Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Fonseca, Maria Gorete
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Fátima Alexandrino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11301
Resumo: As dificuldades manifestadas pelos alunos na escrita têm vindo a ser objeto de pesquisa por inúmeros estudos, pela constatação de que essas dificuldades têm reflexo no sucesso e qualidade das aprendizagens a outras áreas disciplinares. A escrita colaborativa é apontada como uma das estratégias para ajudar os alunos a melhorar e desenvolver a competência da escrita. Neste artigo descrevemos uma atividade que envolveu a escrita colaborativa de notícias utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso pedagógico potenciador de aprendizagens participadas. É um trabalho exploratório descritivo interpretativo. Participaram na atividade 14 professores e 99 alunos a frequentar o 3.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Os resultados indicam que a escrita colaborativa surge associada ao desenvolvimento da competência compositiva, à consciencialização das características do texto escrito, à comunicação e ao sentimento de confiança relativamente à escrita. Adicionalmente verificou-se que o uso das tecnologias contribui para gerar ambientes de aprendizagem da escrita motivadores e significativos, desde que usadas como recurso à aprendizagem e não como suporte ao ensino de conteúdos.
id RCAP_768e683aa1b094aaeda589bc03d727a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11301
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da LourinhãEscrita colaborativa;Competência da escritaAprendizagemRecurso pedagógicoCollaborative writingCompetence in writingLearningPedagogical resourceÉcriture collaborativeCompétence d'écritureApprentissageRessource pédagogiqueEscritura colaborativaCompetencia de escrituraAprendizajeTecnologías de Información y ComunicaciónAs dificuldades manifestadas pelos alunos na escrita têm vindo a ser objeto de pesquisa por inúmeros estudos, pela constatação de que essas dificuldades têm reflexo no sucesso e qualidade das aprendizagens a outras áreas disciplinares. A escrita colaborativa é apontada como uma das estratégias para ajudar os alunos a melhorar e desenvolver a competência da escrita. Neste artigo descrevemos uma atividade que envolveu a escrita colaborativa de notícias utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso pedagógico potenciador de aprendizagens participadas. É um trabalho exploratório descritivo interpretativo. Participaram na atividade 14 professores e 99 alunos a frequentar o 3.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Os resultados indicam que a escrita colaborativa surge associada ao desenvolvimento da competência compositiva, à consciencialização das características do texto escrito, à comunicação e ao sentimento de confiança relativamente à escrita. Adicionalmente verificou-se que o uso das tecnologias contribui para gerar ambientes de aprendizagem da escrita motivadores e significativos, desde que usadas como recurso à aprendizagem e não como suporte ao ensino de conteúdos.Abstract The writing difficulties expressed by the students have been the subject of research by numerous studies with the conclusion that those difficulties have a reflection on the success and quality of learning of other disciplinary areas. Collaborative writing is pointed out as one of the strategies to help students improve and develop writing skills. In this article we describe an activity that involved the collaborative writing of news using Information and Communication Technologies (ICT) as a pedagogical resource that promotes participatory learning’s. It is an exploratory descriptive and interpretive work. 14 teachers and 99 students attending the 3rd year of elementary school at the Lourinhã School Group, participated in the activity. The results indicate that collaborative writing is associated to the development of compositional competence, to the awareness of the characteristics of the written text, to communication and to a sense of trust regarding writing. Additionally it also demonstrate that the use of technologies contributes to creating motivating and meaningful environments for learning how to write, since they are used as a resource for learning and not as a support for content teaching.Resumé Les difficultés manifestées par les étudiants dans l'écriture ont fait l'objet de nombreuses recherches, du fait que ces difficultés ont une incidence sur le succès et la qualité de l'apprentissage dans d'autres disciplines. L’écriture collaborative est considérée comme une des stratégies d'aider les étudiants à s'améliorer et développer la compétence de l'écriture. Dans cet article, nous décrivons une activité impliquant la rédaction collaborative de nouvelles utilisant les technologies de l’information et communication (TIC) en tant que ressource pédagogique favorisant l’apprentissage participatif. C'est un travail exploratoire descriptif et interprétatif. Au total, 14 enseignants et 99 élèves de troisième année de scolarité du groupe scolaire Lourinhã ont participé à l’activité. Les résultats indiquent que l'écriture collaborative est associée au développement de la compétence en composition, à la prise de conscience des caractéristiques du texte écrit, à la communication et la confiance sentant relativement à l'écriture. De plus, il a été vérifié que l’utilisation des technologies contribue à créer des environnements d’apprentissage de l'écriture motivants et significatifs, dans la mesure où elles sont utilisées comme une ressource pour