Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Basto, Marta
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30
Resumo: Several questions regarding research on nursing care that worry clinical nurses, tutors and researchers are identified. Having in mind the construction of the discipline, questions concerning nursing care are raised. A pathway is proposed, including framework clarification towards the construction of a theoretical matrix, that will justify the identification of areas of research. Research translation into practice is also mentioned.
id RCAP_7774757989f0e4f54dd79df1ed73bd00
oai_identifier_str oai:pensarenfermagem.esel.pt:article/30
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*Discipline of knowledgeconstruction of the disciplineframework of referencetheoretical matrixnursing carecaring researchguidelines for practiceDisciplina do conhecimentoconstrução da disciplinaquadro de referênciamatriz teóricacuidar de enfermageminvestigação do cuidarorientações para a práticaSeveral questions regarding research on nursing care that worry clinical nurses, tutors and researchers are identified. Having in mind the construction of the discipline, questions concerning nursing care are raised. A pathway is proposed, including framework clarification towards the construction of a theoretical matrix, that will justify the identification of areas of research. Research translation into practice is also mentioned.São abordadas questões que inquietam enfermeiros clínicos, docentes e investigadores quanto à investigação do cuidar de enfermagem. Tendo presente a construção da disciplina, são levantadas questões relativas ao cuidar de enfermagem. É proposto um percurso que inclui a clarificação de pressupostos até à construção de uma matriz teórica, a partir da qual é possível justificar áreas a investigar. É ainda abordada a tradução da investigação para a prática.   * Este artigo foi elaborado com base na Comunicação intitulada “Reflexões sobre a investigação do cuidar de enfermagem”, realizada na ESEL a 27 de Novembro de 2009, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia “Ciência Viva”.Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL/ CIDNUR2009-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30Pensar Enfermagem ; Vol. 13 No. 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-18Pensar Enfermagem ; Vol. 13 N.º 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-181647-55260873-890410.56732/pensarenf.v13i2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30/27Lima Basto, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T10:37:48Zoai:pensarenfermagem.esel.pt:article/30Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:07.232264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
title Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
spellingShingle Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
Lima Basto, Marta
Discipline of knowledge
construction of the discipline
framework of reference
theoretical matrix
nursing care
caring research
guidelines for practice
Disciplina do conhecimento
construção da disciplina
quadro de referência
matriz teórica
cuidar de enfermagem
investigação do cuidar
orientações para a prática
title_short Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
title_full Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
title_fullStr Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
title_full_unstemmed Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
title_sort Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
author Lima Basto, Marta
author_facet Lima Basto, Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Basto, Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Discipline of knowledge
construction of the discipline
framework of reference
theoretical matrix
nursing care
caring research
guidelines for practice
Disciplina do conhecimento
construção da disciplina
quadro de referência
matriz teórica
cuidar de enfermagem
investigação do cuidar
orientações para a prática
topic Discipline of knowledge
construction of the discipline
framework of reference
theoretical matrix
nursing care
caring research
guidelines for practice
Disciplina do conhecimento
construção da disciplina
quadro de referência
matriz teórica
cuidar de enfermagem
investigação do cuidar
orientações para a prática
description Several questions regarding research on nursing care that worry clinical nurses, tutors and researchers are identified. Having in mind the construction of the discipline, questions concerning nursing care are raised. A pathway is proposed, including framework clarification towards the construction of a theoretical matrix, that will justify the identification of areas of research. Research translation into practice is also mentioned.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30
https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30
url https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30
https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30/27
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL/ CIDNUR
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL/ CIDNUR
dc.source.none.fl_str_mv Pensar Enfermagem ; Vol. 13 No. 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-18
Pensar Enfermagem ; Vol. 13 N.º 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-18
1647-5526
0873-8904
10.56732/pensarenf.v13i2
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133579873091584