Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5911 |
Resumo: | Numa passagem da obra “Évolution Créatrice”, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do “élan” vital. Estas referências fazem parte da imagética do autor, mostrando como o seu pensamento sugestiona leituras ímpares. O convite para cruzar a imagem da “vida como infância” com a imagem da “infância como vida” revela-se, assim, sugestivo para repensar o que nos habita como constitutivamente outro: a criança que fomos e a natureza que somos. E será através da imagem –como forma de contacto dinâmico com o real –que poderemos encontrar algumas respostas para a sugestão bergsoniana de se promover nas escolas um conhecimento infantil (“enfantin”). |
id |
RCAP_77419cac71c00f39e11220e38c847b9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5911 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri BergsonHenri BergsonCriançaImagemInfânciaNaturezaChildChildhoodImageNatureNuma passagem da obra “Évolution Créatrice”, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do “élan” vital. Estas referências fazem parte da imagética do autor, mostrando como o seu pensamento sugestiona leituras ímpares. O convite para cruzar a imagem da “vida como infância” com a imagem da “infância como vida” revela-se, assim, sugestivo para repensar o que nos habita como constitutivamente outro: a criança que fomos e a natureza que somos. E será através da imagem –como forma de contacto dinâmico com o real –que poderemos encontrar algumas respostas para a sugestão bergsoniana de se promover nas escolas um conhecimento infantil (“enfantin”).ABSTRACT: In a passage in his “Évolution Créatrice”, Bergson reclaims the image of the child to argue that living nature works through divergent tendencies. Although Bergson’s work doesn’t focus specifically on education, it does contain references that, on the one hand, reclaim the creative and creating nature of childhood, while on the other hand accentuating the childlike nature of “élan vital’s” movements (vital impetus). These references are part of Bergson’s repertoire of imagery and demonstrate how his thought evokes uneven readings. The invitation to cross the image of “life as childhood” with that of “childhood as life” ultimately evokes a rethinking of what inhabits us as constitutively other: the child we were and the nature we are. And it is through the notion of image –as a form of dynamic contact with reality –that we will find some answers for Bergson’s suggestion that schools promote a childlike knowledge (“enfantin”).RESUMEN: En un pasaje sobre la obra “Évolution Créatrice”, Bergson recupera la imagen del niño para afirmar que la naturaleza viva opera a través de tendencias divergentes. A pesar de no haber desarrollado un pensamiento de carácter educacional, se encuentran en la obra bergsoniana referencias que, por un lado, recuperan la dimensión creativa y creadora de la infancia y, por otro, acentúan la forma infantil de los movimientos del “impulso vital”. Estas referencias hacen parte de la imagen del autor, mostrando como su pensamiento sugestiona lecturas impares. O convite para cruzar la imagen de la “vida como infancia” con la imagen de la “infancia como vida” se revela, de esta manera, sugestivo para repensar lo que nos habita como constitutivamente otro: el niño que fuimos y la naturaleza que somos. Y será a través de la imagen – como forma de contacto dinámico con lo real – que podremos encontrar algunas respuestas para la sugestión bergsoniana de promoverse en las escuelas un conocimiento infantil (“enfantin”).Universidade Federal de UberlândiaRepositório da Universidade dos AçoresCosta Carvalho, Magda2021-05-11T16:15:22Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5911porCosta Carvalho, Magda (2021). Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson, em "Educação e Filosofia", 34 (71), p. 565-580. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-568311982-596X (Online)https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56831info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:18Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:28:06.119172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
title |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
spellingShingle |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson Costa Carvalho, Magda Henri Bergson Criança Imagem Infância Natureza Child Childhood Image Nature |
title_short |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
title_full |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
title_fullStr |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
title_full_unstemmed |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
title_sort |
Indecisão plena de promessas : imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson |
author |
Costa Carvalho, Magda |
author_facet |
Costa Carvalho, Magda |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa Carvalho, Magda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Henri Bergson Criança Imagem Infância Natureza Child Childhood Image Nature |
topic |
Henri Bergson Criança Imagem Infância Natureza Child Childhood Image Nature |
description |
Numa passagem da obra “Évolution Créatrice”, Bergson recupera a imagem da criança para afirmar que a natureza viva opera através de tendências divergentes. Apesar de não ter desenvolvido um pensamento de pendor educacional, encontram-se na obra bergsoniana referências que, por um lado, recuperam a dimensão criativa e criadora da infância e, por outro, acentuam a forma infantil dos movimentos do “élan” vital. Estas referências fazem parte da imagética do autor, mostrando como o seu pensamento sugestiona leituras ímpares. O convite para cruzar a imagem da “vida como infância” com a imagem da “infância como vida” revela-se, assim, sugestivo para repensar o que nos habita como constitutivamente outro: a criança que fomos e a natureza que somos. E será através da imagem –como forma de contacto dinâmico com o real –que poderemos encontrar algumas respostas para a sugestão bergsoniana de se promover nas escolas um conhecimento infantil (“enfantin”). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-01-01T00:00:00Z 2021-05-11T16:15:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5911 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5911 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Costa Carvalho, Magda (2021). Indecisão plena de promessas: imagens da vida e da infância na filosofia de Henri Bergson, em "Educação e Filosofia", 34 (71), p. 565-580. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56831 1982-596X (Online) https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v34n71a2020-56831 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130738729156608 |