Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/29527 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_76226c7f2d62f858b0e03d5ab1d118b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/29527 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projetoMultimédiaVídeoTecnologias digitaisTrabalho colaborativoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de estágio centra-se na intervenção realizada na Escola Secundária Padre António Vieira, no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Informática promovido pelo Instituto de Educação Universidade de Lisboa. A intervenção incidiu na disciplina de Aplicações Informáticas B, disciplina opcional do 12º ano, de uma turma do curso científico-humanístico. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório assentou nos seguintes objetivos gerais: promover a autonomia e responsabilidade dos alunos; estimular a pesquisa autónoma; estimular o pensamento crítico e a criatividade. O projeto da disciplina, dividido em várias fases, propôs o desenvolvimento de um produto multimédia, nomeadamente de um vídeo, de forma colaborativa e autónoma. O projeto relativo à presente intervenção pedagógica, incidiu na fase do desenvolvimento do vídeo, tendo como objetivos específicos: i) conceber a um produto multimédia; ii) aplicar de forma adequada os princípios de estrutura e guião; iii) potenciar conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos ao longo do curso. A avaliação foi maioritariamente formativa, através da observação e acompanhamento tanto do desempenho individual dos alunos, assim como dos grupos de trabalho, tendo sido dado continuadamente retorno. A avaliação sumativa considerou a avaliação do processo e a do produto. Propôs-se ainda com este projeto analisar, com cariz investigativo, quais eram as perceções dos alunos face ao projeto desenvolvido no âmbito do PjBL, tendo-se efetuado a avaliação desta dimensão através do uso de um questionário. As tecnologias digitais, permitem explorar o vídeo como elemento multimédia, que utilizado em simultâneo com outros meios audiovisuais, sobrevaloriza as suas capacidades, permitindo alastrar-se a diversas áreas, nomeadamente a educação. As avaliações das aprendizagens dos alunos revelaram que os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem definidos, através deste projeto. Os resultados obtidos através dos questionários indicaram que o uso do PLE resultou com esta turma, tendo ocorrido um aumento positivo da perceção dos alunos face à importância do desenvolvimento de projetos similares.This internship report focuses on the intervention performed in high school Father Antonio Vieira, in the Professional Master internship in Computer Education organized by the Institute of Education University of Lisbon. The intervention focused on the discipline of Computer Applications B, an optional subject of the 12th year, a group of the scientific and humanistic course. In this context, intervention described in this report is based on the following general objectives: to promote the autonomy and responsibility of the students; encourage independent research; stimulate critical thinking and creativity. The overall project of the course divided into several phases, proposed the development of a multimedia product, including a video, collaboratively and independently. The project concerning this educational intervention, focused on the stage of development of the video, with the following objectives: i) to develop a multimedia product; ii) to adequately apply the principles of structure and script; iii) enhance knowledge previously acquired by students throughout the course. The evaluation was mainly training through the observation and monitoring of both the performance of individual students as well as working groups. Continuously feedback was provided to students. Summative assessment considered the evaluation of the process and the product. It was also proposed to analyze this project, which were the perceptions of students over the project developed under the PjBL, this assessment was done through the use of a questionnaire. Digital technologies allow to explore video as a multimedia element, used in conjunction with other audiovisual media, overestimating their abilities, allowing spread to several areas, including education. Evaluations of student learning showed that students achieved the set learning objectives through this project. The results obtained from the questionnaires indicated that the use of PLE providing an increase in students' perception of the importance of the development of similar projects.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Teixeira, Carlos,(Carlos Jorge da Conceição)Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-2017-11-02T11:02:38Z20162017-02-262016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29527TID:201916142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:29.368923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
title |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
spellingShingle |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958- Multimédia Vídeo Tecnologias digitais Trabalho colaborativo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
title_full |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
title_fullStr |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
title_full_unstemmed |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
title_sort |
Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto |
author |
Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958- |
author_facet |
Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981- Teixeira, Carlos,(Carlos Jorge da Conceição) Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimédia Vídeo Tecnologias digitais Trabalho colaborativo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Multimédia Vídeo Tecnologias digitais Trabalho colaborativo Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z 2017-11-02T11:02:38Z 2017-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/29527 TID:201916142 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/29527 |
identifier_str_mv |
TID:201916142 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134376753102848 |