Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/29527
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
id RCAP_76226c7f2d62f858b0e03d5ab1d118b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/29527
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projetoMultimédiaVídeoTecnologias digitaisTrabalho colaborativoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016O presente relatório de estágio centra-se na intervenção realizada na Escola Secundária Padre António Vieira, no âmbito do estágio profissional do Mestrado em Ensino de Informática promovido pelo Instituto de Educação Universidade de Lisboa. A intervenção incidiu na disciplina de Aplicações Informáticas B, disciplina opcional do 12º ano, de uma turma do curso científico-humanístico. Neste contexto, a intervenção descrita no presente relatório assentou nos seguintes objetivos gerais: promover a autonomia e responsabilidade dos alunos; estimular a pesquisa autónoma; estimular o pensamento crítico e a criatividade. O projeto da disciplina, dividido em várias fases, propôs o desenvolvimento de um produto multimédia, nomeadamente de um vídeo, de forma colaborativa e autónoma. O projeto relativo à presente intervenção pedagógica, incidiu na fase do desenvolvimento do vídeo, tendo como objetivos específicos: i) conceber a um produto multimédia; ii) aplicar de forma adequada os princípios de estrutura e guião; iii) potenciar conhecimentos previamente adquiridos pelos alunos ao longo do curso. A avaliação foi maioritariamente formativa, através da observação e acompanhamento tanto do desempenho individual dos alunos, assim como dos grupos de trabalho, tendo sido dado continuadamente retorno. A avaliação sumativa considerou a avaliação do processo e a do produto. Propôs-se ainda com este projeto analisar, com cariz investigativo, quais eram as perceções dos alunos face ao projeto desenvolvido no âmbito do PjBL, tendo-se efetuado a avaliação desta dimensão através do uso de um questionário. As tecnologias digitais, permitem explorar o vídeo como elemento multimédia, que utilizado em simultâneo com outros meios audiovisuais, sobrevaloriza as suas capacidades, permitindo alastrar-se a diversas áreas, nomeadamente a educação. As avaliações das aprendizagens dos alunos revelaram que os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem definidos, através deste projeto. Os resultados obtidos através dos questionários indicaram que o uso do PLE resultou com esta turma, tendo ocorrido um aumento positivo da perceção dos alunos face à importância do desenvolvimento de projetos similares.This internship report focuses on the intervention performed in high school Father Antonio Vieira, in the Professional Master internship in Computer Education organized by the Institute of Education University of Lisbon. The intervention focused on the discipline of Computer Applications B, an optional subject of the 12th year, a group of the scientific and humanistic course. In this context, intervention described in this report is based on the following general objectives: to promote the autonomy and responsibility of the students; encourage independent research; stimulate critical thinking and creativity. The overall project of the course divided into several phases, proposed the development of a multimedia product, including a video, collaboratively and independently. The project concerning this educational intervention, focused on the stage of development of the video, with the following objectives: i) to develop a multimedia product; ii) to adequately apply the principles of structure and script; iii) enhance knowledge previously acquired by students throughout the course. The evaluation was mainly training through the observation and monitoring of both the performance of individual students as well as working groups. Continuously feedback was provided to students. Summative assessment considered the evaluation of the process and the product. It was also proposed to analyze this project, which were the perceptions of students over the project developed under the PjBL, this assessment was done through the use of a questionnaire. Digital technologies allow to explore video as a multimedia element, used in conjunction with other audiovisual media, overestimating their abilities, allowing spread to several areas, including education. Evaluations of student learning showed that students achieved the set learning objectives through this project. The results obtained from the questionnaires indicated that the use of PLE providing an increase in students' perception of the importance of the development of similar projects.Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-Teixeira, Carlos,(Carlos Jorge da Conceição)Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-2017-11-02T11:02:38Z20162017-02-262016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/29527TID:201916142porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:21:51Zoai:repositorio.ul.pt:10451/29527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:29.368923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
spellingShingle Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-
Multimédia
Vídeo
Tecnologias digitais
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_full Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_fullStr Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_full_unstemmed Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
title_sort Aplicações informática B : produto multimédia com recurso a metodologia de aprendizagem baseada em projeto
author Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-
author_facet Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pedro, Neuza Sofia Guerreiro, 1981-
Teixeira, Carlos,(Carlos Jorge da Conceição)
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Sérgio Sidónio Pereira, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Multimédia
Vídeo
Tecnologias digitais
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Multimédia
Vídeo
Tecnologias digitais
Trabalho colaborativo
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-11-02T11:02:38Z
2017-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/29527
TID:201916142
url http://hdl.handle.net/10451/29527
identifier_str_mv TID:201916142
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134376753102848