Uderzo, ou o cinema ao lado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34689 |
Resumo: | O artigo explora as afinidades electivas (e a equivocidade) entre cinema e banda desenhada, definindo e clarificando as respectivas estruturas e procedimentos mediológicos numa exposição ‘em dente de serra’ entre exemplificações e teorizações de um campo ao outro. Demarca-se (contra-intuitivamente) o universo da animação e o par cinema/BD: como factor de afinidade, a semelhança do boneco gráfico (entre BD e animação, mesmo se lenta) é menor do que o primado da imagem do movimento (no par cinema/BD) sobre o movimento da imagem como autotelia (naquele primeiro). Os poderes da Imagem são então medidos contra os poderes do Movimento e os da hipoteca narrativa que predominantemente confisca a essência das artes visuais. Na Imagem como tal, reverberam entre si a imagem da realidade e a realidade da imagem, ao passo que a animação circula na fascinação do seu próprio solipsismo ontológico, é uma imagem hipotecada à sua exclusiva ‘animação’ cinética e anímica. Por fim, abordam-se algumas das dimensões-limite que convertem este campo de estudo e ensaio num paraíso teorético: busca-se o que constitui ou constrói a unidade de obra, em cinema e em BD; como o grafismo de movimento sintoniza com o de personagem e de letragem (num exemplo que celebra Uderzo por ocasião do seu falecimento); e como a BD retoma as soluções encetadas pelo modernismo pictórico de contaminação gráfica da palavra inscrita pela imagem, e interpela a complexa e problemática relação entre pista sonora e pista visual, no cinema. |
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