Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/84199 |
Resumo: | O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão. |
id |
RCAP_75ca34f213c7ed0730ff1f681942e43b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84199 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digitalNew paths to sociology: technologies in education and digital accountabilityNuevos Caminos Hacia la Sociología: tecnologias en educacíon y accountability digitalSociologiaCapitalismoTecnologias em educaçãoAccountability digitalSociologyCapitalismTechnologies in educationDigital accountabilitySociologíaTecnologías en educaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeO artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão.The article begins exploring the digital sociology and describing some expressions of the current capitalism, in order to situate the emergence of a digital accountability. It is taken into account the reality of some educational systems in relation to the impact of the platforms and the urgency to discuss how their use is being, or can be, related to the problem of accountability. Considering that datafication is not neutral, neither ethically nor politically, it is highlighted the need to guarantee processes for data collection and processing that are viable in terms of transparency, and democratically open to scrutiny, avoiding that important questions in education are left to the action (or decision) of the algorithms and digital platforms as increasingly powerful administration and management tools.El artículo empieza explorando la sociología digital y describiendo algunas expresiones del capitalismo actual, con el fin de situar el surgimiento de la accountability digital. Se tiene en cuenta la realidad de algunos sistemas educativos en relación al impacto de las plataformas y a la urgencia de discutir cómo su uso está, o puede estar, relacionado con el problema de la accountability. Considerando que la datificación no es neutral, ni ética ni políticamente, se enfatiza la necesidad de garantizar procesos de recolección y procesamiento de datos que sean viables en términos de transparencia y escrutinio democrático, evitando que cuestiones importantes en educación sean dejadas a la acción (o decisión) de los algoritmos y las plataformas digitales como herramientas cada vez más poderosas, de administración y gestión.FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(undefined)Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo Janela20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84199porAfonso, A. J. (2021). Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade v. 42, e2500990101-73301678-462610.1590/ES.250099info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:03.642621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital New paths to sociology: technologies in education and digital accountability Nuevos Caminos Hacia la Sociología: tecnologias en educacíon y accountability digital |
title |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital |
spellingShingle |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital Afonso, Almerindo Janela Sociologia Capitalismo Tecnologias em educação Accountability digital Sociology Capitalism Technologies in education Digital accountability Sociología Tecnologías en educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia Educação de qualidade |
title_short |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital |
title_full |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital |
title_fullStr |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital |
title_full_unstemmed |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital |
title_sort |
Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital |
author |
Afonso, Almerindo Janela |
author_facet |
Afonso, Almerindo Janela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Afonso, Almerindo Janela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia Capitalismo Tecnologias em educação Accountability digital Sociology Capitalism Technologies in education Digital accountability Sociología Tecnologías en educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia Educação de qualidade |
topic |
Sociologia Capitalismo Tecnologias em educação Accountability digital Sociology Capitalism Technologies in education Digital accountability Sociología Tecnologías en educación Ciências Sociais::Ciências da Educação Ciências Sociais::Sociologia Educação de qualidade |
description |
O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/84199 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/84199 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Afonso, A. J. (2021). Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade v. 42, e250099 0101-7330 1678-4626 10.1590/ES.250099 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132621750403072 |