Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Ana Cristina Fernandes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1880
Resumo: O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), constante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A implementação decorrente desta Unidade Curricular decorreu num Jardim de Infância (JI) do Agrupamento de Escolas da Abelheira pertencente ao município de Viana do Castelo. O relatório encontra-se dividido em três partes que compreendem: a caracterização do contexto educativo onde decorreu a PES II; um estudo desenvolvido nesse contexto em torno das questões de género na educação pré-escolar; e uma reflexão final acerca da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de creche e de educação préescolar. Relativamente ao estudo acima referido a sua emergência esteve relacionada, numa primeira fase, com as práticas de observação, onde foi detetado um problema no grupo de 25 crianças de cinco anos que assentava em críticas entre alguns elementos perante a escolha de brincadeiras e materiais de trabalho, estando essas críticas associadas a questões de género estereotipadas. Sendo que a escola se apresenta como um dos principais agentes de mudança, pelo que deve compreender e preparar meninos e meninas a todos os níveis, nomeadamente no que concerne à igualdade de género, deve também ser o principal indutor da discussão de comportamentos de género estereotipados. Nesse sentido, formularam-se duas questões de investigação que procuraram compreender “como é que as crianças vivem as questões de género?” e “como promover a igualdade de género em crianças de 5 anos?”. Objetivando responder às questões de investigação foram desenvolvidas quatro tarefas que passaram: por analisar a história “O livro dos porquinhos” de Browne (2013) que abordava questões de género e dramatizar essa história permitindo às crianças explicitarem as suas opiniões sobre atitudes e comportamentos; exploração de profissões associadas a um dos géneros; visitar o Navio-hospital Gil Eannes de forma a permitir analisar com as crianças profissões que podem ser mais representativas de um género e escrita do e-mail ao Pai Natal com o pedido do presente para o grupo. Considerando o problema em estudo e as questões a ele associadas, bem como as perspetivas de diversos autores optou-se por adotar uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de desenho estudo de caso de caráter exploratório. Terminadas as implementações das tarefas os resultados do estudo evidenciam que a maioria das crianças não revela atitudes de género estereotipadas, concluindo-se que teve um impacto positivo nas crianças. A terceira parte do relatório contempla uma reflexão sobre todo o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PESI) e PES II.
id RCAP_76f85db22e9b472133386f5b4e1b900c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1880
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarEstereótiposIgualdade de géneroPre-school educationStereotypesGender equalityO relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), constante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A implementação decorrente desta Unidade Curricular decorreu num Jardim de Infância (JI) do Agrupamento de Escolas da Abelheira pertencente ao município de Viana do Castelo. O relatório encontra-se dividido em três partes que compreendem: a caracterização do contexto educativo onde decorreu a PES II; um estudo desenvolvido nesse contexto em torno das questões de género na educação pré-escolar; e uma reflexão final acerca da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de creche e de educação préescolar. Relativamente ao estudo acima referido a sua emergência esteve relacionada, numa primeira fase, com as práticas de observação, onde foi detetado um problema no grupo de 25 crianças de cinco anos que assentava em críticas entre alguns elementos perante a escolha de brincadeiras e materiais de trabalho, estando essas críticas associadas a questões de género estereotipadas. Sendo que a escola se apresenta como um dos principais agentes de mudança, pelo que deve compreender e preparar meninos e meninas a todos os níveis, nomeadamente no que concerne à igualdade de género, deve também ser o principal indutor da discussão de comportamentos de género estereotipados. Nesse sentido, formularam-se duas questões de investigação que procuraram compreender “como é que as crianças vivem as questões de género?” e “como promover a igualdade de género em crianças de 5 anos?”. Objetivando responder às questões de investigação foram desenvolvidas quatro tarefas que passaram: por analisar a história “O livro dos porquinhos” de Browne (2013) que abordava questões de género e dramatizar essa história permitindo às crianças explicitarem as suas opiniões sobre atitudes e comportamentos; exploração de profissões associadas a um dos géneros; visitar o Navio-hospital Gil Eannes de forma a permitir analisar com as crianças profissões que podem ser mais representativas de um género e escrita do e-mail ao Pai Natal com o pedido do presente para o grupo. Considerando o problema em estudo e as questões a ele associadas, bem como as perspetivas de diversos autores optou-se por adotar uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de desenho estudo de caso de caráter exploratório. Terminadas as implementações das tarefas os resultados do estudo evidenciam que a maioria das crianças não revela atitudes de género estereotipadas, concluindo-se que teve um impacto positivo nas crianças. A terceira parte do relatório contempla uma reflexão sobre todo o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PESI) e PES II.The report shows that was developed as part of the course (UC) II Supervised Teaching Practice (PES II), in the Master's study program in Preschool Education of Higher Viana do Castelo Education School. The implementation result of this Course took place in a kindergarten (JI) Abelheira of the Group of Schools in the municipality of Viana do Castelo. The report is divided into three parts which include: the characterization of the educational context in which PES II took place; A study developed in this context around gender issues in pre-school education; And a final reflection