Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Lia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pombal,Fernanda, Simões,Clara, Araújo,Nuno, Fernandes,Filipe, Freitas,Maria José, Araújo,Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212
Resumo: RESUMO A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.
id RCAP_750cedc21084b271646005f5d5a80bf0
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872023000200212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagemEstudantes de EnfermagemInstituições de Ensino SuperiorCOVID-19RESUMO A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2023-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212Revista Portuguesa de Educação v.36 n.2 2023reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212Sousa,LiaPombal,FernandaSimões,ClaraAraújo,NunoFernandes,FilipeFreitas,Maria JoséAraújo,Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-14T23:00:35Zoai:scielo:S0871-91872023000200212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T04:01:00.174161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
title Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
spellingShingle Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
Sousa,Lia
Estudantes de Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
COVID-19
title_short Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
title_full Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
title_fullStr Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
title_sort Impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de CoVid-19, nos estudantes de enfermagem
author Sousa,Lia
author_facet Sousa,Lia
Pombal,Fernanda
Simões,Clara
Araújo,Nuno
Fernandes,Filipe
Freitas,Maria José
Araújo,Isabel
author_role author
author2 Pombal,Fernanda
Simões,Clara
Araújo,Nuno
Fernandes,Filipe
Freitas,Maria José
Araújo,Isabel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa,Lia
Pombal,Fernanda
Simões,Clara
Araújo,Nuno
Fernandes,Filipe
Freitas,Maria José
Araújo,Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
COVID-19
topic Estudantes de Enfermagem
Instituições de Ensino Superior
COVID-19
description RESUMO A pandemia de Covid-19 impôs alterações ao normal funcionamento do sistema de Ensino Superior Português, sendo necessário implementar estratégias de adaptação pedagógica. Nos cursos da área da saúde, particularmente nos cursos de Licenciatura em Enfermagem, o plano de estudos apresenta expressiva componente de prática clínica, que teve de ser reestruturada. Com este estudo pretendeu-se identificar o impacto das estratégias de adaptação pedagógica, adotadas no contexto da pandemia de Covid-19, nos estudantes de enfermagem, numa escola de saúde privada, do norte de Portugal. Desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, com recurso a uma amostra não probabilística intencional, composta por 62 estudantes de enfermagem. Os resultados demonstram que as principais alterações curriculares identificadas foram as aulas à distância e o cancelamento/interrupção dos ensinos clínicos. As principais dificuldades sentidas foram a “Dificuldade na atenção e na concentração” e a “Adaptação/gestão da nova rotina”. Quanto às principais estratégias de adaptação utilizadas pelos estudantes destacam-se “a otimização de rotinas diárias” e o “aumento/gestão do estudo autónomo”. As emoções e os sentimentos mais vivenciados foram “a ansiedade”, o “stress” e o “desânimo/desmotivação”.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872023000200212
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.36 n.2 2023
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138184038187008