Impacte do Multi-Sensory Storytelling no estado de alerta em jovens e adultos com multideficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11642 |
Resumo: | A organização de serviços dirigidos a pessoas com incapacidade profunda e/ou multideficiência tem sido alvo de discussão pelo contributo das atividades desenvolvidas nos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) para a qualidade de vida dos indivíduos em situação de incapacidade. O plano de vida dos indivíduos com incapacidade deve contemplar uma diversidade de atividades alternativas, a abertura a novas fontes de estimulação, a criação de novas tarefas e de novos tipos de intervenção. Tendo por base a imperativa necessidade de dar resposta aos jovens adultos com incapacidade intelectual e multideficiência (IIPM), e sabendo que o Estado de Alerta é uma précondição importante na aprendizagem e na criação de oportunidades para o desenvolvimento e fundamental para se desenvolver adequadamente qualquer atividade humana, recorreu-se à metodologia Multi-Sensory Storytelling (MSST), que é apresentada na literatura como uma atividade adaptável e passível de realizar com a população supracitada e promotora do estado de alerta. Neste sentido, este estudo teve por intenção: (i) analisar a relação do estado de alerta do jovem e adulto com IIPM com a apresentação de estímulos associados à leitura de uma história de acordo com o método MSST ao longo das sessões; (ii) analisar essa mesma variação de acordo com a apresentação e tipologia de estímulos e para além disso; (iii) recolher opiniões e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos nas tarefas realizadas a seguir à implementação do MSST. Para o efeito, foi realizada uma intervenção de acordo com a metodologia MSST num grupo com três adultos com IIPM, clientes de CAO de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo sido avaliada a evolução do seu estado de alerta. Além disso foram entrevistados três profissionais para recolher opiniões e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos a seguir à implementação do MSST. A respeito da intervenção, e de acordo com a análise sequencial temporal, observou-se que a variação dos níveis de alerta ao longo da intervenção se revelou positiva, no sentido de um aumento dos níveis otimais de estado de alerta. A escolha dos estímulos revela-se promotora de um aumento do estado de alerta ativo, ou seja, para estímulos ativos foi observável o estado de alerta ativo e “focado no ambiente” e para os estímulos passivos, um estado de alerta passivo e “virado para dentro”. Para além disso, os estímulos olfativos evidenciaram maiores percentagens de estado de alerta ativo e focado no ambiente e para o estado de alerta passivo e “virado para dentro”, verificaram-se valores superiores nos estímulos auditivos. A importância do estado de alerta na população estudada é também um dado importante e verificável pelas entrevistas realizadas, de acordo com os indicadores que os profissionais referiram, que sugerem alterações psicomotoras nos sujeitos estudados. |
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Impacte do Multi-Sensory Storytelling no estado de alerta em jovens e adultos com multideficiênciaCentros de atividades ocupacionaisPessoa com incapacidade intelectual profunda e multideficiênciaEstado de alertaMultisensory storytellingOccupational activities centersPersons with profound intellectual and multiples disabilitiesAlertnessMulti-sensory storytellingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA organização de serviços dirigidos a pessoas com incapacidade profunda e/ou multideficiência tem sido alvo de discussão pelo contributo das atividades desenvolvidas nos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) para a qualidade de vida dos indivíduos em situação de incapacidade. O plano de vida dos indivíduos com incapacidade deve contemplar uma diversidade de atividades alternativas, a abertura a novas fontes de estimulação, a criação de novas tarefas e de novos tipos de intervenção. Tendo por base a imperativa necessidade de dar resposta aos jovens adultos com incapacidade intelectual e multideficiência (IIPM), e sabendo que o Estado de Alerta é uma précondição importante na aprendizagem e na criação de oportunidades para o desenvolvimento e fundamental para se desenvolver adequadamente qualquer atividade humana, recorreu-se à metodologia Multi-Sensory Storytelling (MSST), que é apresentada na literatura como uma atividade adaptável e passível de realizar com a população supracitada e promotora do estado de alerta. Neste sentido, este estudo teve por intenção: (i) analisar a relação do estado de alerta do jovem e adulto com IIPM com a apresentação de estímulos associados à leitura de uma história de acordo com o método MSST ao longo das sessões; (ii) analisar