Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: desenvolver o sentido espacial no contexto da exploração do espaço e do movimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mercês, Patrícia Alexandra Pinto das
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/21273
Resumo: Elaborado no âmbito das unidades curriculares Prática de Ensino Supervisionada, o presente relatório traduz a investigação decorrente nos contextos de Creche e Jardim-de-infância. Esta investigação teve como objetivo fundamental compreender, analisar e refletir sobre a forma como as crianças em idade Pré-Escolar desenvolvem o sentido espacial, partindo do contexto de exploração do espaço e do movimento. Pretendeu-se assim responder às seguintes questões: Como lidam as crianças com a leitura de mapas? Como lidam as crianças com representações em plantas? Quais as principais dificuldades apresentadas pelas crianças no desenvolvimento da orientação espacial? Ao longo da investigação foi elaborada uma intervenção didática, consistindo numa sequência de tarefas significativas tendo em vista o desenvolvimento do sentido espacial das crianças num contexto de exploração do espaço e do movimento, as quais possibilitaram a recolha de dados. A análise dos dados foi realizada com base em fundamentos teóricos e nas questões supracitadas. Esta investigação permitiu constatar que o desenvolvimento do sentido espacial das crianças assume-se como fundamental desde os primeiros anos, partindo do desejo natural que as crianças têm por olhar e interagir com aquilo que as rodeia, destacando-se deste modo o papel do Educador enquanto criador de ambientes estimuladores e de experiencias ricas, dando assim sentido e continuidade a esta curiosidade natural das crianças e proporcionando aprendizagens significativas; Supervised Teaching Practice in Kindergarden: Developing spatial sense in the context of space and movement exploration ABSTRACT: The following report was developed within the scope of the Supervised Teaching Practice curricular units, and it is a result of the research that was carried out in the contexts of Nursery School and Preschool. The main purpose of this research was to understand, analyze and think about the way how preschool children develop their space sense, in the context of space and movement exploration. It was intended to answer the following questions: How do children deal with map reading? How do children deal with representations in plans? What are the main difficulties faced by children in the development of space orientation? Throughout the research, it was developed a didactic approach, consisting in a sequence of significant tasks in order to develop the spatial sense of the children in the context of space and movement exploration, as which enabled data collection. The analysis of the data was made based on theoretical foundations and on the questions mentioned above. This investigation allowed us to conclude that children’s development of their space sense is essential since their first years of age, starting from the natural desire that the children have for looking and interacting with what surround her, thus highlighting the role of the Educator as creator of stimulating environments and rich experiences, giving meaning and continuity a this natural curiosity of children and providing significant learning.
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