Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Anderson S.
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Renda, Ana I., Correia, Marisol B., António, Nuno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/132463
Resumo: Oliveira, A. S., Renda, A. I., Correia, M. B., & António, N. (2022). Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]. Tourism & Management Studies, 18(1), 29-40. https://doi.org/10.18089/tms.2022.180------This paper is financed by National Funds provided by FCTFoundation for Science and Technology through project UIDB/04470/2020
id RCAP_7513ad82319eb2de481e52183038beeb
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/132463
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]Online reviewsdata miningsentiment analysisTripadvisorhotel managementAvaliações onlinemineração de dadosanálise de sentimentogestão hoteleiraTourism, Leisure and Hospitality ManagementBusiness, Management and Accounting (miscellaneous)Oliveira, A. S., Renda, A. I., Correia, M. B., & António, N. (2022). Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]. Tourism & Management Studies, 18(1), 29-40. https://doi.org/10.18089/tms.2022.180------This paper is financed by National Funds provided by FCTFoundation for Science and Technology through project UIDB/04470/2020This study aims to verify how distinct markets evaluate hotels in the Algarve through the analysis of online reviews, in order to identify if satisfaction and dissatisfaction attributes are similar among some of the main markets of overnight stay tourists in the region. Online reviews of hotels in the Algarve, written in English, French as well as Portuguese and posted on Tripadvisor by British, French and Portuguese residents from January 2019 to December 2019 are analysed. After the analysis of 8,596 online textual reviews, the results demonstrated that not only satisfaction and dissatisfaction rates towards hotel attributes differ according to the language, but also that customers from different countries place dissimilar emphasis on hotel attributes. Besides extending the current research on the use of online reviews, the findings of this study also assist hoteliers to identify improvement opportunities. Although many studies on marketing segmentation through data mining have been conducted, this paper analyses the customer satisfaction of relevant tourist markets and suggests up-to-date practical implications for hoteliers. --------------------------------------------------------------------------------------- Este estudo tem como objetivo verificar como mercados distintos avaliam hotéis no Algarve através da análise de comentários online, a fim de identificar se os atributos de satisfação e insatisfação são semelhantes entre alguns dos principais mercados turísticos da região. São analisadas avaliações online de hotéis no Algarve, escritas em inglês, francês e português e publicadas no Tripadvisor por residentes britânicos, franceses e portugueses de janeiro de 2019 a dezembro de 2019. Após a análise de 8.596 avaliações textuais online, os resultados demonstraram que não apenas as taxas de satisfação e insatisfação em relação aos atributos hoteleiros diferem de acordo com a língua, mas também que clientes de diferentes países colocam ênfase diferente nos atributos do hotel. Além de ampliar a pesquisa atual sobre o uso de revisões online, os resultados deste estudo também auxiliam os hoteleiros a identificar oportunidades de melhoria. Embora muitos estudos sobre segmentação de marketing por meio da mineração de dados tenham sido realizados, este artigo analisa a satisfação dos clientes dos mercados turísticos relevantes e sugere implicações práticas atualizadas para os hoteleirosInformation Management Research Center (MagIC) - NOVA Information Management SchoolNOVA Information Management School (NOVA IMS)RUNOliveira, Anderson S.Renda, Ana I.Correia, Marisol B.António, Nuno2022-02-07T23:23:41Z2022-02-072022-02-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article12application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/132463eng2182-8466PURE: 36645538https://doi.org/10.18089/tms.2022.180103info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:11:04Zoai:run.unl.pt:10362/132463Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:47:27.832056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
title Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
spellingShingle Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
Oliveira, Anderson S.
Online reviews
data mining
sentiment analysis
Tripadvisor
hotel management
Avaliações online
mineração de dados
análise de sentimento
gestão hoteleira
Tourism, Leisure and Hospitality Management
Business, Management and Accounting (miscellaneous)
title_short Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
title_full Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
title_fullStr Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
title_full_unstemmed Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
title_sort Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]
author Oliveira, Anderson S.
author_facet Oliveira, Anderson S.
Renda, Ana I.
Correia, Marisol B.
António, Nuno
author_role author
author2 Renda, Ana I.
Correia, Marisol B.
António, Nuno
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Information Management Research Center (MagIC) - NOVA Information Management School
NOVA Information Management School (NOVA IMS)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Anderson S.
Renda, Ana I.
Correia, Marisol B.
António, Nuno
dc.subject.por.fl_str_mv Online reviews
data mining
sentiment analysis
Tripadvisor
hotel management
Avaliações online
mineração de dados
análise de sentimento
gestão hoteleira
Tourism, Leisure and Hospitality Management
Business, Management and Accounting (miscellaneous)
topic Online reviews
data mining
sentiment analysis
Tripadvisor
hotel management
Avaliações online
mineração de dados
análise de sentimento
gestão hoteleira
Tourism, Leisure and Hospitality Management
Business, Management and Accounting (miscellaneous)
description Oliveira, A. S., Renda, A. I., Correia, M. B., & António, N. (2022). Hotel customer segmentation and sentiment analysis through online reviews: An analysis of selected European markets [Segmentação de clientes hoteleiros e análise de sentimento através de avaliações online: uma análise de mercados europeus selecionados]. Tourism & Management Studies, 18(1), 29-40. https://doi.org/10.18089/tms.2022.180------This paper is financed by National Funds provided by FCTFoundation for Science and Technology through project UIDB/04470/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07T23:23:41Z
2022-02-07
2022-02-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/132463
url http://hdl.handle.net/10362/132463
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-8466
PURE: 36645538
https://doi.org/10.18089/tms.2022.180103
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 12
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138077437853696