l’apprentissage et non comme un support pour l’enseignement du contenu.Resumen Las dificultades manifestadas por los alumnos en la escritura han venido a ser objeto de investigación por innumerables estudios, por la constatación de que esas dificultades tienen reflejo en el éxito y calidad de las aprendizajes en otras disciplinas. La escritura colaborativa es apuntada como una de las estrategias para ayudar a los alumnos a mejorar y desarrollar la competencia de la escritura. En este artículo describimos una actividad que implica la escritura colaborativa de noticias utilizando las Tecnologías de Información y Comunicación (TIC) como recurso pedagógico potenciador de aprendizajes participados. Es una obra exploratoria descriptiva interpretativa. Participaron en la actividad 14 maestros y 99 alumnos a frecuentar el 3º año de escolaridad de la Agrupación de Escuelas de Lourinhã. Los resultados indican que la escritura colaborativa surge asociada al desarrollo de la competencia compositiva, a la concienciación de las características del texto escrito, a la comunicación y a un sentimiento de confianza relativamente al escribir. Adicionalmente se verificó que el uso de las tecnologías contribuye a generar ambientes de aprendizajes de escritura motivadores y significativos, desde que usados como recurso al aprendizaje y no como soporte a la enseñanza de contenidos.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLRamos Fonseca, Maria GoreteNunes, Fátima Alexandrino2020-03-23T14:20:55Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11301porFonseca, G., Nunes, F. (2019) Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Da Investigação às Práticas, 9(2), 132 - 151. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.1832182-1372http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.183info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:24Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:34.677272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
spellingShingle Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
Ramos Fonseca, Maria Gorete
Escrita colaborativa;
Competência da escrita
Aprendizagem
Recurso pedagógico
Collaborative writing
Competence in writing
Learning
Pedagogical resource
Écriture collaborative
Compétence d'écriture
Apprentissage
Ressource pédagogique
Escritura colaborativa
Competencia de escritura
Aprendizaje
Tecnologías de Información y Comunicación
title_short Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_full Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_fullStr Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_full_unstemmed Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
title_sort Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã
author Ramos Fonseca, Maria Gorete
author_facet Ramos Fonseca, Maria Gorete
Nunes, Fátima Alexandrino
author_role author
author2 Nunes, Fátima Alexandrino
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Fonseca, Maria Gorete
Nunes, Fátima Alexandrino
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita colaborativa;
Competência da escrita
Aprendizagem
Recurso pedagógico
Collaborative writing
Competence in writing
Learning
Pedagogical resource
Écriture collaborative
Compétence d'écriture
Apprentissage
Ressource pédagogique
Escritura colaborativa
Competencia de escritura
Aprendizaje
Tecnologías de Información y Comunicación
topic Escrita colaborativa;
Competência da escrita
Aprendizagem
Recurso pedagógico
Collaborative writing
Competence in writing
Learning
Pedagogical resource
Écriture collaborative
Compétence d'écriture
Apprentissage
Ressource pédagogique
Escritura colaborativa
Competencia de escritura
Aprendizaje
Tecnologías de Información y Comunicación
description As dificuldades manifestadas pelos alunos na escrita têm vindo a ser objeto de pesquisa por inúmeros estudos, pela constatação de que essas dificuldades têm reflexo no sucesso e qualidade das aprendizagens a outras áreas disciplinares. A escrita colaborativa é apontada como uma das estratégias para ajudar os alunos a melhorar e desenvolver a competência da escrita. Neste artigo descrevemos uma atividade que envolveu a escrita colaborativa de notícias utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como recurso pedagógico potenciador de aprendizagens participadas. É um trabalho exploratório descritivo interpretativo. Participaram na atividade 14 professores e 99 alunos a frequentar o 3.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas da Lourinhã. Os resultados indicam que a escrita colaborativa surge associada ao desenvolvimento da competência compositiva, à consciencialização das características do texto escrito, à comunicação e ao sentimento de confiança relativamente à escrita. Adicionalmente verificou-se que o uso das tecnologias contribui para gerar ambientes de aprendizagem da escrita motivadores e significativos, desde que usadas como recurso à aprendizagem e não como suporte ao ensino de conteúdos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-03-23T14:20:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11301
url http://hdl.handle.net/10400.21/11301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonseca, G., Nunes, F. (2019) Escrever em conjunto para aprender a escrever – uma experiência de escrita colaborativa no 1.º ciclo do ensino básico no Agrupamento de Escolas da Lourinhã, Da Investigação às Práticas, 9(2), 132 - 151. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.183
2182-1372
http://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i2.183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463115202560