práticas/métodos e contribuir para que os nossos futuros alunos dominem estas duas competências básicas fundamentais para poderem melhor aprender, trabalhar e realizar-se. Numa primeira parte, apresenta-se uma revisão geral da literatura relativa ao ensino da leitura e escrita, pondo em foco perspetivas educacionais sobre essa aprendizagem, na qual são contemplados aspetos como: o papel da família na aprendizagem da leitura e escrita; pré- -requisitos para aprender a ler e a escrever; métodos/modelos de aprendizagem da leitura; o ensino da escrita; o problema da ortografia/grafia e a produção textual. Numa segunda parte, apresenta-se um projeto de leitura/escrita desenvolvido aquando da nossa prática pedagógica no 1.º Ciclo com o objetivo de se verificar até que ponto a fomentação da leitura influenciou a motivação das crianças para a escrita, onde concluímos que o constante estímulo da leitura por prazer motiva e influencia o desempenho na escrita. Numa fase posterior, apresenta-se uma descrição de todo o processo realizado no âmbito do estágio pedagógico no 2.º Ciclo. Pelo que observámos ao longo da nossa prática pedagógica, concluímos que vale a pena investir e cultivar o prazer da leitura para formar o desenvolvimento das competências de interpretação e comunicação oral e escrita.In recent decades researches have shown that the acquisition of reading and writing skills, as well as the taste for reading is widely related to reading habits acquired during early ages, so reading may serve as a pretext for writing and also for the pleasure of writing. Although in Portugal is starting to arise emerging evidence on the improvement of student performance related to reading and writing, it must be noted that, according to the Ministry of Education - International Assessment (2008), the rate of improvement on student results with higher grades is significantly reduced. This continues to affect the educational and professional course of the majority of Portuguese children. Thus, this work aims to investigate pedagogical conditions and cognitive factors, which are learning optimizers for Reading and Writing, assigning a special focus to characterization environments which could be favourable for the development of Reading and Writing. This will be extremely important in order to increase knowledge that allow the development of better practices / methods and contribute for a better domain of these two fundamental basic skills, as well as better learning, better work and better achievement of prospective students. In the first part it will be presented a general review of the literature related to teaching Reading and Writing, with a special emphasis on educational perspectives about this specific learning, where it will be included aspects such as the role of family in Reading and Writing learning; Prerequisites for learning to read and write; methods/models of reading learning, writing teaching, spelling/orthography issues and textual production. In the second part it will be presented a reading / writing project developed during our pedagogical practice in 1st Cycle in order to verify to what extent the enhancing of reading influenced the children's motivation for writing. So we concluded that a constant encouragement of enjoyable reading motivates and influences writing performance. At a later stage, it will be presented a description of the whole process undertaken within the teaching practice in 2nd Cycle. From what we observed throughout our teaching practice, we concluded that it is worth to invest and to cultivate the pleasure of reading in order to develop interpretation, oral and written communication skills.2016-12-15T11:26:13Z2016-12-15T00:00:00Z2016-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7112porFonseca, Sandra Maria Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:39:40Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:24.023179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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