Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/5570 |
Resumo: | O artigo revisita o processo inovador da Revisão Curricular do Ensino Secundário (1997-2001), faz uma reflexão crítica sobre a mesma e enuncia e discute seis desenvolvimentos relevantes para o futuro daquele nível de ensino. Ao longo do texto o autor faz considerações acerca dos fundamentos, dos princípios e dos métodos utilizados na construção de um currículo nacional, faz reflexões diversas no domínio da política educativa e discute criticamente processos e produtos da "Revisão do Secundário" |
id |
RCAP_770e4c8c02503d6d4dd80335d4ace76d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/5570 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundárioEnsino secundárioRevisão curricularDesenvolvimento curricularPolíticas educativasCursos tecnológicosCursos geraisCursos profissionaisPolíticas públicasCurrículoInovação em educaçãoO artigo revisita o processo inovador da Revisão Curricular do Ensino Secundário (1997-2001), faz uma reflexão crítica sobre a mesma e enuncia e discute seis desenvolvimentos relevantes para o futuro daquele nível de ensino. Ao longo do texto o autor faz considerações acerca dos fundamentos, dos princípios e dos métodos utilizados na construção de um currículo nacional, faz reflexões diversas no domínio da política educativa e discute criticamente processos e produtos da "Revisão do Secundário"Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de ÉvoraRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2012-03-14T12:35:46Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5570porFernandes, D. (2006). Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário. Educação. Temas e Problemas, 2, pp. 129-158.1646-2831info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:07:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5570Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:07:42Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
title |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
spellingShingle |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário Fernandes, Domingos Ensino secundário Revisão curricular Desenvolvimento curricular Políticas educativas Cursos tecnológicos Cursos gerais Cursos profissionais Políticas públicas Currículo Inovação em educação |
title_short |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
title_full |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
title_fullStr |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
title_sort |
Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário |
author |
Fernandes, Domingos |
author_facet |
Fernandes, Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino secundário Revisão curricular Desenvolvimento curricular Políticas educativas Cursos tecnológicos Cursos gerais Cursos profissionais Políticas públicas Currículo Inovação em educação |
topic |
Ensino secundário Revisão curricular Desenvolvimento curricular Políticas educativas Cursos tecnológicos Cursos gerais Cursos profissionais Políticas públicas Currículo Inovação em educação |
description |
O artigo revisita o processo inovador da Revisão Curricular do Ensino Secundário (1997-2001), faz uma reflexão crítica sobre a mesma e enuncia e discute seis desenvolvimentos relevantes para o futuro daquele nível de ensino. Ao longo do texto o autor faz considerações acerca dos fundamentos, dos princípios e dos métodos utilizados na construção de um currículo nacional, faz reflexões diversas no domínio da política educativa e discute criticamente processos e produtos da "Revisão do Secundário" |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2006-01-01T00:00:00Z 2012-03-14T12:35:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/5570 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/5570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, D. (2006). Revisitando a revisão curricular (1997-2001): Um contributo para pensar o futuro do ensino secundário. Educação. Temas e Problemas, 2, pp. 129-158. 1646-2831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548763729756160 |