Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rafael Mendes de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/155574
Resumo: À medida que as novas tecnologias vão surgindo, existe a necessidade de se pensar em novas formas de interagir com elas que permitam acompanhar esta rápida evolução no meio digital. Esta procura por novos modos de interação foca-se nos recursos e nas práticas que já existem no nosso dia-a-dia, nomeadamente no uso do ”smartphone”. Atualmente, o telemóvel, um dispositivo móvel usado para diversas atividades e aplicações, e que a grande maioria das pessoas possui como ferramenta pessoal, já é usado, pensado e desenvolvido para atingir novas formas de interatividade. Esta dissertação centra-se na interação com eventos que estejam a ser transmitidos em direto numa televisão, usando um telemóvel como controlo remoto. Pretende-se usar este dispositivo móvel como promotor de entretenimento, e assim envolver o público de forma mais ativa a partir do conforto das suas casas. Exploram-se as várias características dos smartphones e tira-se partido de certos mecanismos para complementar a participação do utilizador enquanto vê televisão. Usam-se, por exemplo, os sensores (como o giroscópio) para desenvolver novos meios de interação com o conteúdo transmitido, independentemente do tipo de evento. Esta dissertação foi pensada segundo os Princípios de Design introduzidos por DonaldNorman, de forma a melhorar a qualidade de interação e fornecer uma melhor experiência remota aos espetadores. A aplicação criada foi testada com utilizadores. Simulou-se uma situação real em que se assiste a um jogo de futebol transmitido em direto na televisão, a fim de testar a capacidade de obtenção de informação durante o evento e uso do telemóvel para melhoria da atividade. Os utilizadores deram o seu parecer, com sugestões e possíveis correções, sendo necessários alguns ajustes para melhorar a aplicação. No geral, as opiniões e os resultados foram positivos.
id RCAP_7605dabf2a9e7cb341ea67d70960dcac
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/155574
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do UtilizadorDesign de InteraçãoDispositivos MóveisSecond-ScreenSensoresTelevisãoEventos ao VivoDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaÀ medida que as novas tecnologias vão surgindo, existe a necessidade de se pensar em novas formas de interagir com elas que permitam acompanhar esta rápida evolução no meio digital. Esta procura por novos modos de interação foca-se nos recursos e nas práticas que já existem no nosso dia-a-dia, nomeadamente no uso do ”smartphone”. Atualmente, o telemóvel, um dispositivo móvel usado para diversas atividades e aplicações, e que a grande maioria das pessoas possui como ferramenta pessoal, já é usado, pensado e desenvolvido para atingir novas formas de interatividade. Esta dissertação centra-se na interação com eventos que estejam a ser transmitidos em direto numa televisão, usando um telemóvel como controlo remoto. Pretende-se usar este dispositivo móvel como promotor de entretenimento, e assim envolver o público de forma mais ativa a partir do conforto das suas casas. Exploram-se as várias características dos smartphones e tira-se partido de certos mecanismos para complementar a participação do utilizador enquanto vê televisão. Usam-se, por exemplo, os sensores (como o giroscópio) para desenvolver novos meios de interação com o conteúdo transmitido, independentemente do tipo de evento. Esta dissertação foi pensada segundo os Princípios de Design introduzidos por DonaldNorman, de forma a melhorar a qualidade de interação e fornecer uma melhor experiência remota aos espetadores. A aplicação criada foi testada com utilizadores. Simulou-se uma situação real em que se assiste a um jogo de futebol transmitido em direto na televisão, a fim de testar a capacidade de obtenção de informação durante o evento e uso do telemóvel para melhoria da atividade. Os utilizadores deram o seu parecer, com sugestões e possíveis correções, sendo necessários alguns ajustes para melhorar a aplicação. No geral, as opiniões e os resultados foram positivos.As new technologies emerge, there is a need to think about new ways of interacting with them that allow us to follow this rapid evolution, particularly in the digital environment. This search for new ways of interaction focuses on the resources and practices that already exist in our daily lives, namely the use of the ”smartphone”. Nowadays, the mobile phone, a mobile device used for various activities and applications, and that the vast majority of people have as a personal tool, is already used, thought and developed to achieve new forms of interactivity. This dissertation focuses on the interaction with events that are