essa mesma variação de acordo com a apresentação e tipologia de estímulos e para além disso; (iii) recolher opiniões e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos nas tarefas realizadas a seguir à implementação do MSST. Para o efeito, foi realizada uma intervenção de acordo com a metodologia MSST num grupo com três adultos com IIPM, clientes de CAO de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo sido avaliada a evolução do seu estado de alerta. Além disso foram entrevistados três profissionais para recolher opiniões e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos a seguir à implementação do MSST. A respeito da intervenção, e de acordo com a análise sequencial temporal, observou-se que a variação dos níveis de alerta ao longo da intervenção se revelou positiva, no sentido de um aumento dos níveis otimais de estado de alerta. A escolha dos estímulos revela-se promotora de um aumento do estado de alerta ativo, ou seja, para estímulos ativos foi observável o estado de alerta ativo e “focado no ambiente” e para os estímulos passivos, um estado de alerta passivo e “virado para dentro”. Para além disso, os estímulos olfativos evidenciaram maiores percentagens de estado de alerta ativo e focado no ambiente e para o estado de alerta passivo e “virado para dentro”, verificaram-se valores superiores nos estímulos auditivos. A importância do estado de alerta na população estudada é também um dado importante e verificável pelas entrevistas realizadas, de acordo com os indicadores que os profissionais referiram, que sugerem alterações psicomotoras nos sujeitos estudados.The organization of the services directed at people with Profound Intellectual and Multiple Disabilities (PIMD) has been the subject of discussion because of the significance and contribution of the activities developed in the Occupational Activities Centers (OAC) to the person’s quality of life. The life plan of individuals with disabilities should include a diversity of alternative activities and new sources of stimulation, creating new tasks and new types of intervention. Based on an imperative need to address young adults’s with PIMD needs, and knowing that alertness is an important pre-condition in learning and creating opportunities for development, fundamental to properly develop any human activity, the Multi-Sensory Storytelling (MSST) methodology was implemented because it is presented in the literature as an adaptable activity that can be performed with the above mentioned population to promote alertness. Therefore, this study aimed to: (i) analyze the relationship of the alertness of the young and adult with PIMD with the presentation of stimuli associated with reading a story according to the MSST throughout the sessions; (ii) to analyze that variation according to the presentation of different types of stimuli and; (iii) collecting recommendations and perceptions about the noted impact in motor and cognitive involvement of the youngsters and adults in tasks after the implementation of MSST. For this purpose, an intervention was carried out according to MSST methodology in a group with three adults with PIMD - CAO clients of a Private Institution of Social Solidarity, who were evaluated about their alertness. In addition, three professionals were interviewed to get opinions and perceptions about the noted impact in motor and cognitive involvement of the youngsters and adults in tasks after the implementation of MSST. Regarding the intervention, and according to a temporal analysis, it was observed that the variation of the alertness levels throughout the intervention was positive, in the sense of an increase of the optimal levels of alertness. The choice of stimuli proves to be a promoter of increased alertness, i.e., active stimuli elicited of alertness and focus on the surroundings, and passive stimuli were associated with a passive, “turned inward” alertness. In addition, olfactory stimuli showed higher percentages of active alertness and focus on the surroundings and for the passive alertness "turned inward", we got higher values in the auditory stimuli. The importance of alertness in the studied population is also an important and verifiable data by the interviews carried out, according to professionals, they suggest the presence of psychomotor changes in the studied subjects.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoSantos, Miguel Augusto Meneses da SilvaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Liliana Sofia de Jesus2018-05-17T10:05:36Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11642TID:201918285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:39Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:58.215744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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