Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30 |
Resumo: | Several questions regarding research on nursing care that worry clinical nurses, tutors and researchers are identified. Having in mind the construction of the discipline, questions concerning nursing care are raised. A pathway is proposed, including framework clarification towards the construction of a theoretical matrix, that will justify the identification of areas of research. Research translation into practice is also mentioned. |
id |
RCAP_7774757989f0e4f54dd79df1ed73bd00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pensarenfermagem.esel.pt:article/30 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso*Discipline of knowledgeconstruction of the disciplineframework of referencetheoretical matrixnursing carecaring researchguidelines for practiceDisciplina do conhecimentoconstrução da disciplinaquadro de referênciamatriz teóricacuidar de enfermageminvestigação do cuidarorientações para a práticaSeveral questions regarding research on nursing care that worry clinical nurses, tutors and researchers are identified. Having in mind the construction of the discipline, questions concerning nursing care are raised. A pathway is proposed, including framework clarification towards the construction of a theoretical matrix, that will justify the identification of areas of research. Research translation into practice is also mentioned.São abordadas questões que inquietam enfermeiros clínicos, docentes e investigadores quanto à investigação do cuidar de enfermagem. Tendo presente a construção da disciplina, são levantadas questões relativas ao cuidar de enfermagem. É proposto um percurso que inclui a clarificação de pressupostos até à construção de uma matriz teórica, a partir da qual é possível justificar áreas a investigar. É ainda abordada a tradução da investigação para a prática. * Este artigo foi elaborado com base na Comunicação intitulada “Reflexões sobre a investigação do cuidar de enfermagem”, realizada na ESEL a 27 de Novembro de 2009, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia “Ciência Viva”.Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL/ CIDNUR2009-12-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30Pensar Enfermagem ; Vol. 13 No. 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-18Pensar Enfermagem ; Vol. 13 N.º 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-181647-55260873-890410.56732/pensarenf.v13i2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30/27Lima Basto, Martainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-26T10:37:48Zoai:pensarenfermagem.esel.pt:article/30Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:07.232264Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
title |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
spellingShingle |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* Lima Basto, Marta Discipline of knowledge construction of the discipline framework of reference theoretical matrix nursing care caring research guidelines for practice Disciplina do conhecimento construção da disciplina quadro de referência matriz teórica cuidar de enfermagem investigação do cuidar orientações para a prática |
title_short |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
title_full |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
title_fullStr |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
title_full_unstemmed |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
title_sort |
Investigação sobre o cuidar de enfermagem e a construção da disciplina: proposta de um percurso* |
author |
Lima Basto, Marta |
author_facet |
Lima Basto, Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Basto, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discipline of knowledge construction of the discipline framework of reference theoretical matrix nursing care caring research guidelines for practice Disciplina do conhecimento construção da disciplina quadro de referência matriz teórica cuidar de enfermagem investigação do cuidar orientações para a prática |
topic |
Discipline of knowledge construction of the discipline framework of reference theoretical matrix nursing care caring research guidelines for practice Disciplina do conhecimento construção da disciplina quadro de referência matriz teórica cuidar de enfermagem investigação do cuidar orientações para a prática |
description |
Several questions regarding research on nursing care that worry clinical nurses, tutors and researchers are identified. Having in mind the construction of the discipline, questions concerning nursing care are raised. A pathway is proposed, including framework clarification towards the construction of a theoretical matrix, that will justify the identification of areas of research. Research translation into practice is also mentioned. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30 https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30 |
url |
https://doi.org/10.56732/pensarenf.v13i2.30 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30 https://pensarenfermagem.esel.pt/index.php/esel/article/view/30/27 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL/ CIDNUR |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Enfermagem de Lisboa - ESEL/ CIDNUR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pensar Enfermagem ; Vol. 13 No. 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-18 Pensar Enfermagem ; Vol. 13 N.º 2 (2009): Revista Científica Pensar Enfermagem; 11-18 1647-5526 0873-8904 10.56732/pensarenf.v13i2 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133579873091584 |