being broadcast live on a television, using a mobile phone as a remote control. We intend to use this mobile device as an entertainment promoter, and thus engage an audience in a more active way from the comfort of their homes. We explore the different features of smartphones and take advantage of certain mechanisms to complement the user’s participation while watching television. We use, for example, sensors (such as the gyroscope) to develop new ways to interact with the broadcasted content, regardless of the type of event. This dissertation was designed according to the Design Principles introduced by Donald Norman, in order to improve the quality of interaction and provide a better remote experience for viewers. The developed application was tested by users. A real situation was simulated in which the user watched a soccer game broadcast live on television, in order to test the ability to obtain information during the event and use the mobile phone to enhance the activity. The users gave their opinion, with suggestions and possible corrections, with some adjustments needed to improve the application. Overall, the feedback and the results were positive.Romão, TeresaCentieiro, PedroRUNAlmeida, Rafael Mendes de2023-07-20T13:52:10Z2023-052023-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155574porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:12Zoai:run.unl.pt:10362/155574Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:08.538411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
title Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
spellingShingle Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
Almeida, Rafael Mendes de
Design de Interação
Dispositivos Móveis
Second-Screen
Sensores
Televisão
Eventos ao Vivo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
title_full Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
title_fullStr Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
title_full_unstemmed Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
title_sort Explorando a Interação Remota com Eventos Transmitidos em Direto para Melhorar a Experiência do Utilizador
author Almeida, Rafael Mendes de
author_facet Almeida, Rafael Mendes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Romão, Teresa
Centieiro, Pedro
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rafael Mendes de
dc.subject.por.fl_str_mv Design de Interação
Dispositivos Móveis
Second-Screen
Sensores
Televisão
Eventos ao Vivo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Design de Interação
Dispositivos Móveis
Second-Screen
Sensores
Televisão
Eventos ao Vivo
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description À medida que as novas tecnologias vão surgindo, existe a necessidade de se pensar em novas formas de interagir com elas que permitam acompanhar esta rápida evolução no meio digital. Esta procura por novos modos de interação foca-se nos recursos e nas práticas que já existem no nosso dia-a-dia, nomeadamente no uso do ”smartphone”. Atualmente, o telemóvel, um dispositivo móvel usado para diversas atividades e aplicações, e que a grande maioria das pessoas possui como ferramenta pessoal, já é usado, pensado e desenvolvido para atingir novas formas de interatividade. Esta dissertação centra-se na interação com eventos que estejam a ser transmitidos em direto numa televisão, usando um telemóvel como controlo remoto. Pretende-se usar este dispositivo móvel como promotor de entretenimento, e assim envolver o público de forma mais ativa a partir do conforto das suas casas. Exploram-se as várias características dos smartphones e tira-se partido de certos mecanismos para complementar a participação do utilizador enquanto vê televisão. Usam-se, por exemplo, os sensores (como o giroscópio) para desenvolver novos meios de interação com o conteúdo transmitido, independentemente do tipo de evento. Esta dissertação foi pensada segundo os Princípios de Design introduzidos por DonaldNorman, de forma a melhorar a qualidade de interação e fornecer uma melhor experiência remota aos espetadores. A aplicação criada foi testada com utilizadores. Simulou-se uma situação real em que se assiste a um jogo de futebol transmitido em direto na televisão, a fim de testar a capacidade de obtenção de informação durante o evento e uso do telemóvel para melhoria da atividade. Os utilizadores deram o seu parecer, com sugestões e possíveis correções, sendo necessários alguns ajustes para melhorar a aplicação. No geral, as opiniões e os resultados foram positivos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-20T13:52:10Z
2023-05
2023-05-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/155574
url http://hdl.handle.net/10362/155574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138147411427328