Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Almerindo Janela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84199
Resumo: O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão.
id RCAP_75ca34f213c7ed0730ff1f681942e43b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84199
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digitalNew paths to sociology: technologies in education and digital accountabilityNuevos Caminos Hacia la Sociología: tecnologias en educacíon y accountability digitalSociologiaCapitalismoTecnologias em educaçãoAccountability digitalSociologyCapitalismTechnologies in educationDigital accountabilitySociologíaTecnologías en educaciónCiências Sociais::Ciências da EducaçãoCiências Sociais::SociologiaEducação de qualidadeO artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão.The article begins exploring the digital sociology and describing some expressions of the current capitalism, in order to situate the emergence of a digital accountability. It is taken into account the reality of some educational systems in relation to the impact of the platforms and the urgency to discuss how their use is being, or can be, related to the problem of accountability. Considering that datafication is not neutral, neither ethically nor politically, it is highlighted the need to guarantee processes for data collection and processing that are viable in terms of transparency, and democratically open to scrutiny, avoiding that important questions in education are left to the action (or decision) of the algorithms and digital platforms as increasingly powerful administration and management tools.El artículo empieza explorando la sociología digital y describiendo algunas expresiones del capitalismo actual, con el fin de situar el surgimiento de la accountability digital. Se tiene en cuenta la realidad de algunos sistemas educativos en relación al impacto de las plataformas y a la urgencia de discutir cómo su uso está, o puede estar, relacionado con el problema de la accountability. Considerando que la datificación no es neutral, ni ética ni políticamente, se enfatiza la necesidad de garantizar procesos de recolección y procesamiento de datos que sean viables en términos de transparencia y escrutinio democrático, evitando que cuestiones importantes en educación sean dejadas a la acción (o decisión) de los algoritmos y las plataformas digitales como herramientas cada vez más poderosas, de administración y gestión.FCT -Fundação para a Ciência e a Tecnologia(undefined)Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade do MinhoAfonso, Almerindo Janela20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84199porAfonso, A. J. (2021). Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade v. 42, e2500990101-73301678-462610.1590/ES.250099info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84199Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:03.642621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
New paths to sociology: technologies in education and digital accountability
Nuevos Caminos Hacia la Sociología: tecnologias en educacíon y accountability digital
title Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
spellingShingle Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
Afonso, Almerindo Janela
Sociologia
Capitalismo
Tecnologias em educação
Accountability digital
Sociology
Capitalism
Technologies in education
Digital accountability
Sociología
Tecnologías en educación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
title_short Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
title_full Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
title_fullStr Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
title_full_unstemmed Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
title_sort Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital
author Afonso, Almerindo Janela
author_facet Afonso, Almerindo Janela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Almerindo Janela
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Capitalismo
Tecnologias em educação
Accountability digital
Sociology
Capitalism
Technologies in education
Digital accountability
Sociología
Tecnologías en educación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
topic Sociologia
Capitalismo
Tecnologias em educação
Accountability digital
Sociology
Capitalism
Technologies in education
Digital accountability
Sociología
Tecnologías en educación
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Ciências Sociais::Sociologia
Educação de qualidade
description O artigo começa por abordar a sociologia digital e descrever algumas expressões do capitalismo atual, para depois situar a emergência de uma accountability digital. É tida em conta a realidade de alguns sistemas educativos em relação ao impacto das plataformas e à urgência de discutir como o seu uso está a ser, ou pode ser, relacionado com a problemática da accountability. Considerando que a dataficação não é neutra, nem ética nem politicamente, ressalta-se a necessidade de garantir processos de coleta e tratamento de dados que sejam viáveis em termos de transparência e democraticamente escrutináveis, evitando que questões importantes em educação sejam deixadas à ação (ou decisão) dos algoritmos e plataformas digitais como instrumentos, cada vez mais poderosos, de administração e gestão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84199
url https://hdl.handle.net/1822/84199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Afonso, A. J. (2021). Novos caminhos para a sociologia: tecnologias em educação e accountability digital. Educação & Sociedade v. 42, e250099
0101-7330
1678-4626
10.1590/ES.250099
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132621750403072