A leitura de histórias na Educação Pré-Escolar: um contributo para a promoção da consciência ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Cátia Rafaela Quintas da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/2674
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Neste trabalho, são descritos os dois contextos educativos da PES e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado o breve trabalho de investigação levado a cabo com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, centrado na importância da leitura e exploração de histórias como forma de promover a consciência ambiental. O estudo realizado partiu, então, da seguinte questão: de que modo a leitura de histórias na Educação Pré-Escolar promove competências ao nível da formação leitora emergente, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental? Para responder a esta questão, centramo-nos em três objetivos: 1) Apresentar um conjunto de abordagens que permitiram aliar o prazer da audição de histórias quer à promoção de competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 2) Analisar as abordagens apresentadas, descrevendo de que forma contribuíram para promover quer competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 3) Descrever as reações e as aprendizagens realizadas pelas crianças. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa com design de estudo de caso. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, documentos produzidos pelas próprias crianças e meios audiovisuais. Os resultados demonstram que a intervenção realizada teve efeitos positivos nas crianças, sendo visível uma relação prazerosa com a leitura de histórias e uma preocupação crescente com as questões ambientais.
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