Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Romão, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.514-521
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo explorar o conceito e as diferentes perspetivas de Responsabilidade Social nas empresas do setor público em Portugal, dada a sua relevância na atividade económica nacional. Propõe-se a realização de um diagnóstico das práticas e da respetiva divulgação nestas empresas, no que se refere a questões ambientais, sociais e de governança. O modelo de avaliação, assente na análise de conteúdo das diversas tipologias de informação apresentada nas páginas web das empresas, pressupõe duas etapas distintas. A primeira etapa, a partir da atribuição de scores, permite avaliar o grau de cumprimento das empresas em matérias de divulgação, bem como o nível de transparência. A segunda etapa, a partir da construção de índices por grupo, irá permitir avaliar a qualidade da informação disponibilizada. Concluiu-se que uma parte significativa das empresas não divulga toda a informação legalmente exigida nos seus sites, o acesso nem sempre é direto e, muitas vezes, encontra-se desatualizada. Algumas empresas do setor público não estão a contribuir para a boa implementação das políticas públicas nem para a disseminação de boas práticas nos domínios económico, social e ambiental, não podendo ser consideradas como um bom exemplo na divulgação destas questões.
id RCAP_77072ba80ef1d683611e87fc2e4bfe7d
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/88
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de bom governo nas empresas do setor público em PortugalGood governance practices in state-owned enterprises in PortugalAnálise de Conteúdo; Divulgação online; Responsabilidade Social das Empresas; Setor Público Empresarial; Transparência.Content Analysis; Corporate Social Responsibility; Online Disclosure; State-owned Enterprises; TransparencyEsta pesquisa tem como objetivo explorar o conceito e as diferentes perspetivas de Responsabilidade Social nas empresas do setor público em Portugal, dada a sua relevância na atividade económica nacional. Propõe-se a realização de um diagnóstico das práticas e da respetiva divulgação nestas empresas, no que se refere a questões ambientais, sociais e de governança. O modelo de avaliação, assente na análise de conteúdo das diversas tipologias de informação apresentada nas páginas web das empresas, pressupõe duas etapas distintas. A primeira etapa, a partir da atribuição de scores, permite avaliar o grau de cumprimento das empresas em matérias de divulgação, bem como o nível de transparência. A segunda etapa, a partir da construção de índices por grupo, irá permitir avaliar a qualidade da informação disponibilizada. Concluiu-se que uma parte significativa das empresas não divulga toda a informação legalmente exigida nos seus sites, o acesso nem sempre é direto e, muitas vezes, encontra-se desatualizada. Algumas empresas do setor público não estão a contribuir para a boa implementação das políticas públicas nem para a disseminação de boas práticas nos domínios económico, social e ambiental, não podendo ser consideradas como um bom exemplo na divulgação destas questões.This research aims to explore the concept and the different perspectives of Social Responsibility in state-owned enterprises in Portugal, given its relevance in national economic activity. A diagnosis of the practices and the respective disclosure in these companies was carried out, with regard to environmental, social and governance issues. The evaluation model, based on content analysis of the different types of information disclosed on the companies' web pages, assumes two distinct stages. For the first stage, the attribution of scores, allow to estimate the degree of compliance of companies in matters of disclosure, as well as the level of transparency. The second stage, based on the construction of indexes by group, will allow evaluating the quality of the information disclosed. It was concluded that a significant part of companies do not disclose all the information legally required on their websites, access is not always direct and, often, is out of date. Some of the public sector companies are not contributing to the good implementation of public policies or to the dissemination of good practices in the economic, social and environmental fields, so for that they cannot be considered as a good example in the dissemination of these issues.Ludomedia2020-07-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.514-521https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.514-521New Trends in Qualitative Research; Vol. 4 (2020): Qualitative Research in Social Sciences: advances and challenges; 514-521New Trends in Qualitative Research; Vol. 4 (2020): Investigación cualitativa en ciencias sociales: avances y desafíos; 514-521New Trends in Qualitative Research; Vol. 4 (2020): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais: avanços e desafios; 514-5212184-777010.36367/ntqr.4.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/88https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/88/83Ferreira, Ana PaulaRomão, Ana Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:11Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/88Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:56.404538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
Good governance practices in state-owned enterprises in Portugal
title Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
spellingShingle Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
Ferreira, Ana Paula
Análise de Conteúdo; Divulgação online; Responsabilidade Social das Empresas; Setor Público Empresarial; Transparência.
Content Analysis; Corporate Social Responsibility; Online Disclosure; State-owned Enterprises; Transparency
title_short Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
title_full Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
title_fullStr Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
title_full_unstemmed Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
title_sort Práticas de bom governo nas empresas do setor público em Portugal
author Ferreira, Ana Paula
author_facet Ferreira, Ana Paula
Romão, Ana Lúcia
author_role author
author2 Romão, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula
Romão, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Análise de Conteúdo; Divulgação online; Responsabilidade Social das Empresas; Setor Público Empresarial; Transparência.
Content Analysis; Corporate Social Responsibility; Online Disclosure; State-owned Enterprises; Transparency
topic Análise de Conteúdo; Divulgação online; Responsabilidade Social das Empresas; Setor Público Empresarial; Transparência.
Content Analysis; Corporate Social Responsibility; Online Disclosure; State-owned Enterprises; Transparency
description Esta pesquisa tem como objetivo explorar o conceito e as diferentes perspetivas de Responsabilidade Social nas empresas do setor público em Portugal, dada a sua relevância na atividade económica nacional. Propõe-se a realização de um diagnóstico das práticas e da respetiva divulgação nestas empresas, no que se refere a questões ambientais, sociais e de governança. O modelo de avaliação, assente na análise de conteúdo das diversas tipologias de informação apresentada nas páginas web das empresas, pressupõe duas etapas distintas. A primeira etapa, a partir da atribuição de scores, permite avaliar o grau de cumprimento das empresas em matérias de divulgação, bem como o nível de transparência. A segunda etapa, a partir da construção de índices por grupo, irá permitir avaliar a qualidade da informação disponibilizada. Concluiu-se que uma parte significativa das empresas não divulga toda a informação legalmente exigida nos seus sites, o acesso nem sempre é direto e, muitas vezes, encontra-se desatualizada. Algumas empresas do setor público não estão a contribuir para a boa implementação das políticas públicas nem para a disseminação de boas práticas nos domínios económico, social e ambiental, não podendo ser consideradas como um bom exemplo na divulgação destas questões.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.514-521
https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.514-521
url https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.514-521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/88
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/88/83
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 4 (2020): Qualitative Research in Social Sciences: advances and challenges; 514-521
New Trends in Qualitative Research; Vol. 4 (2020): Investigación cualitativa en ciencias sociales: avances y desafíos; 514-521
New Trends in Qualitative Research; Vol. 4 (2020): Investigação Qualitativa em Ciências Sociais: avanços e desafios; 514-521
2184-7770
10.36367/ntqr.4.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130346366697472