ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jorge Miguel Alves Sá
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/15134
Resumo: Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática (PEI) do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O projecto centra-se na adequação de plataformas e-learning À realidade da FCUL. Deste modo o candidato teve de analisar a realidade da faculdade, as plataformas existentes e as quais satisfazem as necessidades da instituição, e ainda sugerir a eventualidade de aquisição de infra-estruturas para garantir um serviço de qualidade aos mais de três mil utilizadores da plataforma. Um dos objectivos principais do projecto era a implementação de uma solução que gerisse toda a parte de administração de utilizadores, disciplinas e projectos na plataform Moodle de forma automatizada. A solução foi desenvolvida com o intuito de integrar o site de gestão da FCUL, utilizando como linguagens de programação PHP, SQL, HTML, JavaScript e AJAX. A aplicação permite que sejam criadas disciplinas, projectos e utilizadores de forma simples e eficaz. A comunicação com a plataforma Moodle é realizada através de uma API em SOAP para a troca de informação entre o Moodle e o site de gestão.
id RCAP_7679f526b152abac3b5ce6d00ee12fc1
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/15134
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCULe-learningwebservicesFCULMoodleEste documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática (PEI) do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O projecto centra-se na adequação de plataformas e-learning À realidade da FCUL. Deste modo o candidato teve de analisar a realidade da faculdade, as plataformas existentes e as quais satisfazem as necessidades da instituição, e ainda sugerir a eventualidade de aquisição de infra-estruturas para garantir um serviço de qualidade aos mais de três mil utilizadores da plataforma. Um dos objectivos principais do projecto era a implementação de uma solução que gerisse toda a parte de administração de utilizadores, disciplinas e projectos na plataform Moodle de forma automatizada. A solução foi desenvolvida com o intuito de integrar o site de gestão da FCUL, utilizando como linguagens de programação PHP, SQL, HTML, JavaScript e AJAX. A aplicação permite que sejam criadas disciplinas, projectos e utilizadores de forma simples e eficaz. A comunicação com a plataforma Moodle é realizada através de uma API em SOAP para a troca de informação entre o Moodle e o site de gestão.Neto, João PedroRosa, Pedro Miguel Gomes SilvaRepositório da Universidade de LisboaPereira, Jorge Miguel Alves Sá2011-03-14T14:47:19Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/15134porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:01:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/15134Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:36:42.905600Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
title ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
spellingShingle ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
Pereira, Jorge Miguel Alves Sá
e-learning
webservices
FCUL
Moodle
title_short ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
title_full ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
title_fullStr ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
title_full_unstemmed ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
title_sort ADEQUAÇÃO TÉCNICA DE PLATAFORMAS E-LEARNING À REALIDADE DA FCUL
author Pereira, Jorge Miguel Alves Sá
author_facet Pereira, Jorge Miguel Alves Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, João Pedro
Rosa, Pedro Miguel Gomes Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jorge Miguel Alves Sá
dc.subject.por.fl_str_mv e-learning
webservices
FCUL
Moodle
topic e-learning
webservices
FCUL
Moodle
description Este documento descreve o trabalho realizado no âmbito da disciplina de Projecto em Engenharia Informática (PEI) do Mestrado em Engenharia Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). O projecto centra-se na adequação de plataformas e-learning À realidade da FCUL. Deste modo o candidato teve de analisar a realidade da faculdade, as plataformas existentes e as quais satisfazem as necessidades da instituição, e ainda sugerir a eventualidade de aquisição de infra-estruturas para garantir um serviço de qualidade aos mais de três mil utilizadores da plataforma. Um dos objectivos principais do projecto era a implementação de uma solução que gerisse toda a parte de administração de utilizadores, disciplinas e projectos na plataform Moodle de forma automatizada. A solução foi desenvolvida com o intuito de integrar o site de gestão da FCUL, utilizando como linguagens de programação PHP, SQL, HTML, JavaScript e AJAX. A aplicação permite que sejam criadas disciplinas, projectos e utilizadores de forma simples e eficaz. A comunicação com a plataforma Moodle é realizada através de uma API em SOAP para a troca de informação entre o Moodle e o site de gestão.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2011-03-14T14:47:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/15134
url http://hdl.handle.net/10451/15134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134264073125888