A leitura de histórias na Educação Pré-Escolar: um contributo para a promoção da consciência ambiental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/2674 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Neste trabalho, são descritos os dois contextos educativos da PES e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado o breve trabalho de investigação levado a cabo com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, centrado na importância da leitura e exploração de histórias como forma de promover a consciência ambiental. O estudo realizado partiu, então, da seguinte questão: de que modo a leitura de histórias na Educação Pré-Escolar promove competências ao nível da formação leitora emergente, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental? Para responder a esta questão, centramo-nos em três objetivos: 1) Apresentar um conjunto de abordagens que permitiram aliar o prazer da audição de histórias quer à promoção de competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 2) Analisar as abordagens apresentadas, descrevendo de que forma contribuíram para promover quer competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 3) Descrever as reações e as aprendizagens realizadas pelas crianças. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa com design de estudo de caso. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, documentos produzidos pelas próprias crianças e meios audiovisuais. Os resultados demonstram que a intervenção realizada teve efeitos positivos nas crianças, sendo visível uma relação prazerosa com a leitura de histórias e uma preocupação crescente com as questões ambientais. |
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A leitura de histórias na Educação Pré-Escolar: um contributo para a promoção da consciência ambientalConsciência ambientalEducação para a cidadaniaLiteratura infantilEducação Pré-EscolarEnvironmental awarenessCitizenship educationChildren's literaturePreschool EducationO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Neste trabalho, são descritos os dois contextos educativos da PES e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado o breve trabalho de investigação levado a cabo com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, centrado na importância da leitura e exploração de histórias como forma de promover a consciência ambiental. O estudo realizado partiu, então, da seguinte questão: de que modo a leitura de histórias na Educação Pré-Escolar promove competências ao nível da formação leitora emergente, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental? Para responder a esta questão, centramo-nos em três objetivos: 1) Apresentar um conjunto de abordagens que permitiram aliar o prazer da audição de histórias quer à promoção de competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 2) Analisar as abordagens apresentadas, descrevendo de que forma contribuíram para promover quer competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 3) Descrever as reações e as aprendizagens realizadas pelas crianças. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa com design de estudo de caso. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, documentos produzidos pelas próprias crianças e meios audiovisuais. Os resultados demonstram que a intervenção realizada teve efeitos positivos nas crianças, sendo visível uma relação prazerosa com a leitura de histórias e uma preocupação crescente com as questões ambientais.This report was prepared within the scope of Supervised Teaching Practice (PES), included in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the Escola Superior de Education of the Polytechnic Institute of Viana do Castelo. In this work, there are two PES educational contexts and the corresponding educational intervention pathways. The brief research work carried out with a group of children from Pre-School Education is also presented, focusing on the importance of reading, and exploring stories to promote environmental awareness. The study carried out started, then, with the following question: in what way does reading stories in Pre-School Education promote competence in terms of training an emerging reader, while simultaneously contributing to the development of an environmental awareness? To answer this question, we focus on three objectives: 1) To present a set of approaches that allow the pleasure of listening to stories, both to the promotion of skills in terms of training an emerging reader and to the development of an environmental awareness; 2) Analyze the consequences at the level of training, describing how they contributed to promoting both skills at the level of emerging reader training and the development of an environmental awareness; 3) Describe children's reactions and learning. A qualitative methodology with case study design was used. As data collection methods, we used participant observation, documents produced by the children themselves and audiovisual media. The results demonstrate that the intervention carried out had positive effects on the children, with a visible pleasurable relationship with the reading of stories and a growing concern with environmental issues.2022-03-03T10:00:35Z2022-01-24T00:00:00Z2022-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/2674TID:202950743porAlves, Cátia Rafaela Quintas da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:48Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/2674Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:48.371274Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Neste trabalho, são descritos os dois contextos educativos da PES e os percursos de intervenção educativa correspondentes. É também apresentado o breve trabalho de investigação levado a cabo com um grupo de crianças da Educação Pré-Escolar, centrado na importância da leitura e exploração de histórias como forma de promover a consciência ambiental. O estudo realizado partiu, então, da seguinte questão: de que modo a leitura de histórias na Educação Pré-Escolar promove competências ao nível da formação leitora emergente, contribuindo, simultaneamente, para o desenvolvimento de uma consciência ambiental? Para responder a esta questão, centramo-nos em três objetivos: 1) Apresentar um conjunto de abordagens que permitiram aliar o prazer da audição de histórias quer à promoção de competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 2) Analisar as abordagens apresentadas, descrevendo de que forma contribuíram para promover quer competências ao nível da formação leitora emergente quer ao desenvolvimento de uma consciência ambiental; 3) Descrever as reações e as aprendizagens realizadas pelas crianças. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa com design de estudo de caso. Como métodos de recolha de dados, recorreu-se à observação participante, documentos produzidos pelas próprias crianças e meios audiovisuais. Os resultados demonstram que a intervenção realizada teve efeitos positivos nas crianças, sendo visível uma relação prazerosa com a leitura de histórias e uma preocupação crescente com as questões ambientais. |
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