on the practice of supervised teaching carried out in the context of day care and pre-school education. With respect to the above mentioned study, its emergence was related, in a first phase, to the observation practices, where a problem was detected in the group of 25 children of five years who was based on criticism among some elements regarding the choice of games and work materials , With criticisms associated with stereotyped gender issues. Given that school presents itself as one of the main agents of change, and should therefore understand and prepare boys and girls at all levels, especially with regard to gender equality, it should also be the main inductor of the discussion of stereotyped gender behaviors . In this sense, two research questions have been formulated that seek to understand "how do children live gender issues?" And "how to promote gender equality in children aged 5 years?". In order to answer the research questions, four tasks were developed: to analyze Browne's "The Book of Piggies" (2013), which addressed gender issues and dramatize this story, allowing children to express their opinions about attitudes and behaviors; exploitation of professions associated with one of the genres; visit the hospital ship Gil Eannes in order to analyze with the professions professions that may be more representative of a gender and writing the email to Santa Claus with request of the present to the group. Considering the problem under study and the issues associated with it, as well as the perspectives of several authors, it was decided to adopt a research methodology of a qualitative nature, drawing an exploratory case study. After the implementation of the tasks, the results of the study show that the majority of the children do not reveal stereotyped gender attitudes, concluding that it had a positive impact on the children. The third part of the report contemplates a reflection on the entire course of the PES.2017-07-05T09:01:33Z2017-05-08T00:00:00Z2017-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1880TID:201711095porBrito, Ana Cristina Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:54Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1880Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:04.094873Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
title Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
spellingShingle Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
Brito, Ana Cristina Fernandes de
Educação pré-escolar
Estereótipos
Igualdade de género
Pre-school education
Stereotypes
Gender equality
title_short Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
title_full Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
title_fullStr Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
title_sort Menino, Menina : As questões de género na Educação Pré-Escolar
author Brito, Ana Cristina Fernandes de
author_facet Brito, Ana Cristina Fernandes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Ana Cristina Fernandes de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Estereótipos
Igualdade de género
Pre-school education
Stereotypes
Gender equality
topic Educação pré-escolar
Estereótipos
Igualdade de género
Pre-school education
Stereotypes
Gender equality
description O relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), constante do plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. A implementação decorrente desta Unidade Curricular decorreu num Jardim de Infância (JI) do Agrupamento de Escolas da Abelheira pertencente ao município de Viana do Castelo. O relatório encontra-se dividido em três partes que compreendem: a caracterização do contexto educativo onde decorreu a PES II; um estudo desenvolvido nesse contexto em torno das questões de género na educação pré-escolar; e uma reflexão final acerca da prática de ensino supervisionada realizada em contexto de creche e de educação préescolar. Relativamente ao estudo acima referido a sua emergência esteve relacionada, numa primeira fase, com as práticas de observação, onde foi detetado um problema no grupo de 25 crianças de cinco anos que assentava em críticas entre alguns elementos perante a escolha de brincadeiras e materiais de trabalho, estando essas críticas associadas a questões de género estereotipadas. Sendo que a escola se apresenta como um dos principais agentes de mudança, pelo que deve compreender e preparar meninos e meninas a todos os níveis, nomeadamente no que concerne à igualdade de género, deve também ser o principal indutor da discussão de comportamentos de género estereotipados. Nesse sentido, formularam-se duas questões de investigação que procuraram compreender “como é que as crianças vivem as questões de género?” e “como promover a igualdade de género em crianças de 5 anos?”. Objetivando responder às questões de investigação foram desenvolvidas quatro tarefas que passaram: por analisar a história “O livro dos porquinhos” de Browne (2013) que abordava questões de género e dramatizar essa história permitindo às crianças explicitarem as suas opiniões sobre atitudes e comportamentos; exploração de profissões associadas a um dos géneros; visitar o Navio-hospital Gil Eannes de forma a permitir analisar com as crianças profissões que podem ser mais representativas de um género e escrita do e-mail ao Pai Natal com o pedido do presente para o grupo. Considerando o problema em estudo e as questões a ele associadas, bem como as perspetivas de diversos autores optou-se por adotar uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, de desenho estudo de caso de caráter exploratório. Terminadas as implementações das tarefas os resultados do estudo evidenciam que a maioria das crianças não revela atitudes de género estereotipadas, concluindo-se que teve um impacto positivo nas crianças. A terceira parte do relatório contempla uma reflexão sobre todo o decorrer da Prática de Ensino Supervisionada I (PESI) e PES II.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-05T09:01:33Z
2017-05-08T00:00:00Z
2017-05-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1880
TID:201711095
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1880
identifier_str_mv TID:201711095
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131526192955392